Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Aprenda a relaxar

Aprenda a relaxar

Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 1
Aprenda a relaxar

Cada pessoa reage de maneira diferente ao stress, havendo situações que para uns são angustiantes e para outros, pelo contrário, perfeitamente suportáveis. O grau de suportabilidade do stress é pessoal e pode variar ao longo da vida. Existem agentes físicos stressantes, como os horários nocturnos, más posturas, esforços físicos violentos, ruído, temperaturas extremas e vibrações, e também factores psíquicos e emocionais: exames, competição com colegas, desafios, injustiças, divórcio, mudanças e obras em casa, discussões, entre muitos outros.

O stress é um dos piores inimigos da mulher. O cansaço acumulado irrita, altera a fisionomia, interfere na beleza do corpo, das unhas, do cabelo… Portanto, afigura-se muito útil lutar contra ele, começando por mudar alguns hábitos.

Por exemplo, começar a dormir bem (pelo menos oito horas por noite) e, se possível, fazer uma sesta de 20 minutos. Alimentar-se com inteligência, comendo devagar e de forma variada. Não se deve saltar refeições por falta de tempo nem abusar dos doces, que provocam uma sensação agradável mas pouco duradoura. Uma vez que o stress produz energia de sobra, estimulantes como café, chá, chocolate, álcool e tabaco ficam de parte.

É fundamental aprender a relaxar, controlando a respiração (inspirar pelo nariz e expirar pela boca) e concentrando-se em imagens aprazíveis: paisagens bonitas, recordações alegres da infância, …

Outro dos segredos é procurar o lado positivo da vida, numa busca incessante do optimismo. O riso é o melhor aliado para vencer a tensão. Aceitar os próprios erros e rir-se de si mesma é um remédio infalível.

Uma hora de exercício por dia ajuda a libertar a adrenalina e limpa a mente: andar de bicicleta, fazer natação, corrida, artes marciais em boa companhia, ou optar por danças de salão, caminhadas, golfe, yoga ou tai-chi.

Guardar os sentimentos serve apenas para explodir mais tarde. Ter a capacidade de transmitir as emoções reduz substancialmente o sofrimento.

Dedicar tempo aos hobbies, concentrando a energia numa actividade que produza prazer pode reduzir o stress.

Saber quais as fontes indutoras do stress é essencial para compreender a sua origem e organizar o dia. Há que escrever num papel os objectivos para a jornada e o modo de os alcançar.

Aceitar as próprias limitações, aprendendo a dizer «não» quando a superação é evidente significa optar pela qualidade de vida em detrimento da quantidade de trabalho. Não é sensato criar mais obrigações do que as necessárias!

Por fim, é preciso equilibrar o imenso desgaste físico que o stress gera com uma dieta rica em vitaminas e minerais: potássio (presente nas frutas e verduras), vitamina B5 (levedura da cerveja, legumes e produtos de origem animal – carne, peixe, fiado, lácteos e ovos), vitamina B6 (cereais integrais, fígado, nozes e vegetais frescos), vitamina C (citrinos e vegetais de cor), zinco (carne, marisco, legumes, cereais integrais e frutos secos) e magnésio (vegetais verdes, chocolate, frutos secos e cereais integrais).

Há ainda infusões relaxantes, como flor de tília, de laranjeira, limoeiro ou cidreira. A aromaterapia, com essências sedativas no banho, como a lavanda, laranja, melissa e salva produz o mesmo efeito.



Maria Bijóias

Título: Aprenda a relaxar

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 2

800 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Sofia NunesSofia Nunes

    15-09-2012 às 21:16:48

    Concordo com a ideia. Aprender a relaxar é essencial. É que relaxar não é sentarmo-nos à frente da televisão a roer as unhas face ao anúncio de novas medidas de austeridade. Relaxar é um momento preferencialmente pessoal, no qual o objetivo é livrarmo-nos de todas as tensões acumuladas ao longo do dia. Mas relaxar também não é fazer exercício. Pode, isso sim, vir a seguir ao exercício. Bastam quinze minutos a ouvir umas músicas relaxantes.

    ¬ Responder

Comentários - Aprenda a relaxar

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios