Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Resistores, termistores e varistores

Resistores, termistores e varistores

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 50
Comentários: 3
Resistores, termistores e varistores

Resistores são elementos da elétrica usados para oporem-se ao fluxo de elétrons ou corrente elétrica. A unidade de medida de resistência é o Ohm. A capacidade de resistência de um resistor pode ser identificada por meio das faixas de cores dos que circundam o dispositivo. O cálculo é feito considerando sempre a cor mais próxima da extremidade. As primeira e segunda cores indicam os valores significativos, a terceira é a faixa multiplicadora, a quarta é indica a tolerância, e a quinta faixa é a confiabilidade, uma vez que após 1000 horas de uso as propriedades do resistor se alterarão.

Os resistores podem ser classificados em fixos ou variáveis. Os resistores fixos não mudam sua resistência em condições normais, e são geralmente feitos de carbono ou fio enrolado.

Os resistores variáveis podem ser classificados em potenciômetros ou reostatos. Os potenciômetros geralmente são formados por carbono, e os reostatos, de fio enrolado. Ambos são formados por uma chave de contato que funciona como resistor. Conforme a chave muda de lugar e consequentemente a resistência entre o terminal central os terminais das extremidades variam.

Os reostatos são geralmente usados para controlar tensões altas, enquanto que os potenciômetros são usados para variar o valor da tensão aplicada a um circuito.
Os termistores são dispositivos elétricos como os resistores. Termistor é a junção direta das palavras temperatura e resistor, e sua função é justamente variar a resistência de acordo com a temperatura.

Geralmente são feitos de uma liga feita de cerâmica e outros polímeros, e semicondutores, como óxidos de ferro, cromo e magnésio. São classificados de acordo com a forma como reagem de acordo com a temperatura:

-Negative Temperature Coefficient: termistores dos quais a resistência varia inversamente proporcional à temperatura.
-Positive temperature Coefficiente: termistores dos quais a resistência varia diretamente proporcional à temperatura.

A estabilidade do termistor NTC (Negative Temperature Coefficient) abrange temperaturas de -50°C até 150°C, os temistores são sensores muito estáveis e sensíveis a variações pequenas de temperatura. Devido a essas características é utilizado massivamente na área militar.

Varistores, também conhecidos como VDR (Voltage Dependent Resistor) são dispositivos da eletrônica e elétrica dos quais o valor de resistência elétrica é inversamente proporcional a tensão aplicada nos seus terminais. Ou seja, a medida que a diferença de potencial sobre o varístor aumenta, sua resistência diminui.


Wallace Randal

Título: Resistores, termistores e varistores

Autor: Wallace Randal (todos os textos)

Visitas: 50

803 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Kizua UriasKizua

    18-08-2014 às 04:39:49

    Adorei seu texto, brutal!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoEdvaldo Bezerra

    30-07-2013 às 12:45:37

    Texto Técnico Bem Objetivo E Elaborado. gostei

    ¬ Responder
  • Stefânia

    08-09-2012 às 20:20:39

    hahahaha Mira só esse Wallace, amei =D parabéns adorei o texto, tá que tá hen =D

    ¬ Responder

Comentários - Resistores, termistores e varistores

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Segurança
Raio Mata Três Pessoas No Brasil\"Rua
No dia 07 de novembro de 2014, três pessoas acabaram morrendo em decorrência de raios após as vítimas serem socorridas, mesmo depois de bastante tempo tentando reanimá-las.

Os três homens deram entrada no hospital com parada cardiorrespiratória e com muitas queimaduras. Esse incidente aconteceu na zona leste de São Paulo, as vitimas trabalhavam com ferro velho.

O Brasil é o país onde os raios estão mais presentes no mundo. São mais de 50 milhões de raios por ano. Esses raios atingem mais pessoas na zona rural, porém nas áreas urbanas ocorrem também só que com menos frequência.

Há pessoas que falam que raios não ocorrem duas vezes no mesmo lugar, mas isso é improvável, eles ocorrem sim! Tanto que nos últimos séculos, as tempestades aumentaram 90% por causa do aquecimento do planeta devido ao asfalto, que é uma das formas de poluição.

Alguns cuidados, nesses momentos, são importantes como: não ficar em área aberta, não usar o telefone e se vir uma tempestade, então permaneça no carro.

Os raios ocorrem no Brasil porque é um país tropical e de muito calor, por isso está em primeiro lugar em queda de raios. Nesse mesmo ano de 2014, um rapaz morreu usando o computador. Ele recebeu a eletricidade no momento em que o raio caiu na antena.

O estado de São Paulo lidera em quedas de raios. Um raio dura em média 1 segundo, e a queda de raios acontece por uma descarga elétrica que produz nuvens de chuva. Os relâmpagos ocorrem entre as nuvens e os raios pelo solo.

Algumas regiões tem tendência de cair mais raios, a descarga é visível a olho nu e é um fenômeno que produz um clarão. As mortes mais frequente são nas áreas urbanas, por isso não é seguro se proteger em baixo de árvores.

Pesquisar mais textos:

Gislene Santos Sousa

Título:Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Autor:Gislene Santos Sousa(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios