Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Desporto > Manual de aquecimento

Manual de aquecimento

Categoria: Desporto
Comentários: 1
Manual de aquecimento

O aquecimento é uma peça muito importante antes de iniciar qualquer tipo de actividade física, pois este funciona como um activador do corpo humano e é fundamental para prevenir muitas lesões. Embora não elimine o risco de as contrair reduz o mesmo consideravelmente, este facto deve-se a os músculos humanos funcionarem como elásticos que se esticados repentinamente rebentam facilmente, mas caso sejam trabalhados e activados previamente esticam bastante. Daqui se verifica a importância extrema de fazer um aquecimento antes de qualquer tipo de exercício físico, contudo o aquecimento a fazer para jogar futebol ou para ginástica não é o mesmo como é natural, aqui reside outro facto importante, o referido anteriormente deve ser efectuado de acordo com aquilo que se vai efectuar ou como o propósito que é efectuado.

Assim todo o aquecimento de qualquer modalidade deve iniciar-se por um corrida ligeira. De cerca de sete a quinze minutos para activar os músculos sem grandes esforços e para não forçar os músculos ainda frios, após terminada esta primeira parte devem ser efectuados alguns alongamentos, ligeiros sem insistências e sem forçar qualquer músculo pois o processo ainda se encontra no inicio, recomenda-se que passe minimamente por todas as articulações pois são zonas vulneráveis e que facilmente podem contrair lesões com um simples esforço da forma menos correcta, terminada esta primeira parte, iniciam-se alguns exercícios mais específicos para cada parte do corpo para activar o mesmo, como corrida lateral, bater pés atrás, joelhos no peito, rodar braços e pescoço entre outros, por forma a garantir que todos os músculos se encontram em condições de iniciar a actividade desportiva sem grande risco de facilmente contraírem lesões, que podem ser muito complicadas de curar. Seguidamente procedem-se a alguns alongamentos já mais profundos e agora já mais rebuscados pois o corpo já está preparado para iniciar a actividade. Por fim, o aquecimento deve incidir sobre exercícios específicos ao tipo de desporto que se pratica, isto é, vamos imaginar no futebol, o atleta deve fazer exercícios de contacto com a bola, no sentido de os pés se adaptarem aos movimentos mais comuns do jogo e mesmo aos mais bruscos como o remate no caso do futebol. Dado isto está completo o aquecimento.

Um bom aquecimento pode demorar algum tempo mas uma lesão contraída por falta de aquecimento, por exemplo uma ruptura de um tendão pode demorar meses a voltar ao normal e por vezes podem ser necessárias intervenções cirúrgicas.

Vitor Costa

Título: Manual de aquecimento

Autor: Vitor Costa (todos os textos)

Visitas: 0

789 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoZé duarte

    18-04-2014 às 10:44:36

    Muito prático e interessante este texto referente ao manual de aquecimento , para mim fez todo o sentido

    ¬ Responder

Comentários - Manual de aquecimento

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios