Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Grãos e cereais

Grãos e cereais

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 18
Comentários: 2
Grãos e cereais

São pequenos alimentos que produzem um grande efeito e benéfico no nosso organismo. Os grãos e os cereais estão presentes nas nossas refeições diariamente. Elas saciam a nossa fome e fornecem a energia que tanto precisamos durante o dia. São ótimas fontes de fibras e outras variedades de nutrientes, mas devem ser consumidas acompanhadas de outros alimentos, como legumes e carnes magras, para que a refeição se torne mais completa e benéfica para o corpo.

As saborosas castanhas que costumamos consumir muito na época das festas de finas de ano fazem parte do grupo das aleaginosas, são ricas em gorduras poli-insaturadas e protegem o coração, além de combater o colesterol ruim. Os nutricionistas recomendam apenas duas unidades das aleaginosas por dia, pois elas são hipercalóricas. Se consumidas em excesso pode aumentar muito a ingestão calórica diária, comprometendo a manutenção de peso do individuo.

Nas refeições principais, combine os grãos, cereais, legumes, verdura e carne. E deixe as aleaginosas para um lanchinho rápido à tarde. O arroz é carboidrato que sacia a fome e da energia. O arroz polido (branco) é o mais comum no Brasil representa cerca de 80% do consumo total. Ele não é muito nutritivo, por isso precisa ser acompanhado de alimentos ricos em vitaminas e minerais, como os legumes. O arroz integral é rico é vitamina E, e do complexo B. assim como o arroz branco, possui fósforo magnésio, ferro e zinco. Grande parte de seu peso é composto por carboidratos e por isso é bastante energético. É ótimo para saciar a fome, ele libera energia aos poucos no nosso organismo.

O arroz é recomendado em casos de diarréia e pressão alta. Existem vários tipos de arroz como o integral, que possuía película que dá a cor escura aos grãos e que também é responsável por conserva os nutrientes. É rico em fibras o arroz polido, é o arroz branco, que é o mais comum na mesa dos brasileiros. Os grãos são polidos por meio de atrito em máquinas e por isso perde grade quantidade das propriedades nutritivas. O arroz parboilizado, são grãos com cascas, são aquecidos em água e depois descascados. Não há grande perda de nutrientes como no arroz polido.

O amendoim renova a pele e beleza dos cabelos é uma das aleaginosas mais populares, são consumidos crus, tostada e principalmente em doces como pé de moleque e paçoca. Somos acostumados com o amendoim desde crianças, o que é bom, pois ele é um alimento extremamente nutritivo, possuem carboidratos, proteínas, gordura, vitaminas e minerais. Por ser muito calórico, deve ser consumido com moderação. Uma colher de sopa cheia por dia já é o suficiente para proporcionar ao nosso organismo grande parte dos nutrientes que ele necessita. Entre todas as aleaginosas, é o amendoim que oferece maior quantidade de proteínas. Suas gorduras são constituídas de ácidos graxos, ótimos para a renovação da pele, espantam as rugas e é fontes de energia par o coração.


Waldiney Melo

Título: Grãos e cereais

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 18

781 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • julia juliao

    03-03-2013 às 05:08:21

    gostei muito era mesmo o que eu precisava saber , isso vai mudar a minha rotina

    ¬ Responder
  • JULIANAJULIANA

    28-10-2009 às 17:10:31

    Muito bom...Era o que eu precisava..

    ¬ Responder

Comentários - Grãos e cereais

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios