Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > A Importância Dos Mosquitos Na Nossa Vida

A Importância Dos Mosquitos Na Nossa Vida

Categoria: Saúde
Visitas: 65
A Importância Dos Mosquitos Na Nossa Vida

Os mosquitos apareceram no nosso planeta há mais de cem milhões de anos e estão inventariadas cerca de 3500 espécies. Mas, só 200 espécies picam os humanos.

Os mosquitos estão presentes em todos os continentes, com exceção da Antártica, e têm um papel importante em muitos ecossistemas.

Milhões de pessoas em todo o mundo morrem todos os anos com o paludismo, a febre amarela, a dengue, a encefalite japonesa entre outras doenças. Para além disto, estes problemas de saúde geram encargos médicos e financeiros colossais.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, se países como a África Subsariana não tivessem despesas com a ocorrência do paludismo, poderiam ter um crescimento económico anual superior. Isto porque haveria uma menor sobrecarga do sistema de saúde e dos hospitais com o paludismo, e uma reafetação das despesas por outros problemas de saúde prioritários.

Por isto, muitas pessoas partilham do sentimento que preferiam ver os mosquitos desaparecerem da superfície do globo.

Mas, o que sucederia se estes insetos desaparecerem?

O maior impacto ecológico provocado pela eliminação dos mosquitos seria na Tundra Ártica. Esta região alberga numerosas espécies, entre as quais o Aedes Impiger. Os ovos desta espécie eclodem depois do degelo, no ano seguinte a terem sido postos, e chegam ao estado adulto após três semanas. Todo o setor que se estende do norte do Canadá até à Rússia passa por um curto período em que os mosquitos formam nuvens extremamentes densas, devido a serem tão numerosos. Nesta altura, os mosquitos consomem até 300 mililitros de sangue por dia de cada Caribu de cada manada, e por isto, pensa-se que os Caribus procurem caminhos ventosos para lhes escaparem. Qualquer mudança do trajeto dos Caribus poderia ter enormes consequências para os vales árticos que são percorridos por milhares de Caribus. Estes pisam o solo, pastam os líquenes, deixam nutrientes, servem de alimento aos lobos e alteram a ecologia. Então, os mosquitos fariam falta no Ártico.

Muitas espécies de lagartos, aranhas, salamandras, insetos e rãs perderiam uma fonte alimentar essencial, caso os mosquitos desaparecessem. Também, centenas de peixes teriam de modificar a sua alimentação, se as larvas dos mosquitos faltassem. As larvas de mosquitos representam uma parte importante da biomassa dos ecossistemas aquáticos.

Perante tudo o que foi anteriormente dito, são fortes os argumentos em defesa da conservação dos mosquitos, devido ao serviço que prestam aos ecossistemas, e aos benefícios que os humanos tiram da natureza. Bem como, muitas estécies vegetais perderiam um grupo de polinizadores.


Cristina Sousa

Título: A Importância Dos Mosquitos Na Nossa Vida

Autor: Cristina Sousa (todos os textos)

Visitas: 65

808 

Comentários - A Importância Dos Mosquitos Na Nossa Vida

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios