Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Literatura > O Homem Duplicado - E quando a literatura nos faz pensar?

O Homem Duplicado - E quando a literatura nos faz pensar?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Literatura
Visitas: 2
O Homem Duplicado - E quando a literatura nos faz pensar?

E quando a leitura nos faz pensar muito, sem sequer darmos por isso? E se em vez de nos sentirmos apaixonados como quando lemos um romance, nos sentirmos pensativos e damos por nós a colocar questões que nem sequer nos tinham passado pela ideia?

Pois bem, José Saramago tem essa extraordinária capacidade. Se em Portugal somente dois Homens mereceram Nobeis (apesar de muito acharmos que teríamos outros merecedores), José Saramago, vale por muitos. Existe sim senhora, quem diga que é difícil lê-lo, que é chato, que a sua postura os impede de aceitar a sua escrita, mas já tentaram ler as suas obras na sua verdadeira essência??? São únicas, obrigam-nos aquilo a que muitas vezes nos custa fazer – raciocinar.

Nas várias obras que José Saramago já escreveu, muitas são as polémicas que podemos realçar, mas uma define o ser Humano e coloca-nos numa dúvida existencial que nos confunde.

Se é característica do autor fazer-nos avaliar de forma intensa quem somos na realidade e o que nos rodeia, com o livro “O Homem Duplicado”, as intenções triplicam-se.

A história começa quando um homem comum descobre que tem um sósia que é ator de cinema. Alguém rigorosamente igual a si. Pela pesquisa que faz para o descobrir fisicamente e apresentar-se, este comum professor de História comove-se pela sua existência e coloca em causa muitos das sagradas convicções que o acompanharam por toda a sua vida.

A se descobrirem, conhecem-se não só um ao outro, mas à dura realidade que são clones. Instala-se então a incerteza e a revolta de se saber quem é o original e quem é de facto o duplicado.

O turbilhão de emoções que nos leva a pensar se seremos reais ou meras experiências científicas e mesmo até os valores tão pessoais e profundos que colocamos em causa quando somos confrontados com realidades impossíveis de imaginar.

José Saramago habituou-nos à controvérsia e este livro supera-se num mundo em que as palavras ditam as ordens dos livros. Escrito de uma forma envolvente, um livro que se derrete a cada pagina.

Uma escrita que ultrapassa guiões de verdadeiros épicos, tal a descrição de espaços, sensações e personagens, o autor mais uma vez brinda-nos com perfeitas obrigações de pensamentos. Mais que obrigatória, a leitura desta obra marca-nos enquanto Seres. Seremos únicos ou não?


Carla Horta

Título: O Homem Duplicado - E quando a literatura nos faz pensar?

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 2

626 

Imagem por: apesara

Comentários - O Homem Duplicado - E quando a literatura nos faz pensar?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Imagem por: apesara

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios