Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > A arte rupestre

A arte rupestre

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 56
Comentários: 2
A arte rupestre

Os primeiros desenhos feitos pelo homem, segundo os relatos de testemunhos,datam dos nossos antepassados do Paleolítico, ou idade da pedra. Com efeito a idade da pedra diz respeito ao peróiodo da Pré-História,em que se vivia apenas da caça e da pesca.

Mas, na verdade os caçadores e recoletores já conheciam a arte, que se comprova ser graciosa e com belas pinturas e gravuras nas paredes dos tetos das grutas e cavernas. A beleza destas representações é de fato admirável e ainda hoje existem vestígios delas.

Na Europa existem muitos testemunhos de arte parietal em vários países, sendo os mais numerosos na Península Ibérca e na França. Em Portugal, os seus bvestígios podem ainda encontrar-se nas gravuras do vale do Coa, a mais importante do mundo, deste género, e nas pinturas da gruta do escoural, em Montemor-o-Novo.

Considera-se que o primeiro conjunto de pinturas rupestres, de alguma extensão foi descoberto na caverna de Altamira, em Espanha, em 1979. A beleza dos desenhos antigos sucitou dúvidas sobre a possibilidade de terem sido feitas pelo homem do paleolítico.

Mas, na verdade, segundo estudos realizados depois, chegou-se à conclusão de que as pinturas já tinham sido feitas há 15 ou 12 mil anos. Quem conhece a caverna de Altamira, sabe que ela é relativamente pequena, com cerca de 270 metros de largura.

Tem uma enorme sala de pintura no teto, apelidade de " a capela Sistina da Pré-História", por associar com a beleza das pinturas existentes na capela do vaticano, em Roma. Além desta sala tem uma zona conhecida como vestíbulo e os desenhos retratam animais de grande porte como o bisonte, o javali e cervos.

As cores são de uma vivacidade de cores muito belas, onde se destaca o vermelho, o amarelo, o preto e o dourado. As cores conferem uma sensação de movimento e volume, bastante real, tanto para os animais como para outras cenas que eles retratavam.

É evidente que estes homens do paleolítico, retratavam nas suas pinturas, cenas da vida diária, de caça, pesca, frutos e ainda a sua religiosidade. Esta era ccomo se sabe, politeísta, por adorarem as em especial as forças da natureza, como pedras etc.

O interesse desta arte desde sempre sucitou grande admiração a tem atraído centenas de milhares de visitantes, desde a sua descoberta. Estas duaas grutas de vestígios de arte não são ínicas, no entanto são as que mais gente atrai.

Como o interior das grutas não tinha luz os artistas recorriam ao uso de luz artificial, com lamparinas ou archotes, para as fazerem.


Teresa Maria Batista Gil

Título: A arte rupestre

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 56

811 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    31-08-2014 às 17:21:20

    Muito interessante essa arte rupestre, bem legal!

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    17-09-2012 às 14:50:10

    A arte rupestre é originária da Pré-História e retrata a vida do dia-a-dia dos hominídeos.Estes homens pintavam cenas de caça e de pesca, frutos e animais de grande porte, rena e cavalo.Como não tinham tintas e pincel pintavam com a mão e com o sangue dos animais que caçavam.

    ¬ Responder

Comentários - A arte rupestre

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O que é uma Open House?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Imóveis Venda
O que é uma Open House?\"Rua
Este é um tema que vem pôr muito a lindo o trabalho de alguns mediadores imobiliários e do seu trabalho.

Quando temos um imóvel para vender, muitos são os métodos a utilizar e os meios que nos levam até eles para termos o nosso objetivo cumprido – A venda da Casa.
Quando entregamos o nosso imóvel para que uma mediadora o comercialize, alguns aspetos têm de ser tidos em conta, como a legalidade da empresa e quem será a pessoa responsável pela divulgação da sua casa, mas a ansia de vermos o negócio concretizado é tanta, que muitas vezes nos escapa a forma como fazem a referida divulgação e publicidade do imóvel.

Entre anúncios na internet e as conhecidas folhas nas montras dos estabelecimentos autorizados, muitas mediadoras optam por fazer uma ação que está agora muito em voga que é uma Open House. Mas afinal, o que é isto de nome estrangeiro que tanto se vê pelas ruas e em folhetos de anúncio?

Ora bem, a designação em Português é muito simples – Casa Aberta. E na realidade, uma Open House é isso mesmo. Abrir uma Casa para que todos a possam ver. NO entanto, requerem-se alguns aspetos que as mediadoras normalmente preveem, mas que é fundamental que o proprietário do imóvel também tenha consciência e conhecimento.

Por norma as imobiliárias só fazem este tipo de intervenção e ação em imóveis que têm como exclusivo, isto é, quando é uma só determinada mediadora, a autorizada a poder comercializar o imóvel.

Em segundo lugar, este tipo de ação de destaque requer à mediadora custos com tempo, recursos humanos e financeiros.
A mediadora começa por marcar um dia próprio que por norma é datado para um feriado ou fim de semana. Faz então publicidade local através de folhetos e flyres anunciando a Open House, o dia e a hora, tal como o local. Muito provavelmente serão tiradas fotografias ao seu imóvel.

Através de redes sociais também poderão ser divulgadas as ações.
No dia da Open House, o local será indicado com publicidade da sua casa e da imobiliária e começarão a aparecer visitas ao imóvel.

Sugiro que não tenha mobiliário e muito menos valores em casa. O ideal será o imóvel estar desocupado de todos e quaisquer bens, por uma questão de segurança, mas também porque as áreas parecerão maiores e isso com toda a certeza ajuda à venda.

A imobiliária será responsável pela limpeza e trato do imóvel, pelo que se ocorrerem danos, serão eles os responsáveis.
Neste tipo de ações, é normal que a concorrência das imobiliárias apareça e faça parcerias que para si só trará vantagens.

Uma Open House pode não ser uma ação de destaque em Portugal, mas por exemplo nos Estados Unidos, é o normal e mais agradável. Os clientes não se sentem pressionados como numa visita normal e os negócios concretizam-se com muito mais rapidez e naturalidade.

Pesquisar mais textos:

Carla Horta

Título:O que é uma Open House?

Autor:Carla Horta(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios