Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Eventos > Santos Populares

Santos Populares

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Eventos
Santos Populares

Quem não gosta de um bailarico, não tem costela Portuguesa. Se no Brasil temos Samba, em Portugal temos Santos Populares.
Esta é uma época única onde se sai á rua para dançar, comer e divertir.
Mas afinal o que são os Santos Populares? Os Santos (como também é conhecida) decorrem durante o mês de junho, onde se festejam 3 populares Santos. Santo António, São João e São Pedro.
Todos eles padroeiros, os Santos oferecem feriados municipais e cada zona do país defende o seu Santo com festas, procissões e arraiais.

O dia de Santo António é festejado a 13 de junho e é o Santo padroeiro de muitas cidades, em especial de Lisboa. Nesta data sai-se à rua para comer sardinhas assadas e dançar nos arraiais que se estendem pelas cidades. Diz-se que Santo António era casamenteiro, e em Lisboa existem mesmo as Noivas de Santo António.

Segue-se o São João, com o seu pequeno cordeiro. Festejado em outras tantas cidades, mas com festejos de arromba no Porto. Por aqui, mostra-se a moda dos martelinhos que “estalam” nas cabeças alheias. A dia 24 de junho, São João é festejado com euforia com arquinhos e balões de papel.

No dia 29 de junho festeja-se São Pedro. Sintra é um exemplo de cidade que abraçou este padroeiro. Com folia, sai-se mais uma vez á rua para festejar.
As quermesses são uma das tradições mais características, onde se compram papelinhos, que se tiverem número é digno de pequeno prémio.

Também as marchas populares desfilam nas avenidas e dão cor ás noites das cidades. Cantam-se quadras e defendem-se as bandeiras do seus bairros em cores coloridas e danças ensaiadas.

As organizações destas festas estão a cabo das Juntas de Freguesia e das Camaras, mas muitas vezes são as próprias pessoas e comercio local que organizam os arraiais de forma organizada e divertida.

Compram-se manjericos com quadras de todos os tipos e temas, mas são os de amor que mais convencem.

Quanto a gastronomias, é também característico. Sardinhas assadas (comida no pão que faz de prato), salada com pimentos, broa, caldo verde com chouriço (também ele muitas vezes assados na brasa) e vinho.

Quem nunca assistiu ás Festas dos Santos Populares, não pode perder arraiais tão procurados.


Carla Horta

Título: Santos Populares

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

668 

Comentários - Santos Populares

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Segurança
Raio Mata Três Pessoas No Brasil\"Rua
No dia 07 de novembro de 2014, três pessoas acabaram morrendo em decorrência de raios após as vítimas serem socorridas, mesmo depois de bastante tempo tentando reanimá-las.

Os três homens deram entrada no hospital com parada cardiorrespiratória e com muitas queimaduras. Esse incidente aconteceu na zona leste de São Paulo, as vitimas trabalhavam com ferro velho.

O Brasil é o país onde os raios estão mais presentes no mundo. São mais de 50 milhões de raios por ano. Esses raios atingem mais pessoas na zona rural, porém nas áreas urbanas ocorrem também só que com menos frequência.

Há pessoas que falam que raios não ocorrem duas vezes no mesmo lugar, mas isso é improvável, eles ocorrem sim! Tanto que nos últimos séculos, as tempestades aumentaram 90% por causa do aquecimento do planeta devido ao asfalto, que é uma das formas de poluição.

Alguns cuidados, nesses momentos, são importantes como: não ficar em área aberta, não usar o telefone e se vir uma tempestade, então permaneça no carro.

Os raios ocorrem no Brasil porque é um país tropical e de muito calor, por isso está em primeiro lugar em queda de raios. Nesse mesmo ano de 2014, um rapaz morreu usando o computador. Ele recebeu a eletricidade no momento em que o raio caiu na antena.

O estado de São Paulo lidera em quedas de raios. Um raio dura em média 1 segundo, e a queda de raios acontece por uma descarga elétrica que produz nuvens de chuva. Os relâmpagos ocorrem entre as nuvens e os raios pelo solo.

Algumas regiões tem tendência de cair mais raios, a descarga é visível a olho nu e é um fenômeno que produz um clarão. As mortes mais frequente são nas áreas urbanas, por isso não é seguro se proteger em baixo de árvores.

Pesquisar mais textos:

Gislene Santos Sousa

Título:Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Autor:Gislene Santos Sousa(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios