Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Como fazer uma apresentação oral profissional

Como fazer uma apresentação oral profissional

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Como fazer uma apresentação oral profissional

Quando inicia uma apresentação pública feita oralmente olhe diretamente para o seu público ao iniciar o seu discurso.

As apresentações orais são normalmente classificadas em "conteúdos" e "entrega". O início da apresentação oral é fundamental porque é a sua introdução de si mesmo para o seu público. Tudo o que disser e fizer nos primeiros segundos podem definir o tom para o resto da apresentação.

Olhe para o seu público. Não olhe para baixo para as suas notas, exceto quando necessário, ou para as suas mãos ou pés. Ao iniciar a sua apresentação oral, procure duas ou três pessoas em diferentes lugares na sala, e olhe-as nos olhos. Serão elas o seu contacto com o público.

Mantenha a sua cabeça erguida e um sorriso nos lábios. Mesmo que a sua apresentação não seja sobre um tema particularmente feliz ou engraçado, não fará mal algum sorrir para o seu público antes de começar a sua apresentação oral.

Comece a sua apresentação oral com um comentário, facto citação, pois é algo que vai ficar no pensamento do seu público durante muito tempo, mesmo depois do seu discurso ter terminado. A chave é encontrar algo que retrate a essência do seu tema de forma profunda. Ela pode até mesmo resumir o seu tópico inteiro antes de o público ainda saber o sobre o que trata a sua apresentação. Isto eles irão reconhecer, obviamente, no final da apresentação.

Fale claramente e num tom moderado. Utilize mudanças de entoação regularmente para manter o seu público 'agarrado' ao seu discurso. Não há nada pior para um público do que um orador que abre a boca e a sua voz é grave ou, pior ainda, de alta-frequência. Mantenha um copo ou garrafa de água potável acessível no púlpito se for permitido, e saboreie-a com frequência nos últimos segundos antes de falar.

Conheça o seu discurso 'por fora e por dentro' e bem antes do tempo da apresentação pública. A prática faz a perfeição, e nada é mais perfeito numa apresentação oral do que não haver necessidade de consultar constantemente as suas notas. Faça pequenas notas ou lembretes à mão em pequenos cartões, mas refira-se a eles apenas quando absolutamente necessário.

Depois, mostre atitude, segurança e chame o público para si. Iniciar um subtema com um exemplo do quotidiano ou com uma piada que toda a gente perceba é um ótimo meio de chamar a atenção e conquistar o seu público. Seja ativo e enfático e prove que tem um grande potencial.


Ruben Duarte

Título: Como fazer uma apresentação oral profissional

Autor: Ruben Duarte (todos os textos)

Visitas: 0

785 

Comentários - Como fazer uma apresentação oral profissional

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios