Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Civilizações Pré-Colombianas

Civilizações Pré-Colombianas

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 22
Comentários: 3
Civilizações Pré-Colombianas

Os Maias, os Astecas e os Incas existentes no continente americano eram populações indígenas, que já no século XVI possuiam alto grau de civilização e desenvolvimento.

Os Maias
Foram povos cuja civilização se desenvolveu na América Central na região da península do Iucatã. Sua economia se fez na agricultura, essencialmente no plantio do milho. Construiram templos monumentais, centros religiosos e observatórios de astronomia. Tinham uma classe de sacerdotes que se dedicavam a rituais religiosos, danças e jogos. Usavam instrumentos rudimentares, não tinham conhecimento do uso da roda e do arado. Para essa civilização a religiosidade e a arte estavam acima de outros conhecimentos, por isso não chegaram a construir cidades. Usavam de uma escrita hieroglífica para documentação histórica. O calendáario desenvolvido pelos Maias era dotado de grande perfeição.

Os Astecas
A civilização asteca desenvolveu-se onde hoje existe o México. A economia dessa civilização guerreira era baseada na agricultura e no comércio. Dedicavam-se à plantação de milho, cacau, algodão, tomate, feijão e tabaco. Vendiam diversos tipos de mercadorias, como animais, peles, cerâmicas, sal, tecidos, ouro, prata e pedras preciosas.

Fundaram cidades, tal como a capital Tenochtitlán, que se localizava onde hoje se ergue a Cidade do México. Desenvolveram a atividade da tecelagem, o trabalho com a cerâmica e a arte da ourivesaria. Usavam sinais pictográficos porque não desenvolveram uma escrita, embora tenham elaborado um calendário de muita exatidão.

Os Incas
Os Incas eram os índios quichuas, conhecidos como filhos do sol, que constituiram o maior império das Américas. Essa civilização se desenvolveu nas regiões do Peru, Equador, Bolívia e Chile. Fundaram cidades como a capital Cuzco, na Cordilheira dos Andes. Utilizavam-se de grande organização para controle das terras e de sua produção e divisão dos habitantes para o sistema de trabalho.

Tinham economia baseada na agricultura com plantio de milho, batata e tabaco. Construíam canais subterrâneos para irrigar o solo.

Desenvolveram o trabalho com a cerâmica, ouro, prata e cobre. Como o ouro e a prata eram abundantes no território Inca, acumularam grandes riquezas. Essa riqueza despertou a cobiça dos conquistadores espanhóis que acabaram por dizimar a civilização inca.
Essas três civilizações maravilhosas nos deixaram grande legado histórico.


Delene Aparecida Rodrigues

Título: Civilizações Pré-Colombianas

Autor: Delene Aparecida Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 22

799 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Vicente SilvaVicente

    18-08-2014 às 04:38:44

    Que maravilhoso saber sobre as civilizações pré-colombianas. Muito bem explicado sobre os maias, incas e asteca. Fantástico, aprendi bastante!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    05-09-2012 às 15:28:54

    O seu texto, se me permite dizê-lo, é muito interessante. Eu sou historiadora de arte e há relativamente pouco tempo assisti a um curso que falava sobre estes mundos completamente desconhecidos a propósito do Apocalipse anunciado para 2012. Mesmo assim, o meu conhecimento sobre estas civilizações não é muito vasto, por isso, achei de facto apelativo o seu texto. Não sei se é de adorar história, mas adorava conhecer estas civilizações prestes a desaparecer.

    ¬ Responder
  • Delene Aparecida RodriguesDelene Aparecida Rodrigues

    13-09-2012 às 04:42:44

    Daniela, assim como você, adoro história e também adoraria conhecer mais sobre essas civilizações, principalmente a cidade de Machu Pichu.
    Obrigada pelos comentários.

    ¬ Responder

Comentários - Civilizações Pré-Colombianas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios