Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Empresariais > Como entrar no mercado de trabalho e manter o emprego

Como entrar no mercado de trabalho e manter o emprego

Categoria: Empresariais
Visitas: 8
Comentários: 8
Como entrar no mercado de trabalho e manter o emprego

Emprego nos tempos atuais, em que momentos de crises financeiras têm sido constantes, é artigo especial. As taxas de desemprego em alguns países são bastante altas, deixando famílias desamparadas com a falta de trabalho. Por isso, quem tem, é fundamental saber como manter o emprego e quem ainda está na busca de uma oportunidade é bom saber de alguns requisitos relevantes para encontrar um serviço.

Ter um bom currículo com formação adequada e experiência ainda é um forte requisito para se garantir uma vaga de emprego. Contudo, atualmente, é bastante importante ter uma boa rede de contatos a fim de que a vaga seja encontrada e adquirida com a indicação de um amigo ou conhecido.  Essa rede, conhecida como network, é fundamental já que em muitas profissões há mais vagas do que procura. Diante dessa realidade, mesmo se tendo uma formação adequada, sem uma indicação fica difícil conseguir um bom emprego.

Entretanto nem só uma boa formação educacional é garantia de aquisição de vaga, é preciso ter um perfil profissional que garanta para a empresa um algo a mais. Esse perfil de candidato deve ser de liderança, de garantia de rentabilidade e de maiores resultados para a empresa. Qualificação adequada é importante, dependendo da vaga que se pretende conquistar. Também não resolve ter qualificação para uma área e buscar um emprego em outra. A empresa busca a qualificação adequada ao cargo que será preenchido. Dominar a língua inglesa é primordial em alguns empregos. Em outros, esse conhecimento aumenta as chances da conquista da vaga.

Os concursos públicos são ótimas oportunidades de emprego. Alguns exigem formação específica. São indicados para pessoas que buscam estabilidade profissional. Empregos temporários também são possibilidades de qualificação profissional, experiência para o currículo e possibilidade, ainda que remota, de efetivação. É igualmente vantajoso, pois os benefícios são os mesmos que os dos empregos comuns com a diferença de ser por tempo pré-determinado. Os estágios, sejam eles remunerados ou não, também são excelentes possibilidades de abertura de caminhos para bons empregos posteriormente ou para efetivação após o cumprimento do contrato.

Para se adquirir um emprego também é preciso estar atento ao processo de seleção. A entrevista é o momento mais importante na conquista de uma vaga. Nesse momento é relevante observar o entorno, o entrevistador, o ambiente e os demais candidatos a fim de verificar o modo de agir. Em ambientes mais conservadores deve-se ter uma postura mais conservadora e mostrar isso. Em ambientes mais despojados deve-se ter o cuidado de não deixar transparecer um desleixo em relação à vaga e à seleção. Durante a entrevista não é aconselhável falar sobre a vida pessoal e, quando questionado em relação à pretensão salarial, o ideal é responder uma faixa salarial e não um valor específico.

Para ser um trabalhador de destaque é preciso conquistar o respeito dos superiores através de uma postura coerente e ética e do desempenho positivo trazido para a empresa a partir da realização da função. Para isso, falar mal de um superior não pode acontecer. Agindo assim, é possível conquistar um bom emprego e mantê-lo por um longo tempo ou até conquistar outro melhor.


Rosana Fernandes

Título: Como entrar no mercado de trabalho e manter o emprego

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 8

766 

Imagem por: Cristóbal Cobo Romaní

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 8 )    recentes

  • NOEMIA TENORIO CAVALCANTE

    22-09-2014 às 10:39:23

    MEU MAIOR OBJETIVO É TER UMA OPORTUNIDADE DE UM TRABALHO E PERMANECER FAZER COM SERIEDADE.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    30-04-2014 às 22:37:04

    Há pesquisas que comprovam que hoje as empresas querem qualificação, pois a mão de obra está escassa. E também a principal coisa que fará manter a pessoa no trabalho é o bom comportamento e não os certificados ou se a pessoa é tecnicamente boa para a função.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    18-09-2012 às 12:42:42

    É extremamente difícil, nos dias que correm, entrar no mercado de trabalho. Mais difícil é ainda manter o emprego e na situação atual portuguesa a progressão na carreira é algo quase impossível. Para além disto, nem já a ideia de que para os melhores há sempre emprego corresponde à realidade, uma vez que assistimos a tantos casos de pessoas altamente qualificadas desempregadas. Face a este cenário, é certo que desistir não será a opção.

    ¬ Responder
  • ivanilson lopesivanilson lopes

    19-01-2012 às 18:12:15

    Boa noite eu chamo-me ivanilson lopes e tenho tentando entrar para o mercado de trabalho mas nao consigo e ja estouu triste comigo mesmo porque ja venho tentando a um bom tempo e nada o faço ~dame uma luz por favo?

    ¬ Responder
  • anonimoanonimo

    05-04-2011 às 19:48:18

    muito bom o texto... só faltou ter coerencia, ortografia correta e logica

    ¬ Responder
  • Pecem Imoveisamanda cristina

    26-02-2011 às 17:34:47

    quero entra no inprego

    ¬ Responder
  • mayara pereira da silva

    08-12-2010 às 12:31:50

    como eu entro no mercado de trabalho

    ¬ Responder
  • charlene de matos milanicharlene de matos milani

    11-09-2010 às 04:52:33

    Boa noite no meu caso vim do interior nunca havia trabalhado de empregada por maus negócios eu e minha familia ficamos desemparadas e só trabalhei em dois luares um c/ parente e não tive a CTPS assinada e esta na justiça eoutro era meio turno também 3 mesmes só e a dona do escritorio nao pode assinar emfim ficou dificil para mim e agora como faço e o que digo nas entrvistas,pois eles perguntam da assinatura da carteira e daí?

    ¬ Responder

Comentários - Como entrar no mercado de trabalho e manter o emprego

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios