Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Serviços Construção > Operários a contratar para construir casa

Operários a contratar para construir casa

Comentários: 2
Operários a contratar para construir casa

Não há dúvida de que construir uma casa é uma tarefa morosa e que envolve profissionais de diversos domínios de atividade. Para começar, é necessário alguém que faça o projeto e se encarregue da execução e supervisão das obras de arquitetura. Trata-se, naturalmente, do arquiteto, que é responsável por todas as áreas relacionadas com o controlo e desenho do espaço habitado.

O medidor orçamentista é a figura técnica da Construção Civil que, através de medições e orçamentações corretas, aparece como responsável pelo preço da obra. Representa o dono ou o projetista da obra no decorrer da mesma e no seu término.
O pedreiro, artífice da construção de paredes, muros e telhados a partir de tijolos, pedras, cimento ou argamassa, assegura-se de que a edificação fica direita e não cai. Trabalha, não raras vezes, ao ar livre, muitas das quais em cima de andaimes, o que pode acarretar riscos, se não forem observadas as normas de segurança. Tem de saber ler planos para poder construir no sítio certo e da forma pretendida. O pedreiro possui, normalmente, um ajudante, o famoso trolha.

O topógrafo dedica-se à realização e manutenção dos registos de propriedade ou cadastros territoriais e à elaboração de Planos de Ordenamento do Território.
O engenheiro civil delineia e acompanha todas as etapas de uma construção e/ou reforma.

O diretor de obra tem como funções, ao longo da execução, a gestão da mão de obra, de materiais, equipamentos e de subempreiteiros. Custos, prazos, qualidade, segurança e saúde, e preservação do Ambiente, constituem as principais áreas de gestão da obra.
O manobrador de máquinas remove entulho e faz as fundações para os alicerces.
O armador de ferro executa e monta armaduras de aço para a execução de trabalhos em betão armado, baseando-se no projeto e tendo em consideração as medidas de higiene e segurança exigidas.

O mecânico soldador encarrega-se do corte e da preparação do material, da junção de peças de construção, de construções soldadas e da manutenção de máquinas.
O manobrador de grua comanda o guindaste, assaz útil para a elevação e a movimentação de cargas e materiais pesados.

O motorista de pesados transporta brita, areia, cascalho, mármore, cortiça, material de acabamentos, calçada, e também entulho, betão, etcétera.

O ladrilhador reveste paredes e pavimentos, com o propósito de os proteger e decorar, assentando azulejos e ladrilhos.

Os pintores garantem a pintura de interiores e exteriores, sendo que a sua atividade se estende da preparação das paredes e superfícies até aos acabamentos.

O eletricista (que atua ao nível da implementação e da manutenção das instalações elétricas), o canalizador (que trata dos tubos para a distribuição de água e do aquecimento central), o serralheiro (fazedor das estruturas metálicas: portas exteriores, janelas, fechaduras, gradeamentos) e o carpinteiro (armários, portas interiores, móveis, …), são outros operários a contratar.

Se se pretender ar condicionado, há que arranjar também um técnico que assegure a montagem e manutenção dos sistemas de climatização e a qualidade do respetivo ar.

Tetos falsos ou divisórias interiores em pladur requererão a contratação de profissionais deste ramo para proceder à sua aplicação.

Não deve ser por acaso que uma casa é considerada um bem duradouro…!


Maria Bijóias

Título: Operários a contratar para construir casa

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

645 

Imagem por: Zoran Dimitrijevic

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Yuri SilvaYuri

    23-09-2014 às 12:53:46

    São muitos profissionais envolvidos na construção de uma casa. É preciso escolher muito bem a equipe, pois nem sempre é fácil obter um serviço com qualidade e comprometimento.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    01-06-2014 às 05:06:40

    É bom contratar uma pessoa já conhecida por outros. Pois, normalmente, os operários que não temos referências, acabam dando-nos muito mais trabalho.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - Operários a contratar para construir casa

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Imagem por: Zoran Dimitrijevic

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios