Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > As amantes dos Reis D. Fernando, D. João I e D. Duarte.

As amantes dos Reis D. Fernando, D. João I e D. Duarte.

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 2
Comentários: 1
As amantes dos Reis D. Fernando, D. João I e D. Duarte.

D. Fernando, filho de D. Pedro I, teve uma amante e tornou-a rainha. Estamos a falar de D. Leonor Teles, filha de Martim Afonso Telo e de D. Aldonça de Vasconcelos. Veio para Portugal após a morte do seu pai com os seus irmãos, João Afonso Teles, Gonçalo Teles e Maria Teles. Quando conheceu D. Fernando era casada com D. João Lourenço da Cunha. Conheceram-se quando esta veio à corte ver a sua irmã D. Maria Teles, dama de D. Beatriz. D. João da Cunha fugiu para Castela, e D. Leonor casou com D. Fernando. O que revoltou o Reino não foi o monarca tê-la como amante, como aconteceu no início, mas fazê-la Rainha de Portugal. Também D. Leonor Teles teve o seu amante, D. João Fernandes Andeiro, mais conhecido como Conde Andeiro.

Teve outros casos antes de D. Leonor Teles, pois sabe-se que teve uma filha em 1364. Mais intrigante foi a suposta relação de D. Fernando com a sua meia-irmã, D. Beatriz, filha de D. Pedro I e sua amante, D. Inês de Castro. D. Fernando desejou desposar esta meia-irmã, mas uma dispensa papal era impossível num caso de consanguinidade tão forte.

D. João I, sucessor de D. Fernando, teve uma relação com Inês Pires, filha de Maria Anes e Pero Esteves, apelidado o Barbadão. Conta a lenda que Pero Esteves, desgostoso da relação da sua filha com o monarca, nunca mais cortou a barba. Diz-se que se conheceram numa cerimónia religiosa e acabou quando D. João I casou com D. Filipa de Lencastre. Desta relação resultaram dois rebentos: D. Afonso e D. Beatriz. Estes estavam sempre na corte. D. João I tem outra lenda associada a ele: a lenda da Sala das Pegas. Segundo esta, quando o monarca foi apanhado pela rainha a beijar uma dama, ele respondeu que o fizera por bem.

D. Duarte foi um monarca que despertou nos historiadores algumas dúvidas. Pensa-se que poderá tido um filho bastardo, mas é uma afirmação muito duvidosa. O bastardo que se pensa chamava-se D. João Manuel, filho de D. Joana Manuel. O certo é que muito provavelmente, D. Duarte não herdou a fogosidade do pai.

Daniela Vicente

Título: As amantes dos Reis D. Fernando, D. João I e D. Duarte.

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 2

682 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • claudia isabel teixeira freitas

    15-05-2015 às 11:54:34

    ja dei isso em historia

    ¬ Responder

Comentários - As amantes dos Reis D. Fernando, D. João I e D. Duarte.

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Segurança
Raio Mata Três Pessoas No Brasil\"Rua
No dia 07 de novembro de 2014, três pessoas acabaram morrendo em decorrência de raios após as vítimas serem socorridas, mesmo depois de bastante tempo tentando reanimá-las.

Os três homens deram entrada no hospital com parada cardiorrespiratória e com muitas queimaduras. Esse incidente aconteceu na zona leste de São Paulo, as vitimas trabalhavam com ferro velho.

O Brasil é o país onde os raios estão mais presentes no mundo. São mais de 50 milhões de raios por ano. Esses raios atingem mais pessoas na zona rural, porém nas áreas urbanas ocorrem também só que com menos frequência.

Há pessoas que falam que raios não ocorrem duas vezes no mesmo lugar, mas isso é improvável, eles ocorrem sim! Tanto que nos últimos séculos, as tempestades aumentaram 90% por causa do aquecimento do planeta devido ao asfalto, que é uma das formas de poluição.

Alguns cuidados, nesses momentos, são importantes como: não ficar em área aberta, não usar o telefone e se vir uma tempestade, então permaneça no carro.

Os raios ocorrem no Brasil porque é um país tropical e de muito calor, por isso está em primeiro lugar em queda de raios. Nesse mesmo ano de 2014, um rapaz morreu usando o computador. Ele recebeu a eletricidade no momento em que o raio caiu na antena.

O estado de São Paulo lidera em quedas de raios. Um raio dura em média 1 segundo, e a queda de raios acontece por uma descarga elétrica que produz nuvens de chuva. Os relâmpagos ocorrem entre as nuvens e os raios pelo solo.

Algumas regiões tem tendência de cair mais raios, a descarga é visível a olho nu e é um fenômeno que produz um clarão. As mortes mais frequente são nas áreas urbanas, por isso não é seguro se proteger em baixo de árvores.

Pesquisar mais textos:

Gislene Santos Sousa

Título:Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Autor:Gislene Santos Sousa(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios