Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > Pintura italiana do século XVI contada pelos pintores

Pintura italiana do século XVI contada pelos pintores

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Visitas: 38
Pintura italiana do século XVI contada pelos pintores

Dama com unicórnio, de Raffaello Sanzio, 1506, exibe uma jovem senhora elegante a segurar um unicórnio, símbolo da virgindade. Este retrato deve ter sido realizado pouco antes do casamento da dama para a família abastada visível em pequenos pormenores: o pendente que cai sobre o regaço, a joia incrustada no cabelo e o cinto com fivela de ouro.

Deposição de Cristo, de Raffaello Sanzio, 1507, está atualmente exposta na Galeria Borghese, em Roma. Foi encomendada por uma nobre de Perugia, Atalanta Baglioni, para a igreja de San Francisco al Prato. Podemos ver nesta composição o transporte do corpo inanimado e pálido de Jesus Cristo para o Santo Sepulcro em primeiro plano, e o desespero da Vigem, pálida, quase a desmaiar, suportada pela figura de três mulheres. Ao fundo ainda vemos as três cruzes, onde foram crucificados o Bom Ladrão, Cristo e o Mau Ladrão.

Vénus com Amor com um favo de mel, Lucas Cranach, o Velho, 1531, expõe a deusa Vénus nua, com um chapéu de plumas, um colar e um véu transparente, muito alta junto a uma árvore também esta alta, destacando-se na composição. Ela tenta consolar o Amor, que foi picado pelas abelhas quando procurava um favo de mel. É uma obra que transmite uma ideia: o amor pode seguir-se de picadas de abelhas.

Danae, de Corregio, de 1531, exibe a lenda de Danae e Júpiter. Narra a lenda, Danae foi presa pelo pai Acrísio num quarto, pois segundo o oráculo o filho de Danae seria o causador da sua morte. Júpiter consegue chegar até Danae transformando-se em chuva de ouro, e esta concebe de um filho do deus do Olimpo, Perseu. Aqui na composição vemos Danae a receber a semente do deus com um ar sorridente. À beira da cama, dois Eros afiam as suas setas do amor.

Santa Cecília e São Valeriano, de Lelio Orsi, segunda metade do século XVI, apresenta Cecília e Valeriano, duas figuras destinadas a casar. Porém, Cecília tinha feito um voto de castidade. Contou ao seu marido do seu voto e este aliou-se a ela. Um anjo sobrevoa a cena para coroa-los com duas coroas de flores.


Daniela Vicente

Título: Pintura italiana do século XVI contada pelos pintores

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 38

775 

Comentários - Pintura italiana do século XVI contada pelos pintores

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os benefícios do piso laminado

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Materiais Construção
Os benefícios do piso laminado\"Rua
Ao se realizar uma obra, ou na renovação de ambientes, há sempre muitas opções de técnicas e tecnologias de construção civil, arquitetura e decoração a serem escolhidas da forma mais adequada ao resultado que se espera. O piso adequado ao ambiente que se está construindo ou reformando é uma questão bastante relevante para o sucesso do empreendimento e para o bem-estar dos usuários.

Os tipos de pavimentos ou assoalhos ou revestimentos são diversificados e para cada tipo de ambiente, construção e gosto pessoal há um mais adequado. Pelos inúmeros benefícios que tem apresentado, o piso laminado tem sido bastante escolhido como revestimento nos ambientes modernos. Ele é composto por quatro camadas, feitas de fibras de madeira de alta densidade, lâminas de celulose, lâminas decorativas e filme cristalino de celulose, colados diretamente ao chão. Essa composição garante estabilidade, beleza, resistência, facilitando a limpeza. Somente com estes argumentos já se pode notar as vantagens desse tipo de piso, contudo ainda existem outras.

Os pisos laminados custam menos que os pisos de madeira, seu substrato é ecologicamente correto, já que as madeiras utilizadas na composição desse piso provêm de florestas certificadas e possui fácil instalação, sem a necessidade de pregá-lo ao chão. Além disso, os pisos laminados não precisam de envernizamento como os pisos de madeira que causam mau cheiro e sujeira. Os pisos laminados são mais resistentes que os pisos de madeira devido a sua alta pressão. A superfície dos pisos laminados de alto tráfego contém papel decorativo que garante diversas possibilidades de estampas e combinações.

Existem, portanto, dois tipos distintos de pisos laminados. Os pisos laminados de madeira têm em sua composição madeira natural e são revestidos com verniz. São indicados para ambientes residenciais e menos movimentados. Os pisos laminados de alto tráfego são compostos por madeiras de alta densidade cobertas por papel decorativo. São mais resistentes e, em virtude disso, indicados para ambientes de grande circulação. Podem estar em ambientes residenciais, porém para ambientes comerciais é o ideal.

Os pisos laminados são resistentes à luz do sol, a riscos e a manchas. São práticos devido à diversificada opção de padrões e funcionais devido à facilidade de limpá-lo. Acomodam-se perfeitamente em qualquer ambiente, proporcionando fácil decoração. Entretanto, medidas para mantê-lo em bom estado por mais tempo (apesar da sua alta durabilidade) devem ser tomadas. Colocar proteção na entrada das portas evita a instalação de sujeira e pedras. Forrar móveis e peças decorativas, que entrem em contato com o piso, é recomendado, a fim de não marcá-lo. Esses forros podem ser feitos com tecidos felpudos ou recortes em feltro. Forrar os móveis ao movimentá-los é apropriado para não riscar o piso. Salto alto fino com base metálica também marca esse tipo de piso. Evitar molhar em demasia o piso é necessário, pois caso contrário pode haver o inchamento do piso. Deve-se mantê-lo sempre seco.

Esse tipo de piso também tem a vantagem de não carregar cupins, contudo é preciso verificar as condições de presença desses insetos. Ambientes com cupins requerem a desintetização prévia.

Pesquisar mais textos:

Rosana Fernandes

Título:Os benefícios do piso laminado

Autor:Rosana Fernandes(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    12-05-2014 às 12:45:43

    O piso laminado é muito bom, sua durabilidade é de quase 40 anos e são mais fáceis de manter.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • silvana 22-02-2014 às 18:17:44

    o piso laminada tem durabilidade de quantos anosposso passar pano umido no piso loaminado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios