Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > O que é a rubéola

O que é a rubéola

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Comentários: 16
O que é a rubéola

A rubéola também é conhecida como sarampo alemão, é causado por um vírus RNA (família toga vírus). É uma doença benigna e de elevada prevalência, onde cerca de 70-80% dos adultos já são imunes sendo que 25% dos casos são assintomáticos. Quando sintomática, a rubéola causa tipicamente febre, linfadenopatia e “rash” maculopapular. As epidemias de rubéola ocorremm ciclos de 6 a 10 anos. No inverno e na primavera, envolvendo crianças em idade escolar até 9 anos, crianças mais velhas e adolescentes após vacinação.

Estudos sorológicos recentes indicam que de 10 a 20% dos jovens são suscetíveis a rubéola. O contágio ocorre com grade facilidade por via respiratória, por inalação de gotículas contaminadas pela orofaringe. O período de incubação varia de 2 a 3 semanas, com uma media de 18 dias e a faze de contágio situasse entre uma semana antes e uma semana após o rash cutâneo ( exantema).

A rubéola pode se apresentar sobre duas modalidades, a forma congênita ou pré-natal e a forma adquirida ou após natal. Aspeto clinico em crianças a uma linfadenopatia generalizada com predominância nas regiões serviçal posterior, suboccipital e a auricular posterior. Surge o rash, de intensidade variável começado pela testa e face, espalhando-se de cima para baixo, para o tronco e extremidades, desaparecendo em 3 dias. Em indivíduos mais velhos pode haver febre, mal estar e dores de cabeça.

As lesões fetais mais freqüentes provocadas pelos vírus da rubéola são: doenças cardíacas congênita, catarata, coriorretinite, microcefalia, retardo mental, surdez, hepato-esplenomegalia, púrpura e trombocitopênica, retardo no crescimento intrauterino, pneumonia intersticial e miocardite. Não existindo um sintoma patognomônico da rubéola, o diagnostico diferencial como outras infeções similares somente é realizado, com segurança, através de exames laboratoriais.

A rubéola congênita é a transmissão ao feto se dar principalmente por ocasiões de infeções maternas. A passagem transplacentária do vírus ocorre durante a viremia materna e estudos epidemiológicos mostram que esta transmissão é altamente provável quando a infeção se dá no primeiro trimestre de gestação, sendo de suma gravidade a ação teratogênica neste período. A incidência de má formação varia de acordo com o momento da infeção materna: 40 e 60% de risco nos primeiros 2 meses de gestação (aborto espontâneo ou defeitos congênitos múltiplos), 30 a 35% no terceiro mês (surdez ou doença coronária congênita), caindo para 10% no quarto mês. A partir do quinto mês de gravidez, o risco de leão fetal e praticamente nulo. O recém-nascido infetado vai se transformar em reservatório do vírus, propagando a doença aos seus contatos, já que sua eliminação pode se dar até 18 ou 24 meses de idade.

O quadro clinico da rubéola congênita é visto como uma doença crônica e progressiva, freqüentemente silenciosa na sua evolução sendo que os casos assintomáticos são inúmeros muito maior do que os sintomáticos, mas nem por isso causa menos prejuízo a criança.


Waldiney Melo

Título: O que é a rubéola

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 0

772 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 16 )    recentes

  • Erika

    31-03-2014 às 18:59:31

    por que a rubéola ocorre mais no inverno e primavera

    ¬ Responder
  • gisele soares

    24-08-2012 às 14:59:27

    eu tou gravida de 6 meses e so agora descopriram q talves eu teja com rubeola meu nenen corre risco? eu dessesperada me ajuda

    ¬ Responder
  • luanny

    21-08-2012 às 23:28:28

    gostei de saber tudo sobre a rubela eu estava precisando saber porque eu vou faser um trabalho sobre a rubela

    ¬ Responder
  • Ana Paula Santosalisson

    16-06-2012 às 16:43:19

    ai como eu to bandida amei o teu texto..
    ]eu sou gay vamos fazer ....

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãorafaela

    24-10-2011 às 18:11:32

    @kelly
    q deus t ajude

    ¬ Responder
  • thiffanythiffany

    06-09-2011 às 19:34:44

    muito bom esse texto

    ¬ Responder
  • carlacarla

    14-04-2011 às 13:32:46

    o texto não mostra grande dificuldade,é de grande importancia para as gestantes. E sem duvida que tira algumas duvidas.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãolayana

    14-04-2011 às 12:16:46

    super enteressante fiquei sabendo de coisas, que nunca ouvi falar
    parabéns
    waldiney melo.

    ¬ Responder
  • marilene rodriguesmarilene rodrigues

    02-04-2011 às 15:08:45

    parabéns adorei seu texto esta otimo,muito bem explicado.
    vc me ajudou bastante.bjs

    ¬ Responder
  • marlimarli

    10-03-2012 às 16:50:35

    meeu filho saiu com algumas manchas na pele hj de maanha , e esses dias ele tava com febre , quando eu levei no medico ele disse que poderia ser os dentes , essas manchas pode ser rubeola ?

    ¬ Responder
  • biabia

    27-03-2011 às 02:13:30

    realmente seu texto esta parecendo um tcc, vc teria que usar um vocabulario mais facil. não que esteje ruim mas esta muito dificil

    ¬ Responder
  • annaanna

    15-02-2011 às 16:54:01

    que resposta grande deveriam fazer um resumo bem resumido

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãopriscila

    06-01-2011 às 22:06:22

    muito bom seu testo.estou me formando em enfermagem.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDerp Do PORTUGUES

    30-03-2012 às 23:47:28

    Desculpe,mas texto se escreve com x.

    ¬ Responder
  • kellykelly

    03-12-2010 às 19:43:34

    meu filho esta a mais de uma semana com o pele
    enpolada ja levei em varios medicos e nada
    por favor alguem q souberem o q é me ajudem se for rubeola é perigoso

    ¬ Responder
  • paolinhapaolinha

    18-05-2010 às 21:18:15

    eu não entende nada dessa resposta bota uma coisa mais expecifica

    ¬ Responder

Comentários - O que é a rubéola

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios