Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Malditas aftas

Malditas aftas

Categoria: Saúde
Comentários: 3
Malditas aftas

São diversas as causas que podem levar ao aparecimento de aftas, como tal deve informar-se junto do seu médico, de modo a fazer um diagnóstico para proteger a sua boca. Além de serem inestéticas, são dolorosas e quando surgem pela primeira vez, a tendência é voltarem a reaparecer. Quem já as teve, sabe bem que estas ulcerações aftosas surgem sem avisar, de aspecto branco-amarelado, provocando uma sensação de ardor pouco simpático. Na maioria das vezes duram duas semanas e pouco há a fazer para atenuar esta durabilidade. Mas se durar mais de 14 dias, depois de fazer alguns tratamentos, é essencial consultar um dentista para lhe fazer um diagnóstico diferencial, onde será feita uma biopsia, que vai ser analisada por um laboratório de anatomia patológica. E quais os tratamentos que pode fazer? São todos simples. Além de dever fazer bochechos regulares com um anti-séptico, pode usar gel, gotas e comprimidos que se colam às aftas. A nível de medicamentos aposte nos corticóides, mas sempre com prescrição médica, não se auto-medique.

Mas porque é que as aftas surgem? Esta resposta não é assim tão linear, já que são diversos os motivos, como tal, deve fazer um diagnóstico exaustivo que lhe possibilite ir eliminando probabilidades. As causas mais usuais são alergias a determinados alimentos ou medicamentos, alterações hormonais, falta de vitamina B e até factores genéticos. Pode ainda surgir apenas como consequência de um traumatismo da mucosa, como por exemplo uma simples trinca ou quando nos aleijamos com algum alimento ou até mesmo com a escova de dentes durante a limpeza bucal.

Há alguns cuidados que pode ter para evitar o aparecimento das aftas, como por exemplo, tomar vitaminas que tenham o complexo B e não abusar no ananás, limão e nozes, já que estes despoletam as aftas, devido às características deste tipo de frutos. Eu sei que nem sempre é fácil controlar estas situações e quando menos espera lá está a maldita afta, mas não desespera e declare-lhe de imediato guerra, afinal é o seu bem-estar que está em causa.

Para terminar deixo-lhe uma curiosidade que nem eu sabia, as aftas ao contrário dos herpes não são contagiosos, por isso não se restrinja nos beijos ao seu parceiro se ele estiver com este problema, porque esta não é uma boa desculpa.

Catarina Guedes Duarte

Título: Malditas aftas

Autor: Catarina Guedes Duarte (todos os textos)

Visitas: 0

774 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Kizua UriasKizua

    12-08-2014 às 22:38:37

    É bastante incômodo mesmo. Essas aftas além de serem doloridas, deixam um aspecto, aparência feia em nós. É melhor ver porque elas estão surgindo e tentar um tratamento para eliminá-la.

    ¬ Responder
  • marina

    31-10-2013 às 22:30:32

    Gente eu sempre convivi com essas malditas aftas,já passei de tudo:bicabornato,bismujet,própolis,limão,sal,vinagre,etc...Mas graças ao nosso bom Deus fui em um médico alergista e ele me deu duas amostras grátis chamada MUD ORAL duas vezes ao dia,escovo bem os dentes e passo na hora de dormir e durante o dia passo mais vez.Eu estou no paraíso...não sofro mais com aftas!Ah!essa pomadinha não é caro não estava vendo pela internet é baratinho...eu uso MUD ORAL da eurofarma(não querendo fazer propaganda do laboratório)Mas quando eu comprar... vou comprar da mesminha não quero trocar nem o labotório...kkk Vale a pena experimentar!

    ¬ Responder
  • renato alberto diehl

    24-02-2013 às 08:53:20

    Acho que a foto, onde aparece uma moça com a tesoura como se fosse cortar a lingua,deveria ser retirada.O meu filho de 6 anos, acordou com uma afta e viu no Google a foto.Perguntou ele:"se eu cortar a lingua como a moça eu fico bom"

    ¬ Responder

Comentários - Malditas aftas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios