Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Veja quais são os sintomas da depressão

Veja quais são os sintomas da depressão

Categoria: Saúde
Visitas: 36
Comentários: 1
Veja quais são os sintomas da depressão

Em alguns casos, o sentimento de tristeza e desânimo podem ser os sintomas mais comuns da depressão. Além disso, a depressão também pode apresentar alguns sintomas que a pessoa não é capaz de identificar, como por exemplo: dores nas costas e prisão de ventre. Portanto, conheça os outros tipos de sintomas da depressão e, se eles permanecerem por mais de duas semanas, é recomendável que você procure ajuda médica para que o quadro não evolua.

1 – Organismo desregulado: A depressão pode fazer com que você sinta mais ou menos apetite. Além disso, ela também pode provocar dores de cabeça, prisão de ventre, dor nas costas ou no estômago, sem motivo e que não melhoram com o uso de medicamentos. Suor excessivo, palpitações e tremor são outros sintomas comuns.

2 – Pensamentos ruins: Geralmente, as pessoas que sofrem com a depressão têm pensamentos e ideias, negativas e insistentes. Elas sabem que tais pensamentos não tem fundamento, mas mesmo assim não conseguem se livrar deles.

3 – Falta de desejo sexual: Essa vontade diminui. E também, a pessoa perde o interesse por coisas que antes eram agradáveis, como por exemplo: passear com os amigos, ler livros, assistir programas de TV.

4 – Manias estranhas: Entre os sintomas ocultos da depressão está o TOC, transtorno obsessivo-compulsivo, que é uma doença que faz com que a pessoa, por exemplo, confira portas e janelas várias vezes seguidas ou acha que pode causar algum mal a si mesma ou a outra pessoa.

5 – Falta de concentração: Você tem dificuldade em se concentrar na leitura? Então fique atento, pois este pode ser outro sinal da depressão. A falta de concentração é mais comum em pessoas mais velhas. A insônia também é um sintoma comum nos deprimidos.

6 – Beleza escondida: A depressão pode prejudicar até mesmo nossa aparência. Apresentar pele envelhecida, boca amarga, olheiras, unhas fracas, cabelos frágeis e sem vida, tudo isso pode ocorrer com quem sofre com a depressão.

7 – Sentimentos adormecidos – Muitas vezes, o paciente pode se sentir incapaz de ter sensações ou sentimentos, sendo eles positivos ou negativos. Além disso, é comum que essas pessoas relembrem coisas do passado e comecem a sentir culpa ou arrependimento. Alguns problemas que anteriormente eram resolvidos com facilidade, agora se tornaram obstáculos difíceis e pesados.

Por fim, no Brasil, existem os Centros de Atenção Psicossocial (Caps). O Caps oferece um serviço gratuito em que o paciente pode fazer uma avaliação e começar o tratamento com psiquiatras e outros especialistas. Portanto, para obter mais informações, ligue para 0800-611997 ou acesse o site oficial.


Rua Direita

Título: Veja quais são os sintomas da depressão

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 36

730 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Wallace RandalWallace Randal

    14-09-2012 às 18:09:58

    Obrigado pelas dicas! Muito esclarecedor seu texto. Todos nós passamos por momentos ruins, mas não podemos nos deixar abater pelas coisas difíceis da vida. São tantas as maravilhas do mundo, aproveita-las é nosso dever e direito. Depressão é um mal terrível e pode afetar a vida de uma pessoa em vários níveis, desde a vida pessoal até a profissional. Não de pode deixar ser dominado, por isso é importante fazer o tratamento certo.

    ¬ Responder

Comentários - Veja quais são os sintomas da depressão

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios