Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Viagens > Como montar o seu acampamento

Como montar o seu acampamento

Categoria: Viagens
Visitas: 6
Comentários: 2
Como montar o seu acampamento

Passar uns dias acampado, na companhia de amigos ou familiares, e em contacto permanente com a natureza, é uma experiência revigorante e fantástica, para o que contribuirá ainda mais decisivamente um bom planeamento da «estadia».

Existem, pois, diversos objectos e utensílios absolutamente indispensáveis para o seu bem-estar, ainda para mais se considerar que vai passar vários dias «afastado» da civilização, no meio de flora e fauna abundantes. Assim, não se esqueça de levar consigo artigos de higiene pessoal, a almofada, o saco-cama ou colchão insuflável, uma gambiarra (para ler ou jogar cartas durante a noite), uma cadeira de praia, um canivete suíço, uma lanterna, um termo, um camping-gaz, repelente, protector solar, papel higiénico, chinelos de praia, roupa adequada à altura do ano, toalha de praia e de banho e um chapéu.

Por outro lado, e no que toca ao acto de armar a tenda, há que, antes mesmo de iniciar o processo, ter em consideração alguns aspectos. Assim, deverá montar a barraca perto de um curso de água, mas nunca demasiado perto, pois uma chuva imprevista poderia provocar uma subida repentina das águas. Ao escolher o local mais favorável, deverá também colocar-se longe de árvores, pois, em caso de tempestade, existe o perigo dos raios e de consequentes incêndios ou descargas eléctricas (que podem mesmo ser letais). O terreno eleito para fundear a sua tenda deverá ser desprovido de vegetação tanto quanto possível, seco e plano. Um solo inclinado poderá ser mais propenso a enxurradas, em caso de tempestade, pelo que deverá ser evitado.

Quando passar à fase da armação da tenda, comece por enterrar bem fundo as estacas, de forma a prevenir que eventuais vendavais pura e simplesmente levem a sua barraca pelos ares. Forre o chão da tenda com uma lona impermeável (no caso da tenda não o ser totalmente) e tenha o cuidado de manter os seus pertences dentro de sacos de plástico (mesmo dentro da tenda) para evitar surpresas desagradáveis. Em termos de segurança, poderá escavar um pequeno fosso em torno da tenda e enchê-lo de cinza (proveniente do fogareiro) para manter afastadas formigas e outros insectos rastejantes. Se se justificar, acenda mesmo uma pequena fogueira, respeitando as mais escrupulosas regras de segurança (considere a direcção e intensidade do vento e a proximidade da floresta e da tenda), para manter fora da área animais como ratos e cobras. Preserve o meio ambiente, não deixando qualquer tipo de lixo para trás (acondicione tudo em sacos de plástico e faça a recolha selectiva do lixo), improvise uma latrina, com cerca de 50 cm de profundidade, que irá cobrindo com camadas de terra de cada vez que for utilizada e não deite fora restos de comida, pois os mesmos, para além de atraírem animais, vão provocar a degradação (ainda que temporária) do local.

Acampe em segurança, proteja a Natureza e parta em busca da aventura!


Isabel Rodrigues

Título: Como montar o seu acampamento

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 6

763 

Imagem por: Dawn Endico

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    20-04-2014 às 17:47:27

    Que dicas sensacionais, a Rua Direita agradece as sugestões!

    ¬ Responder
  • joao batista moreira

    11-07-2010 às 18:40:49

    desejo receber por e mail informaçoes de como fazer um acampamento em matos ou montanhas.

    ¬ Responder

Comentários - Como montar o seu acampamento

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como cuidar de Plantas de interior

Ler próximo texto...

Tema: Bricolage Jardim
Como cuidar de Plantas de interior\"Rua
Cada planta tem um comportamento diferente, vou colocar aqui alguns cuidados que servem para a maioria delas.

LUZ:

Os principais erros no cultivo de plantas de interior é a falta de luz.
Se elas estiverem em locais onde não há luz suficiente, isso pode ser corrigido com a instalação de luz artificial, existe no mercado lâmpada que imitam a luz natural.


TEMPERATURA:

Mudanças bruscas de temperatura retardam e até paralisa o crescimento da planta, bem como causa a queda de folhas.


UMIDADE:

A maioria das plantas necessita de uma umidade atmosférica adequada.
Normalmente notamos que a planta não está com a umidade correta quando acontece ficarem amarelas e a queda de folhas.


IRRIGAÇÃO:

Conselhos básicos:
Uma planta em fase de crescimento vai precisar de mais água que uma que está em fase de dormência, ou já atingiu o seu tamanho adulto.
Durante a floração a planta precisa de mais água que em sua fase de crescimento
Em ambientes internos mais quentes é evidente que a planta vai precisar de mais águas que em ambientes mais frios.
Para saber qual é o momento exato de molhar, enfie o dedo no substrato, se sentir ele seco, chegou a hora

FERTILIZANTE:

Para que a planta tenha um desenvolvimento harmonioso convém usar periodicamente de fertilizantes que podem ser líquido ou sólidos.
No mercado existe a venda fertilizante com fórmulas específicas para cada planta.
Após a utilização do fertilizante regue a planta.

LIMPEZA:

Faça regularmente a limpeza de folhas secas e caule, pois elas são bastante positivas não só esteticamente como para a saúde das plantas.
Se estiver acumulada muita poeira sobre as folhas, espane, e depois passe um pano húmido
Atenção: Existe algumas espécies, que tem as folhas aveludadas, tipo a Violeta Africana, Begônia Rex, etc. que não deve ser colocada água é só usar uma escovinha bem macia.

TROCA DE VASO:

De uma maneira geral após 1 ou 2 anos as plantas de interior devem ser colocadas em vasos de tamanho maior.
Isso deve ser feito porque as raízes passam a ocupar um grande espaço e também porque o substrato vai perdendo sua composição inicial.
A época mais adequada varia de planta para planta, algumas devem ser feitas na primavera e outras quando estão na fase de repouso.
Aproveite para obterem mudas, separando brotos e dividindo touceiras.

Pesquisar mais textos:

Miguel Pereira

Título:Como cuidar de Plantas de interior

Autor:Miguel Pereira(todos os textos)

Imagem por: Dawn Endico

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Briana AlvesBriana

    13-10-2014 às 04:09:31

    Muito bom! É tão gratificante cuidar de plantas. A gente vê o quanto elas florescem quando são bem-cuidadas. Amei as dicas!

    ¬ Responder
  • Rua DireitaRua Direita

    18-04-2014 às 22:36:55

    Fantástico seu texto, a Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios