Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Viagens > Segmentar o mercado turístico

Segmentar o mercado turístico

Categoria: Viagens
Segmentar o mercado turístico

Quando estamos pensando em trabalhar no setor de turismo é muito importante opções para se trabalhar e montar um negócio. Por isso, será preciso definir qual o tipo de público você irá investir. E não apenas isso, em qual tipo de turismo é o melhor para você trabalhar!

Vamos definir o que é segmentar o mercado para que fique mais claro. Para Chais (2007, p.80), a segmentação nada mais é do que “agrupar os indivíduos em grupos similares por seus hábitos, de tal modo que exijam um tratamento operacional diferente e diferenciado”.

Para Petrocchi (1998, p. 242), a segmentação “compreende a divisão do mercado, composto por turistas potenciais, em subgrupos homogêneos [...]”.

Seguimos agora com o detalhamento do que é segmentar o mercado turístico. Para isso, é preciso compreender o que são as bases da segmentação, que são colocadas por Vaz (2002, p.81) da seguinte maneira:

* Segmentação psicográfica – analisa a personalidade do consumidor, através de suas crenças, atitudes, estilo de vida, etc;

* Segmentação comportamental – diz respeito aos hábitos, costumes, época em que o turista viaja, escolha das acomodações, meios de transporte, entre outros;

* Segmentação demográfica – subdividida em três grupos:
1) Pessoal: diz respeito à identificação do cidadão, investigando características físicas e genéticas;

2) Sociocultural: reúne dados sobre a procedência, experiência de vida, relações com a sociedade, etc;

3) Socioeconômica: agrupa pessoas segundo a ocupação profissional, geradora de renda e proveniente de suas atividades econômicas.

A segmentação turística define os tipos de turismo existentes no mercado, que são classificadas de várias maneiras, como por exemplo: turismo ecológico, ecoturismo, agroturismo, turismo religioso, cultural, rural, de eventos, esportivo, de negócios, de compras, de terceira idade, aventura, de saúde, etc.

Um aspecto relevante na segmentação é a classificação segundo Plog (apud LOHMANN; PANOSSO NETO, 2008, p. 258), que identificou cinco tipos psicográficos de turistas, caracterizados da seguinte forma:

1 – Alocêntricos – aqueles que querem descobrir novos destinos, tendo o espírito de aventura;
2 – Quase alocêntricos – procuram desafios e muitos optam pelo ecoturismo;
3 – Meio cêntricos – procuram se descontrair e relaxar nas viagens, sobretudo por meio de entretenimento;

4 – Quase psicocêntricos – são os que experimentam um novo destino apenas após ele ter sido bastante visitado;
5 – Psicocêntricos – turistas de massa que procura segurança, que busca lugares já consagrados.


Adriana Santos

Título: Segmentar o mercado turístico

Autor: Adriana Santos (todos os textos)

Visitas: 0

20 

Comentários - Segmentar o mercado turístico

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Ler próximo texto...

Tema: Segurança
Raio Mata Três Pessoas No Brasil\"Rua
No dia 07 de novembro de 2014, três pessoas acabaram morrendo em decorrência de raios após as vítimas serem socorridas, mesmo depois de bastante tempo tentando reanimá-las.

Os três homens deram entrada no hospital com parada cardiorrespiratória e com muitas queimaduras. Esse incidente aconteceu na zona leste de São Paulo, as vitimas trabalhavam com ferro velho.

O Brasil é o país onde os raios estão mais presentes no mundo. São mais de 50 milhões de raios por ano. Esses raios atingem mais pessoas na zona rural, porém nas áreas urbanas ocorrem também só que com menos frequência.

Há pessoas que falam que raios não ocorrem duas vezes no mesmo lugar, mas isso é improvável, eles ocorrem sim! Tanto que nos últimos séculos, as tempestades aumentaram 90% por causa do aquecimento do planeta devido ao asfalto, que é uma das formas de poluição.

Alguns cuidados, nesses momentos, são importantes como: não ficar em área aberta, não usar o telefone e se vir uma tempestade, então permaneça no carro.

Os raios ocorrem no Brasil porque é um país tropical e de muito calor, por isso está em primeiro lugar em queda de raios. Nesse mesmo ano de 2014, um rapaz morreu usando o computador. Ele recebeu a eletricidade no momento em que o raio caiu na antena.

O estado de São Paulo lidera em quedas de raios. Um raio dura em média 1 segundo, e a queda de raios acontece por uma descarga elétrica que produz nuvens de chuva. Os relâmpagos ocorrem entre as nuvens e os raios pelo solo.

Algumas regiões tem tendência de cair mais raios, a descarga é visível a olho nu e é um fenômeno que produz um clarão. As mortes mais frequente são nas áreas urbanas, por isso não é seguro se proteger em baixo de árvores.

Pesquisar mais textos:

Gislene Santos Sousa

Título:Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Autor:Gislene Santos Sousa(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios