Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > O Impactante Século XXI

O Impactante Século XXI

Categoria: Outros
Visitas: 8
O Impactante Século XXI

Estamos na metade da segunda década do século XXI. Não se completou nem um quarto do terceiro milênio e a humanidade já vivenciou experiências marcantes.

Experiências que ficarão na memória e farão parte da nossa. Situações e fatos que tiveram efeitos sociais, culturais, políticos e econômicos.

Logo no início do século, mais precisamente no ano de 2001 os meios de comunicação e os recursos tecnológicos levaram ao mundo cenas marcantes do atentado contra o World Trade Center, marcado eternamente como o “11 de setembro”.

A consequência deste ato é o discurso que justifica o início das guerras no Iraque e no Afeganistão, lideradas pelos países anglo-saxões.

Enquanto a guerra se desenrola no Oriente Médio, os recursos tecnológicos registram e transmitem ao mundo as cenas de duas catástrofes naturais com consequências históricas; em dezembro de 2004, o Tsunami do Oceano Índico, que mata 230.000 pessoas e afeta 14 países diferentes; e em 2010 o terremoto do Haiti, deixando um saldo de 250 mil feridos, 1,5 milhão de habitantes desabrigados e mais de 200 mil mortos.

As duas juntas são consideradas as catástrofes naturais mais mortíferas de toda a história da humanidade. E ambas ocorreram na primeira década do presente século!

Em 2008, enquanto os jogos olímpicos aconteciam na China, a Rússia, com todo seu poderio bélico, assola, numa guerra de cinco dias, a pequena Geórgia. Uma guerra rápida, mas devastadora que deixa cerca de 200 mil pessoas desabrigadas. Os jogos olímpicos ocupavam espaço nas principais mídias televisas e pouco se falava sobre o massacre na Geórgia.

Somente os meios de comunicação independentes – principalmente as mídias alternativas que usam os recursos da internet - apresentavam cenas e imagens da brutal realidade daquela guerra.

No final da primeira década deste século o mundo presencia ações políticas jamais vistas até então; a força do povo derruba diversos governos totalitaristas no oriente médio e norte da África. Governos com mais de 30 anos de domínio, sucumbem diante de protestos e manifestações populares que expressam a potência da multidão. Uma ação de baixo para cima, do povo até os líderes do governo e que se fortalece através das mídias sociais e da internet. Momento que ficou conhecido como Primavera Árabe.

Um século que recém iniciou. Passaram-se apenas 14 anos do início do século XXI até o presente momento. Até aqui foram 14 anos repletos de intensas transformações, situações alarmantes, inéditas, com desastres naturais jamais vistos, guerras, conflitos, mudanças sociais... tudo isso tão recente e tão impactante.

Se tantos fatos e acontecimentos se deram em pouco mais de uma década, o que esperar dos próximos anos? Se as mudanças, fatos e situações forem tão impactantes e marcantes o que presenciaremos no desenrolar deste século?


Francisco Coelho

Título: O Impactante Século XXI

Autor: Francisco Coelho (todos os textos)

Visitas: 8

356 

Comentários - O Impactante Século XXI

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios