Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Civilizações Pré-Colombianas

Civilizações Pré-Colombianas

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 22
Comentários: 3
Civilizações Pré-Colombianas

Os Maias, os Astecas e os Incas existentes no continente americano eram populações indígenas, que já no século XVI possuiam alto grau de civilização e desenvolvimento.

Os Maias
Foram povos cuja civilização se desenvolveu na América Central na região da península do Iucatã. Sua economia se fez na agricultura, essencialmente no plantio do milho. Construiram templos monumentais, centros religiosos e observatórios de astronomia. Tinham uma classe de sacerdotes que se dedicavam a rituais religiosos, danças e jogos. Usavam instrumentos rudimentares, não tinham conhecimento do uso da roda e do arado. Para essa civilização a religiosidade e a arte estavam acima de outros conhecimentos, por isso não chegaram a construir cidades. Usavam de uma escrita hieroglífica para documentação histórica. O calendáario desenvolvido pelos Maias era dotado de grande perfeição.

Os Astecas
A civilização asteca desenvolveu-se onde hoje existe o México. A economia dessa civilização guerreira era baseada na agricultura e no comércio. Dedicavam-se à plantação de milho, cacau, algodão, tomate, feijão e tabaco. Vendiam diversos tipos de mercadorias, como animais, peles, cerâmicas, sal, tecidos, ouro, prata e pedras preciosas.

Fundaram cidades, tal como a capital Tenochtitlán, que se localizava onde hoje se ergue a Cidade do México. Desenvolveram a atividade da tecelagem, o trabalho com a cerâmica e a arte da ourivesaria. Usavam sinais pictográficos porque não desenvolveram uma escrita, embora tenham elaborado um calendário de muita exatidão.

Os Incas
Os Incas eram os índios quichuas, conhecidos como filhos do sol, que constituiram o maior império das Américas. Essa civilização se desenvolveu nas regiões do Peru, Equador, Bolívia e Chile. Fundaram cidades como a capital Cuzco, na Cordilheira dos Andes. Utilizavam-se de grande organização para controle das terras e de sua produção e divisão dos habitantes para o sistema de trabalho.

Tinham economia baseada na agricultura com plantio de milho, batata e tabaco. Construíam canais subterrâneos para irrigar o solo.

Desenvolveram o trabalho com a cerâmica, ouro, prata e cobre. Como o ouro e a prata eram abundantes no território Inca, acumularam grandes riquezas. Essa riqueza despertou a cobiça dos conquistadores espanhóis que acabaram por dizimar a civilização inca.
Essas três civilizações maravilhosas nos deixaram grande legado histórico.


Delene Aparecida Rodrigues

Título: Civilizações Pré-Colombianas

Autor: Delene Aparecida Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 22

799 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Vicente SilvaVicente

    18-08-2014 às 04:38:44

    Que maravilhoso saber sobre as civilizações pré-colombianas. Muito bem explicado sobre os maias, incas e asteca. Fantástico, aprendi bastante!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    05-09-2012 às 15:28:54

    O seu texto, se me permite dizê-lo, é muito interessante. Eu sou historiadora de arte e há relativamente pouco tempo assisti a um curso que falava sobre estes mundos completamente desconhecidos a propósito do Apocalipse anunciado para 2012. Mesmo assim, o meu conhecimento sobre estas civilizações não é muito vasto, por isso, achei de facto apelativo o seu texto. Não sei se é de adorar história, mas adorava conhecer estas civilizações prestes a desaparecer.

    ¬ Responder
  • Delene Aparecida RodriguesDelene Aparecida Rodrigues

    13-09-2012 às 04:42:44

    Daniela, assim como você, adoro história e também adoraria conhecer mais sobre essas civilizações, principalmente a cidade de Machu Pichu.
    Obrigada pelos comentários.

    ¬ Responder

Comentários - Civilizações Pré-Colombianas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Cães e Humanos: Amizade por interesses

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Animais Estimação
Cães e Humanos: Amizade por interesses\"Rua
Não é de hoje que os cães são considerados nossos melhores amigos, porém como toda amizade ela não é totalmente incondicional e livre de interesses, pense bem, você pode discordar a princípio, mas analise a fundo e verá que tenho razão.

Cães convivem conosco a mais de 10mil anos, foi lá atrás na pré história que essa amizade começou, uma das mais duradouras da história. Teorias dizem que essa conexão iniciou pois ambas as espécies precisavam de algo que não possuíam e juntos se completaram.

Em plena era do gelo onde a sobrevivência estava sendo testada a todo vapor, aquele lobo considerado mais corajoso se encontrou com um homem também corajoso e resolveram unir forças, talvez não conscientemente, mas deu certo para ambos, e ali iniciava uma amizade que duraria por milênios.

Nesse estágio da nossa história, corríamos perigo de sobrevivência; faltava comida, segurança e energia ! ... E então percebemos que esses lobos simpáticos poderiam nos dar uma vantagem na corrida contra a morte, afinal eles caçavam muito bem , coisa que tínhamos dificuldade em fazer pela falta de energia naquele momento; então pensamos, eles nos ajudam a caçar, nós dividimos o alimento e em troca eles ganham segurança e afeto, e foi assim que essa amizade nos ajudou a enfrentar todos os percalços do caminho, e hoje evoluímos tanto que não precisamos mais de seus serviços e ainda sim continuam sendo nossos melhores amigos, posso dizer então que realmente é uma amizade verdadeira, que surgiu da dificuldade e interesses mas que não se deixou abalar por nada.

Então, agora quando virmos alguém maltratar esses animais, desdenhar deles dizendo que "não prestam pra nada", "não fazem nada de útil", como a galinha que põe ovos, ou a vaca que dá leite, lembremo-nos o quão útil eles foram na nossa caminhada, não só no quesito físico mas também no emocional, numa época em que as aparências não importavam e nem o QI para se fazer um amigo, bastava ser corajoso o bastante pra ultrapassar barreiras e conhecer mais o outro, do jeito que ele viesse, garanto que vantagens incríveis nascerão dessa amizade, e não pense em vantagens como algo ruim, quando digo penso em a vantagem da gente se sentir o humano mais importante do mundo quando esses seres peludos nos olham nos olhos sem pedir mais nada em troca, damos e recebemos carinho como nunca, uma retribuição silenciosa a quem sempre esteve do nosso lado, no pior e melhor momento.

O maior interesse em uma amizade é que ela dure para sempre, e acho que com os Cães conseguimos isso.

Pesquisar mais textos:

Lara Lavic

Título:Cães e Humanos: Amizade por interesses

Autor:Lara Lavic(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios