Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Eventos > História do Carnaval

História do Carnaval

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Eventos
Comentários: 1
História do Carnaval

Carnaval é uma festa popular bastante antiga, de origem grega, e realizada nos dias de hoje em algumas localidades ao redor do mundo. Existem festividades mais destacadas e noticiadas mundialmente, como o Carnaval do Rio de Janeiro, no Brasil, por exemplo. Essa festa teve origem na Grécia antiga, entre 600 e 500 a.C, com o intuito de agradecer aos deuses pela fertilidade do solo e o sucesso das colheitas. Mais tarde gregos e romanos passaram a tornar popular a realização de práticas sexuais e a ingestão de bebida alcoólica nas festas, gerando a posterior condenação dessa festividade pela Igreja católica.

Tempos depois a Igreja resolve aceitar essa comemoração, tornando-a mais artística e pondo ordem, evitando os excessos em relação ao sexo e à bebida. Nessa época, começaram a ser valorizados os desfiles e as construções de carros alegóricos.

A palavra carnaval tem sua origem na ideia de afastamento dos prazeres da carne, pois antecede o período de quarenta dias de quaresma, um período de jejum e privações. O carnaval é então calculado em quarenta dias antes da Páscoa. Portanto, é variável. Vem da expressão “carne vale”(adeus carne), originando a palavra carnaval. O carnaval dura três dias, sendo o principal a terça-feira, denominada terça-feira gorda, acabando na quarta-feira de cinzas, símbolo da efemeridade da vida. A festa de origem pagã acaba com a penitência e na dor que representava para a igreja católica a quarta-feira de cinzas.

No período do Renascimento foi introduzido o baile de máscaras com ricas fantasias e carros alegóricos. Aos poucos o Carnaval europeu, destacado pelos seus bailes e desfiles alegóricos, foram perdendo espaço. O carnaval Português era sinônimo de entrudo. Entrudo ou introdução era a festividade que ocorria em vários locais da Europa. Nela as brincadeiras, deboches às autoridades, aos costumes e à moralidade imperavam.

No Brasil o carnaval teve sua origem no entrudo português. A princípio suas brincadeiras perturbavam a ordem e foram proibidas durante o período do Brasil colonial. No entanto o entrudo continuava a existir como forma de divertimento popular.  Aos poucos o entrudo cedeu espaço às celebrações carnavalescas baseadas nas festas que aconteciam em Veneza e Paris, devido ao crescente destaque da burguesia, das óperas e dos teatros. Começaram a acontecer então, os bailes de máscaras brasileiros em teatros e salões e, aos poucos, o carnaval passou a sair dos salões para tomar espaço na rua.

Alguns personagens foram sendo incorporados ao carnaval brasileiro, como a presença do Rei Momo, o Arlequim e a Colombina, entre outros. No século XX surgiram os primeiros blocos carnavalescos, com cortejos de automóveis, organizando os desfiles de rua. As marchinhas de carnaval brasileiras ficaram famosas. E, em 1928, é fundada a primeira escola de samba brasileira, originando muitas outras que se organizavam em ligas, inicialmente nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. A partir daí começaram as competições anuais para constatar quais são as melhores escolas em alegria e beleza. O carnaval carioca é mundialmente conhecido por sua beleza e exuberância. Atualmente é mais do que uma brincadeira, é um trabalho artístico que envolve uma demanda muito grande de profissionais e foliões.

Entretanto no nordeste brasileiro a forte tendência da brincadeira na rua, dos desfiles ainda acontece e no estado da Bahia, a folia acontece por meio de trios elétricos e foliões que seguem seus blocos carnavalescos.


Rosana Fernandes

Título: História do Carnaval

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 0

657 

Imagem por: JucaFii

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãooliver

    06-04-2011 às 16:11:53

    odeio essa palhaça da foto.

    ¬ Responder

Comentários - História do Carnaval

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os benefícios do piso laminado

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Materiais Construção
Os benefícios do piso laminado\"Rua
Ao se realizar uma obra, ou na renovação de ambientes, há sempre muitas opções de técnicas e tecnologias de construção civil, arquitetura e decoração a serem escolhidas da forma mais adequada ao resultado que se espera. O piso adequado ao ambiente que se está construindo ou reformando é uma questão bastante relevante para o sucesso do empreendimento e para o bem-estar dos usuários.

Os tipos de pavimentos ou assoalhos ou revestimentos são diversificados e para cada tipo de ambiente, construção e gosto pessoal há um mais adequado. Pelos inúmeros benefícios que tem apresentado, o piso laminado tem sido bastante escolhido como revestimento nos ambientes modernos. Ele é composto por quatro camadas, feitas de fibras de madeira de alta densidade, lâminas de celulose, lâminas decorativas e filme cristalino de celulose, colados diretamente ao chão. Essa composição garante estabilidade, beleza, resistência, facilitando a limpeza. Somente com estes argumentos já se pode notar as vantagens desse tipo de piso, contudo ainda existem outras.

Os pisos laminados custam menos que os pisos de madeira, seu substrato é ecologicamente correto, já que as madeiras utilizadas na composição desse piso provêm de florestas certificadas e possui fácil instalação, sem a necessidade de pregá-lo ao chão. Além disso, os pisos laminados não precisam de envernizamento como os pisos de madeira que causam mau cheiro e sujeira. Os pisos laminados são mais resistentes que os pisos de madeira devido a sua alta pressão. A superfície dos pisos laminados de alto tráfego contém papel decorativo que garante diversas possibilidades de estampas e combinações.

Existem, portanto, dois tipos distintos de pisos laminados. Os pisos laminados de madeira têm em sua composição madeira natural e são revestidos com verniz. São indicados para ambientes residenciais e menos movimentados. Os pisos laminados de alto tráfego são compostos por madeiras de alta densidade cobertas por papel decorativo. São mais resistentes e, em virtude disso, indicados para ambientes de grande circulação. Podem estar em ambientes residenciais, porém para ambientes comerciais é o ideal.

Os pisos laminados são resistentes à luz do sol, a riscos e a manchas. São práticos devido à diversificada opção de padrões e funcionais devido à facilidade de limpá-lo. Acomodam-se perfeitamente em qualquer ambiente, proporcionando fácil decoração. Entretanto, medidas para mantê-lo em bom estado por mais tempo (apesar da sua alta durabilidade) devem ser tomadas. Colocar proteção na entrada das portas evita a instalação de sujeira e pedras. Forrar móveis e peças decorativas, que entrem em contato com o piso, é recomendado, a fim de não marcá-lo. Esses forros podem ser feitos com tecidos felpudos ou recortes em feltro. Forrar os móveis ao movimentá-los é apropriado para não riscar o piso. Salto alto fino com base metálica também marca esse tipo de piso. Evitar molhar em demasia o piso é necessário, pois caso contrário pode haver o inchamento do piso. Deve-se mantê-lo sempre seco.

Esse tipo de piso também tem a vantagem de não carregar cupins, contudo é preciso verificar as condições de presença desses insetos. Ambientes com cupins requerem a desintetização prévia.

Pesquisar mais textos:

Rosana Fernandes

Título:Os benefícios do piso laminado

Autor:Rosana Fernandes(todos os textos)

Imagem por: JucaFii

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    12-05-2014 às 12:45:43

    O piso laminado é muito bom, sua durabilidade é de quase 40 anos e são mais fáceis de manter.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • silvana 22-02-2014 às 18:17:44

    o piso laminada tem durabilidade de quantos anosposso passar pano umido no piso loaminado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios