Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > A Poluição Afecta O Fígado

A Poluição Afecta O Fígado

Categoria: Saúde
A Poluição Afecta O Fígado

A poluição constitui um tema estafado, apesar de sempre, e cada vez mais, actual a que muitos já fecham os ouvidos e a respeito do qual outros tentam esgrimir os seus melhores argumentos no sentido de arranjar justificações para integrar este problema mundial num contexto de inevitabilidade cerrado. A questão é que as descobertas acerca dos efeitos nocivos da poluição apontam para uma assustador alargamento dos domínios de tal acção perniciosa. De facto, a poluição já não se restringe a rios, mares e atmosfera; na actualidade, sabe-se que os próprios órgãos internos do ser humano (e animais) apresentam consequências nefastas da exposição a insecticidas (como o heptacloro, a aldrina, o clordano, …), fungicidas, pesticidas, e outros produtos e compostos (como as dioxinas e o furano) decorrentes de processos de combustão.

Há estudos que revelam, inequivocamente, a co-responsabilidade dos poluentes no aumento do número de casos de doenças no fígado. Efectivamente, o abuso de álcool, a hepatite viral, a obesidade e a diabetes deixaram de estar sós no ranking das principais causas das cerca de 90 formas de patologia hepática, que incluem a hepatite, a cirrose, o fígado gordo e mesmo o cancro: a poluição ambiental tem vindo a demonstrar um importante papel no aparecimento de enfermidades passíveis de comprometer a função hepática.

Na realidade, os poluentes orgânicos persistentes (POP) têm sido, de maneira crescente, objecto de preocupação por parte da comunidade internacional, que estatuiu algumas medidas de controlo, tendo em conta as características dos POP que os tornam uma ameaça para a saúde mundial.

Os POP, geralmente ligados ao fabrico e utilização de compostos químicos, são pouco solúveis em água, mas apresentam um alto grau de solubilidade lipídica, o que acarreta a sua acumulação nos tecidos adiposos. Isto, a par do longo tempo que os POP permanecem no Ambiente antes de serem degradados em compostos mais simples (os POP são resistentes à degradação química, fotolítica e biológica), multiplica as probabilidades de virem a ser integrados na cadeia alimentar. Por outro lado, a semi-volatilidade dos POP fautoriza o seu transporte aéreo para distâncias longuíssimas, de modo que podem ser encontrados em todo o mundo, inclusive em sítios onde nunca foram fabricados ou manuseados.

À semelhança do que acontece com outros poluentes, não é fácil imputar directamente a etimologia de uma doença a um composto categorizado como POP. Ainda mais porque, normalmente, eles estão em associações e não como um único composto. Não obstante, os custos elevados e a fraca divulgação têm contribuído para que as alternativas existentes (que colmatariam as restrições impostas) não tenham, por enquanto, um uso universalizado.

A exposição das pessoas aos POP pode dar-se através da alimentação, de acidentes e da poluição ambiental. A agricultura e a manipulação de resíduos são actividades de alto risco. Paralelamente, condições de trabalho inadequadas, ausência de formação e manipulação de equipamento desajustado promovem maior risco de exposição dos trabalhadores da indústria química.



Maria Bijóias

Título: A Poluição Afecta O Fígado

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

631 

Comentários - A Poluição Afecta O Fígado

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios