Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > Pintura italiana do século XVI contada pelos pintores

Pintura italiana do século XVI contada pelos pintores

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Visitas: 38
Pintura italiana do século XVI contada pelos pintores

Dama com unicórnio, de Raffaello Sanzio, 1506, exibe uma jovem senhora elegante a segurar um unicórnio, símbolo da virgindade. Este retrato deve ter sido realizado pouco antes do casamento da dama para a família abastada visível em pequenos pormenores: o pendente que cai sobre o regaço, a joia incrustada no cabelo e o cinto com fivela de ouro.

Deposição de Cristo, de Raffaello Sanzio, 1507, está atualmente exposta na Galeria Borghese, em Roma. Foi encomendada por uma nobre de Perugia, Atalanta Baglioni, para a igreja de San Francisco al Prato. Podemos ver nesta composição o transporte do corpo inanimado e pálido de Jesus Cristo para o Santo Sepulcro em primeiro plano, e o desespero da Vigem, pálida, quase a desmaiar, suportada pela figura de três mulheres. Ao fundo ainda vemos as três cruzes, onde foram crucificados o Bom Ladrão, Cristo e o Mau Ladrão.

Vénus com Amor com um favo de mel, Lucas Cranach, o Velho, 1531, expõe a deusa Vénus nua, com um chapéu de plumas, um colar e um véu transparente, muito alta junto a uma árvore também esta alta, destacando-se na composição. Ela tenta consolar o Amor, que foi picado pelas abelhas quando procurava um favo de mel. É uma obra que transmite uma ideia: o amor pode seguir-se de picadas de abelhas.

Danae, de Corregio, de 1531, exibe a lenda de Danae e Júpiter. Narra a lenda, Danae foi presa pelo pai Acrísio num quarto, pois segundo o oráculo o filho de Danae seria o causador da sua morte. Júpiter consegue chegar até Danae transformando-se em chuva de ouro, e esta concebe de um filho do deus do Olimpo, Perseu. Aqui na composição vemos Danae a receber a semente do deus com um ar sorridente. À beira da cama, dois Eros afiam as suas setas do amor.

Santa Cecília e São Valeriano, de Lelio Orsi, segunda metade do século XVI, apresenta Cecília e Valeriano, duas figuras destinadas a casar. Porém, Cecília tinha feito um voto de castidade. Contou ao seu marido do seu voto e este aliou-se a ela. Um anjo sobrevoa a cena para coroa-los com duas coroas de flores.


Daniela Vicente

Título: Pintura italiana do século XVI contada pelos pintores

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 38

775 

Comentários - Pintura italiana do século XVI contada pelos pintores

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios