Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Literatura > O Homem Duplicado - E quando a literatura nos faz pensar?

O Homem Duplicado - E quando a literatura nos faz pensar?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Literatura
Visitas: 2
O Homem Duplicado - E quando a literatura nos faz pensar?

E quando a leitura nos faz pensar muito, sem sequer darmos por isso? E se em vez de nos sentirmos apaixonados como quando lemos um romance, nos sentirmos pensativos e damos por nós a colocar questões que nem sequer nos tinham passado pela ideia?

Pois bem, José Saramago tem essa extraordinária capacidade. Se em Portugal somente dois Homens mereceram Nobeis (apesar de muito acharmos que teríamos outros merecedores), José Saramago, vale por muitos. Existe sim senhora, quem diga que é difícil lê-lo, que é chato, que a sua postura os impede de aceitar a sua escrita, mas já tentaram ler as suas obras na sua verdadeira essência??? São únicas, obrigam-nos aquilo a que muitas vezes nos custa fazer – raciocinar.

Nas várias obras que José Saramago já escreveu, muitas são as polémicas que podemos realçar, mas uma define o ser Humano e coloca-nos numa dúvida existencial que nos confunde.

Se é característica do autor fazer-nos avaliar de forma intensa quem somos na realidade e o que nos rodeia, com o livro “O Homem Duplicado”, as intenções triplicam-se.

A história começa quando um homem comum descobre que tem um sósia que é ator de cinema. Alguém rigorosamente igual a si. Pela pesquisa que faz para o descobrir fisicamente e apresentar-se, este comum professor de História comove-se pela sua existência e coloca em causa muitos das sagradas convicções que o acompanharam por toda a sua vida.

A se descobrirem, conhecem-se não só um ao outro, mas à dura realidade que são clones. Instala-se então a incerteza e a revolta de se saber quem é o original e quem é de facto o duplicado.

O turbilhão de emoções que nos leva a pensar se seremos reais ou meras experiências científicas e mesmo até os valores tão pessoais e profundos que colocamos em causa quando somos confrontados com realidades impossíveis de imaginar.

José Saramago habituou-nos à controvérsia e este livro supera-se num mundo em que as palavras ditam as ordens dos livros. Escrito de uma forma envolvente, um livro que se derrete a cada pagina.

Uma escrita que ultrapassa guiões de verdadeiros épicos, tal a descrição de espaços, sensações e personagens, o autor mais uma vez brinda-nos com perfeitas obrigações de pensamentos. Mais que obrigatória, a leitura desta obra marca-nos enquanto Seres. Seremos únicos ou não?


Carla Horta

Título: O Homem Duplicado - E quando a literatura nos faz pensar?

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 2

626 

Imagem por: apesara

Comentários - O Homem Duplicado - E quando a literatura nos faz pensar?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Maratona de Boston: O maior evento de corrida do mundo!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Desporto
Maratona de Boston: O maior evento de corrida do mundo!\"Rua
A Maratona de Boston é a mais antiga maratona anual do mundo e se classifica como um dos eventos de corrida de estrada de grande prestígio. O Boston Athletic Association gera esse clássico americano, que é patrocinado pela John Hancock Financial Services.

A Maratona de Boston tem se destacado como o evento máximo dentro do esporte de corridas de estrada em virtude de sua tradição, longevidade e método de ganhar a entrada na corrida (via qualificação). Para isso, você terá aqui algumas informações sobre esse evento que atrai milhões de pessoas e que tem a participação de patrocinadores, voluntários, corredores, imprensa e muito mais!!!

Aos Participantes:
Todos os participantes receberão:
* A entrada para a festa das massas na pré-corrida e festa pós-corrida
* Programa Oficial da raça e Racers Resultados Livro
* A T-shirt de manga comprida
* Transporte para o início
* Finalizadores receberão uma medalha comemorativa.

Desde 1996, a Maratona de Boston tem utilizado um sistema de cronometragem computador. Os relógios digitais que exibem o tempo decorrido estão localizados em cada milha e com o marcador de cinco quilômetros. A distância a percorrer é de 26 milhas, com 385 metros (42,195 km).

Informações sobre o evento:
A cidade de Boston oferece uma variedade de artes de palco, com emocionantes passeios aos locais turísticos, eventos esportivos, e áreas comerciais. Para ajudar a fornecer-lhe algumas ideias para quando você estiver esse evento na cidade, por favor consulte os seguintes links:

http://www.bostonusa.com/
http://www.massvacation.com/
http://www.cityofboston.gov/

Os voluntários:
Todos e cada um dos 10 mil voluntários são de vitais importâncias para a experiência que é dada aos participantes locais e internacionais da corrida. Pode-se ver a união no trato uns com os outros com todo o respeito, compaixão e empatia. Cada um encoraja uns aos outros para alcançar seus objetivos e cumprir ao máximo do seu potencial. A comunidade que você cria dentro do rol de voluntários é algo que todo mundo merece fazer parte.

Os patrocinadores:
Desde 1986, o Boston Athletic Association usou patrocínios para ajudar a manter a Maratona de Boston como a corrida mais venerada e respeitada no mundo. Graças ao principal patrocinador John Hancock Financial - que estará comemorando seu 30 º ano em 2015 - a Maratona de Boston oferece uma premiação de $ 806.000 para o qual os atletas competem todos os anos. John Hancock também fornece recursos financeiros para supervisionar a John Hancock Elite Athlete Team, que traz muitos dos melhores corredores de todo o mundo a cada dia Hopkinton Patriots. A empresa hospeda os atletas para a semana da corrida no "John Hancock Elite Athlete Village" criado no John Hancock Conference Center.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Maratona de Boston: O maior evento de corrida do mundo!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: apesara

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios