Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Energias Renováveis > Como funciona o efeito fotovoltaico

Como funciona o efeito fotovoltaico

Como funciona o efeito fotovoltaico

A radiação que vem do sol acontece devido à conversão dos núcleos de hidrogênio em hélio. Esta conversão gera uma perda de massa, de cerca de 4000kg, segundo os estudo de R. Aldabó . De acordo com a famosa equação de Einstein (E=mc²), esta massa é convertida em energia, e o resultado é aproximadamente 3,6.10^20 (elevado à 20). Ou seja, esta energia estará disponível de forma constante por milhares de anos, pronta para ser aproveitada.

Mas a camada de ozônio absorve grande parte. Mas mesmo o que não é absorvido é o bastante para que toda a população do mundo possa consumir (a taxa de consumo mundo está além de 15 terawatts, de acordo com a Statistical Review of World Energy, em 2010). Nesta perspetiva, o estudo, pesquisa e desenvolvimento de células solares não só é viável, como também uma ótima oportunidade de desenvolvimento de mercado e de evolução no quesito ambiental. A eficiência, além de depender da forma e do tipo de fabricação, depende também da incidência do sol. Países tropicais (como o Brasil) então, tem uma vantagem natural e pode, com o devido investimento, se tornar um polo no setor.




O efeito fotovoltaico é baseado na maneira que os fótons interagem com os semicondutores, que excitam os elétrons e os tiras de suas lacunas. O movimento desses elétrons é o que gera a corrente ou fluxo elétrico, sendo aproveitado como energia. Nas últimas décadas, a tecnologia de células solares tem sido dominada por dispositivos em que a junção é feita com materiais inorgânicos em estado sólido, geralmente formas dopadas de silício cristalino ou amorfo, bem como lucrado da experiência e disponibilidade destes materiais resultantes da indústria de semicondutores.

A base para a fabricação das células solares implica em sua eficiência (como dito acima), logo, o crescimento nesta área faz parte do presente. Materiais estruturados na escala nanométrica e que proporcionem propriedades convenientes e baratas são foco das atuais pesquisas. Os resultados obtidos por tais pesquisas estão convergindo para o futuro das células solares, as comumente chamadas células fotoeletroquímicas, que utilizam da luz do sol para fornecer energia à reações químicas, proporcionando a transformação e criação em massa de vários produtos (por exemplo, a geração de combustível hidrogênio a partir da água).
Para mais informações sobre o assunto, procure em livros ou artigos relacionados ao tema nas bibliotecas ou internet.

Wallace Randal

Título: Como funciona o efeito fotovoltaico

Autor: Wallace Randal (todos os textos)

Visitas: 0

676 

Comentários - Como funciona o efeito fotovoltaico

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Segurança
Raio Mata Três Pessoas No Brasil\"Rua
No dia 07 de novembro de 2014, três pessoas acabaram morrendo em decorrência de raios após as vítimas serem socorridas, mesmo depois de bastante tempo tentando reanimá-las.

Os três homens deram entrada no hospital com parada cardiorrespiratória e com muitas queimaduras. Esse incidente aconteceu na zona leste de São Paulo, as vitimas trabalhavam com ferro velho.

O Brasil é o país onde os raios estão mais presentes no mundo. São mais de 50 milhões de raios por ano. Esses raios atingem mais pessoas na zona rural, porém nas áreas urbanas ocorrem também só que com menos frequência.

Há pessoas que falam que raios não ocorrem duas vezes no mesmo lugar, mas isso é improvável, eles ocorrem sim! Tanto que nos últimos séculos, as tempestades aumentaram 90% por causa do aquecimento do planeta devido ao asfalto, que é uma das formas de poluição.

Alguns cuidados, nesses momentos, são importantes como: não ficar em área aberta, não usar o telefone e se vir uma tempestade, então permaneça no carro.

Os raios ocorrem no Brasil porque é um país tropical e de muito calor, por isso está em primeiro lugar em queda de raios. Nesse mesmo ano de 2014, um rapaz morreu usando o computador. Ele recebeu a eletricidade no momento em que o raio caiu na antena.

O estado de São Paulo lidera em quedas de raios. Um raio dura em média 1 segundo, e a queda de raios acontece por uma descarga elétrica que produz nuvens de chuva. Os relâmpagos ocorrem entre as nuvens e os raios pelo solo.

Algumas regiões tem tendência de cair mais raios, a descarga é visível a olho nu e é um fenômeno que produz um clarão. As mortes mais frequente são nas áreas urbanas, por isso não é seguro se proteger em baixo de árvores.

Pesquisar mais textos:

Gislene Santos Sousa

Título:Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Autor:Gislene Santos Sousa(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios