Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Viagens > Cidade de Portalegre

Cidade de Portalegre

Categoria: Viagens
Comentários: 1
Cidade de Portalegre

Portalegre é uma cidade e distrito na zona do alto Alentejo. Abrangi-o primeiramente sete freguesias urbanas e mais tarde com a criação de diocese, da Sé, e a junção de algumas freguesias, acabou por ocupar dez freguesias.

É uma cidade antiga, com muito para visitar. Existem vários atrativos como a gastronomia, os espaços culturais a visitar, os jardins que dispõe, uns cafezitos na praça onde se reúne a juventude, e nas suas redondezas o longo campo com os animais, nomeadamente touros.

A gastronomia nesta região destaca-se para além dos famosos enchidos, as diversas sopas como a de sarrabulho, de miolo, migas de tomate, de cação entre outras, os pratos de peixe mais escolhidos pelos visitantes costuma ser o da carpa grelhada e ensopado de bacalhau, e na especialidade de pratos de carne o lacão assado, o cozido á moda do Crato, o arroz de lebre, a perdiz de escabeche entre muito mais. Após uma refeição bem aviada, vem sempre o gostinho ao doce, destacando-se a famosa sericaia, as boleimas, rebocados de ovos, as queijadas de Portalegre, os pastéis de Santa Clara, etc…

Normalmente ao fim de semana os museus costumam estar fechados, o mais apropriado para visitar Portalegre é durante a semana para que possa encontrar alguns espaços abertos.

Os museus que poderá visitar em Portalegre são:

-O Museu Municipal de Portalegre, criado em 1918 direcionado para a Arte Sacra, mais tarde transferido para uma casa nobre do século dezasseis, onde hoje permanece riquíssimo em peças dos Conventos de Santa Clara e São Bernardo, para além de doações particulares. Encontra-se encerrado á segunda-feira.

-O Museu José Régio, também conhecido por casa-museu devido a ter sido a casa do escritor durante trinta e quatro anos, onde poderá encontrar várias coleções de escultura e não só. O aparecimento deste museu surgiu após a doação deste escritor para com a Camara Municipal, com a devida condição, após a sua morte a casa ser restaurada e criada como museu.

-O Museu de Tapeçaria de Portalegre de Guy Fino, apresenta-se entre dois núcleos, deparando-se com manufatura de Tapeçarias de Portalegre como processos técnicos da execução da mesma e restante desenvolvimento desta arte. Este museu encerra á segunda-feira e a visita apenas por marcação.

-O Castelo de Portalegre.

Na praça municipal situada no centro da Cidade poderá encontrar durante o dia cafés, e a noite barzinhos com esplanada. Junto a praça está também situado a PSP, o cine teatro, e um dos politécnicos.


Sandra Mendes

Título: Cidade de Portalegre

Autor: Sandra Mendes (todos os textos)

Visitas: 0

606 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    13-06-2014 às 16:35:03

    No Brasil, existe a cidade de Porto Alegre...hehehh...que interessante existir essa cidade em Portugal, parece ser bem atrativa!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - Cidade de Portalegre

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios