Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Desporto > O desporto e a tecnologia

O desporto e a tecnologia

Categoria: Desporto
Visitas: 38
Comentários: 3
O desporto e a tecnologia

A tecnologia é um recurso em constante evolução que está aliado a todas as actividades proporcionando cada vez mais um maior bem-estar e uma maior utilidade, das diversas actividades que desenvolvemos. O desporto não foge à regra, a tecnologia está cada vez mais aliada ao mesmo proporcionando quer novas actividades quer um melhoramento das já existentes e até mesmo permitindo inovar despertando por vezes interesse em actividades que se foram perdendo, e sendo substituídas, no tempo.

Actividades desportivas como o paintball, não eram possíveis à uns tempos atrás pois não se conhecia tecnologia que permitisse reunir todas as condições inerentes ao jogo, desde as armas, às munições e até mesmo ao equipamento de protecção, foi a tecnologia que permitiu o surgimento desta pratica, trata-se pois de uma prática nova introduzida pela mesma.

Contudo, se pensarmos em desportos em cujo desenvolvimento tecnológico permitiu a obtenção de melhores resultados a nível das classificações, ou seja, uma melhor avaliação por parte dos juízes, como é o caso do “photo finish”, que permite que não haja enganos na classificação de atletas nas provas de atletismos, por exemplo. Aqui temos um melhoramento a nível da veracidade desportiva, contudo podemos ainda reparar em melhoramentos a nível na capacidade de obter resultados por métodos de treino que desenvolvem a capacidade dos atletas, como manipulação genética ou estudo das faculdades do sujeito para analisar os pontos a melhorar e criar planos de treino específicos, temos o exemplo dos treinos em altitude que melhorar a resistência física, pois o corpo encontra-se sujeito a menos oxigénio e produz melhores resultados quando tem o oxigénio normal, pois adapta-se a fazer o mesmo esforço consumindo menos.

A tecnologia e o desporto juntos podem produzir resultados muito interessantes, quer sob o ponto de vista do melhoramento daquilo que já existe neste campo, quer sob o ponto de vista da criação de novas actividades, quer do ponto de vista da investigação, todos estes processos produzem resultados muito interessantes quer da óptica do desportista e todo o meio envolvente, quer da óptica do público em geral.

Vitor Costa

Título: O desporto e a tecnologia

Autor: Vitor Costa (todos os textos)

Visitas: 38

762 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Kizua UriasKizua

    07-10-2014 às 12:11:24

    Vejo que a tecnologia trouxe grandes, infinitos benefícios para o mundo em todos os setores, inclusive, o desporto. Fato é por conta de muitas atividades até então melhoraram e outras passaram a existir, graças à ela. Uma excelente evolução e utilidade para a vida do ser humano.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãomaria faria

    16-09-2009 às 15:28:14

    gostei estou a pensar fazer a minha Pat acerca deste assunto pois esta em constante evolução

    ¬ Responder
  • Tiago ReisTiago Reis

    11-05-2012 às 18:10:41

    Maria, eu também estou a fazer a minha PAT sobre este tema, será que me poderia fornecer alguns dados ? Obrigado

    ¬ Responder

Comentários - O desporto e a tecnologia

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios