Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Coma fruta!

Coma fruta!

Categoria: Alimentação
Visitas: 2
Coma fruta!

Existem muitos alimentos que encontramos facilmente em nosso dia-a-dia que apresentam poderes extraordinários e benefícios incríveis para a nossa saúde, mantendo nosso equilíbrio e saúde física e mental. Mais especificamente falando nas frutas, muitos são os atrativos que nos levam ou deveriam levar a consumi-las.

O abacate, por exemplo, contém hidratos de carbono, gorduras e vitaminas A, B, D, E e leatina, além de sais minerais em sua polpa. Tem um sabor adocicado, levemente ácido e refrescante. Essa fruta contém grande quantidade de gordura vegetal, especialmente ácidos graxos monoinsaturados, responsáveis por eliminar lipoproteínas de alta densidade que mantém e acumulam colesterol. Em virtude disso, o abacate apresenta ação anticolesterol, promovendo a limpeza do sangue. Essa fruta, ainda, é uma fonte de proteína vegetal, auxuliando na formação das estruturas do corpo, participando do desenvolvimento e do crescimento corporal. Além dessas características, o abacate também exerce ação benéfica sobre o fígado, rins, aparelho digestivo e ajuda no combate ao reumatismo e artrite.

Já a uva, uma fruta que alimenta, desintoxica e regenera o sangue, é rica em vitaminas, proteínas, sais minerais e hidratos de carbono e água. Ela atua na reconstituição do sangue, estimulando a produção de glóbulos vermelhos. Reconstitui a glicemia, normalizando os estados de hipoglicemia, sem os efeitos prejudiciais do açúcar. Promove a diurese, eliminando as toxinas, principalmente causadas pela ação do açúcar branco, que é um acidificante do sangue. A uva também fortalece os rins e o coração.

A maçã, além de nutritiva, é rica em vitaminas e em pectina, que estimulam e regulam as funções orgânicas, desintoxicando e fortalecendo o organismo. Seu consumo diminui a taxa de colesterol, a formação de cálculos biliares e ajuda no processo de emagrecimento, pois o alto teor de potássio faz eliminar o sódio excedente e, consequentemente, o excesso d’água retida no corpo. O potássio é um elemento insubstituível na fisiologia do coração. A maçã evita a fixação de gorduras na parede arterial, evitando a arteriosclerose. Com isso, melhora a circulação sangüínea, reduzindo o trabalho cardíaco, prolongando a saúde do coração.

O mamão também é rico em hidratos de carbono, proteínas, fibras, vitaminas A, B1, B5, E, C, sais minerais, fósforo, cálcio, ferro e papaína (enzima da vitalidade e do fortalecimento do sistema imunológico). Esta fruta é excelente para repor as grandes perdas de energia.

A laranja é constituída de água, glicose, vitaminas A, B e C, ácidos cítricos, sais minerais, proteínas e fibras. Suas propriedades realimentam e regeneram as defesas orgânicas. Harmoniza o sistema digestivo. É diurética e age promovendo a limpeza do sangue.

O abacaxi é um alimento repleto de nutrientes como hidratos de carbonos, proteínas e lipídios, vitamina A e C, sódio, potássio, cálcio, ferro e fósforo. Esta fruta destaca-se pela presença de fibras e pectina que ajudam no funcionamento do sistema digestivo. Possui a função de dissolver as mucosidades e facilitar a digestão, devido à presença da enzima proteolítica.

E, por fim, a banana apresenta sabor doce, característica refrescante e propriedade neutra. Possui elevado teor de hidratos de carbono, vitaminas B1, B2, A e C, sais minerais, proteínas, gorduras e caroteno. Atua no sistema nervoso, nos músculos e no aparelho digestivo, eliminando radicais livres em excesso, fortalecendo as defesas do corpo e prevenindo as infecções pelo alto teor de potássio. Além disso, a banana promove o bom funcionamento do coração, evitando alterações no ritmo cardíaco e eliminando o excesso de sódio, que retém água e origina uma das formas de hipertensão arterial.


Rosana Fernandes

Título: Coma fruta!

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 2

767 

Imagem por: theseanster93

Comentários - Coma fruta!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: theseanster93

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios