Sanguessugas À Porta Do Hipermercado
Pretextos são inúmeros… Ofertas de cartões de crédito, lindos, dourados e sem mensalidades mas que ao utilizar as pessoas têm naturalmente que pagar… Vendas de produtos para angariar fundos para criancinhas, toxicodependentes, cegos e até animais… Ou simplesmente fazer-nos perder o nosso "tempinho" para imaginar quanto poderia valer uma porção de um metal qualquer se fosse o caso de ser ouro… ouro que muda de preço todos os dias…
Quem fez isto? Dizem que foi a crise. Com o propagar desta maleita a que todos chamamos crise, este tipo de acções desenvolveu-se grandemente… Porquê? São também várias as justificações, senão vejamos:
2 – O desemprego propagou-se de tal forma que as pessoas são tentadas a fazer qualquer trabalho seja ele melhor ou pior, pague mais ou menos, ou mesmo que nem pague nada, afinal têm que ajudar as instituições a que muitas vezes têm que recorrer…
Acontece porém que todas as pessoas de todos os lugares estão a viver simultaneamente a mesma crise. Muitas das pessoas que entram nos hipermercados gostariam de poder comprar algo mais e têm que se restringir ao essencial… por vezes menos… ao mínimo possível… Muitas destas pessoas, com tantas dificuldades quanto as que recorrem a instituições, por vezes até mais mas não o fazem por vergonha ou porque ainda têm esperança…
Estas inúmeras pessoas são abordadas sem dó nem piedade porque são tão anónimas quanto anónimo é o que lhes vai no íntimo, a sua dor, a sua luta e o seu sofrimento… Estas pessoas são incomodadas e saem com um nó na garganta porque não têm o que dar, não têm como dar e são tantas as sanguessugas que já nem sabem o que lhes responder… saem envergonhadas como se por não terem dado o que não têm tivessem roubado alguma coisa.
Bonita a solidariedade não? Sim, claro que sim, mas é tempo de encontrar outras formas, é tempo de haver uma abordagem menos intimidadora… tempo de mudar de atitude, e tempo de entender que a crise é uma e de todos, e que esses todos não têm que ser incomodados sempre que vão ao hipermercado com o seu último Euro para de um bocado de pão fazer aquém sabe a única refeição do dia…
Também vai gostar:
Comentários ( 1 ) recentes
- xico
05-08-2014 às 23:01:28brutal
¬ Responder