Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > A fruta engorda?

A fruta engorda?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Comentários: 2
A fruta engorda?

A resposta a esta pergunta parece quase óbvia: tudo o que se ingere, à exceção da água, detém poder alimentício, portanto é suscetível de engordar. Naturalmente que há uns alimentos mais calóricos, como os doces e os fritos, e outros que fornecem menos calorias, nos quais se inclui a fruta. No entanto, em excesso, qualquer alimento pode ser responsável por um aumento de peso.

Para aferir acerca do “potencial de engorda” da fruta, é preciso avaliar os índices de doçura (as frutas variam bastante em termos de percentagem de açúcares) e as quantidades ingeridas. Uma fatia de melancia, por exemplo, é substancialmente menos calórica do que uma banana, já que contém uma grande porção de água na sua composição. O mesmo se aplica aos citrinos, aos morangos e às maçãs.

O recomendado para o comum dos adultos é o consumo médio de três peças de fruta por dia, com inclusão de um citrino. No entanto, o tomate, que também é uma fruta, e legumes, como a cenoura, ou vegetais de folhas verdes tenras, que têm menos calorias do que a fruta, também podem ser usados. Outra dica passa por incorporar nos snacks, para além da fruta fresca, um iogurte natural não açucarado, ou um magro, cenoura crua, queijo fresco magro e uma fatia de pão de centeio com nozes ou barrado com uma compota pouco doce.

A ideia dos snacks (mini-lanches) é não ficar muitas horas sem comer. A jornada alimentar deve compreender um bom pequeno-almoço, duas refeições “a sério” (com direito a sentar à mesa e utilizar faca e garfo), e dois ou três lanchinhos com poucas calorias. Beber um ou dois copos de água antes das refeições principais ajuda, de igual modo, a controlar o apetite.

Existem alguns mitos relacionados com a fruta. Um deles atribui ao ananás/abacaxi a convenientíssima propriedade de queimar gordura. Pois bem, não é verdade. Isso é apanágio unicamente do exercício físico. Outro diz que o sumo de fruta não engorda. Se a fruta tem açúcar, o sumo, vindo da fruta, tê-lo-á igualmente. Não obstante, diluindo esse sumo com água, ingere-se menos açúcar. O sumo que engorda menos é o de limão e o que mais anafa é o de laranja, cujas calorias são proporcionalmente idênticas às dos refrigerantes. Nestes últimos, porém, o teor de açúcares não é o único problema; os corantes, conservantes, aromatizantes e toda a espécie de aditivos tornam-nos nada saudáveis.

A ingestão de frutas é aconselhável no cardápio diário de toda a gente. Elas constituem fontes de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, não contendo praticamente gordura, e sendo de fácil digestão, ao mesmo tempo que favorecem a sensação de saciedade. Só é preciso ter em atenção que exagerar na fruta é passível de apresentar resultados semelhantes aos exageros nos doces. Entre as frutas com baixo valor calórico estão a maçã, pera, abacaxi, limão, caju e kiwi, e nas de valor calórico mais elevado figuram a banana, laranja, abacate e o coco.


Maria Bijóias

Título: A fruta engorda?

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

810 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Bruna antunesBruna antunes

    06-05-2011 às 22:04:37

    Nossa tenho uma fome imensa ,,,
    e estou fazendo dieta pis faço academia , procuro comer apenas coisas saudaveis, mas ñ me contento com o meu almoço , bom gostaria de saber se engorda muito comer pedaços de melancia ou então de abacaxi ....Na verdade ha minha vontade maior e nas frutas mesmo amo ...

    ¬ Responder
  • nelsinelsi

    11-01-2011 às 11:05:43

    astei e achei de grande importância as informações sobre alimentação saúdavel.

    ¬ Responder

Comentários - A fruta engorda?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios