Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Males do cigarro - Leia antes que seja tarde demais

Males do cigarro - Leia antes que seja tarde demais

Categoria: Saúde
Males do cigarro - Leia antes que seja tarde demais

Para muita gente a idéia de ficar longe de um maço de cigarros já é motivo para ela se sentir angustiada, tensa e deprimida.

O tabaco causa mais dependência do que se imagina em muitas pessoas e muitas vezes as pessoas viciadas no fumo acham que o cigarro não irá causar tantos males assim a saúde.

Mas os males do cigarro são bem maiores do que se imagina.

Apesar das campanhas veiculadas na televisão alertando sobre os malefícios do cigarro,muitos acham um charme portar um cigarro entre os dedos e soltar fumaça pela boca.

Porém foi comprovado que o vício em fumar cigarros pode causar mais de 50 tipos diferentes de doenças prejudicando enormemente o coração e o sistema circulatório,causando cânceres especialmente o câncer de pulmão e afetando o sistema respiratório.

Um estudo realizado comprovou que para cada tragada que a pessoa dá num cigarro,cerca de 4700 substâncias tóxicas são inaladas e levadas para dentro do organismo,o que a longo prazo pode causar várias doenças graves.

A nicotina presente no cigarro é uma substância que causa grande dependência no usuário e por isso muitas pessoas que fumam acham muito difícil largar o vício de fumar pois ela causa alterações no organismo,se a pessoa deixa de fumar ela já sente vários sintomas físicos como ansiedade e angústia.

Além disso a nicotina é metabolizada pelo fígado, o que pode causar o câncer de fígado

O monóxido de carbono é outra substância presente no cigarro e é responsável pela redução de oxigenação sanguínea no organismo,a consequência disso é que uma pessoa que esteja habituada a fumar todos os dias, se ficar um tempo sem fumar sente dores de cabeça porque quando a pessoa não fuma por um tempo, o nível de oxigênio volta ao normal e como o corpo da pessoa está desacostumado com oxigênio voltando ao nível normal desenvolve o sintoma das dores de cabeça.

Mas a pior substância contida no cigarro é mesmo o alcatrão.

O alcatrão possue em sua composição vários elementos altamente cancerígenos como chumbo, arsênio e outros e essa substância por si só pode causar câncer na laringe, boca e estômago.

Um dos orgãos mais prejudicados pelo hábito de fumar sem dúvida é o coração, pessoas que fumam regularmente tem muito mais chances de ter um infarto pois a nicotina age de tal maneira que o organismo passa a absorver mais colesterol, que é um dos grandes vilões quando falamos sobre doenças do coração.

Sem contar que ao tragar um cigarro, nossa pressão arterial sobe e a frequência cardíaca também aumenta.

Além disso todos sabem que o hábito do fumo acaba com a saúde dos dentes do fumante,e envelhece precocemente a pessoa.

Com tantos malefícios e danos a saúde,todos os fumantes deveriam pensar muito antes de acender um cigarro novamente, caso a pessoa já seja dependente a melhor saída é procurar ajuda especializada


Nilson Empreendedor

Título: Males do cigarro - Leia antes que seja tarde demais

Autor: Nilson Empreendedor (todos os textos)

Visitas: 0

773 

Comentários - Males do cigarro - Leia antes que seja tarde demais

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios