Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Eventos > Halloween

Halloween

Categoria: Eventos
Halloween

A noite de dia 31 de outubro é hoje!!
É um momento que ficou na história como uma noite de terror, cheia de monstros e fantasmas, de bruxas e demónios. Já há muito que as crianças têm-se divertido com o “doçura ou travessura”, termo conhecido nos EUA, indo de porta em porta em busca de doces. Agora, e cada vez mais, os adultos parecem querer juntar-se à tradição!
Na ilha do Faial, já bastante se comemora o Halloween, com fantasias, saídas pela noite dentro ou então com bonitas e assustadoras decorações.

Converta a sua casa num lugar assustador para o Halloween com muitas ideias artesanais. Quer seja uma festa para adultos, quer seja uma festa infantil de disfarces ou, simplesmente, se deseja preparar a sua casa para receber os pequenos demónios da noite que aparecem a pedir "doçura ou travessura", nesta noite não pode faltar uma decoração escura e sombria para dar ambiente. Do que está à espera?

Com origem na Irlanda, Hallows Eve antecede o Dia dos Mortos, que homenageia os espíritos dos antepassados e celebra o sobrenatural. Bruxas, fantasmas e monstros são motivos típicos deste evento temático gótico, juntamente com morcegos, aranhas e as famosas abóboras Jack O'Lantern. Se tem um quintal ou jardim pode simular umas lápides e colocar umas luzes tétricas. Se não tiver esse espaço pode decorar o interior com ideias inteligentes, muito simples de fazer.

Iluminação
Comece com velas e sombras para criar um ambiente de mudança. No Dia das Bruxas os novos efeitos criados transmitem um sentimento terrível. Escolha os tons escuros, derreta cera vermelha por cima de velas brancas, como se fossem gotas de sangue.

Elementos inquietantes para decoração de Halloween
Corte pequenas aranhas pretas e morcegos para colocar em castiçais, molduras, ou nas mesas, para dar um toque de diversão.
As teias de aranha são muito importantes, principalmente se tiverem insetos de plástico agarrados!
Guarde flores mortas e espalhe-as estrategicamente pela casa.
Coloque gelo seco num pote para criar fumo.
Coloque a cabeça de uma boneca envolta em gaze branca numa bandeja de aperitivos.
Abóboras
Este símbolo tradicional do Halloween não é assustador mas é muito característico. Corte uma ou duas para colocar na casa com velas no seu interior.
Divirta-se com o terror!
Até já!


Elisa Silva

Título: Halloween

Autor: Elisa Silva (todos os textos)

Visitas: 0

603 

Comentários - Halloween

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios