Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Desporto > Exercite músculos e cérebro!

Exercite músculos e cérebro!

Categoria: Desporto
Comentários: 1
Exercite músculos e cérebro!

A orientação, indispensável a qualquer deslocação, nomeadamente em sítios que não conhecemos, é utilizada para desafios desportivos há mais de cem anos.

O Natal foi, verdadeiramente, o começo de tudo. Quando Cristo nasceu, os Reis Magos protagonizaram uma das mais afamadas provas de orientação da História. Dezanove séculos mais tarde, por causas e suposições diferentes, Major Killander, sueco, mentor da orientação como desporto, resolveu aproveitar o tempo dispendido na actividade física para ocupar, de igual modo, a mente. A orientação na Escandinávia alcançou uma popularidade tão grande que em 1942 integrava já os currículos escolares. Há ainda países que a adoptaram por lhe reconhecerem importância no treino das suas Forças Armadas.

A orientação é um desporto individual cujo propósito assenta em utilizar o menor tempo possível para percorrer uma determinada distância em terreno variado e incógnito, sendo que o atleta é obrigado a passar por alguns pontos, denominados postos de controlo ou balizas, que constam do mapa que lhe é facultado. Os desportistas desta modalidade vêem-se na iminência de juntar à boa forma física um imenso dinamismo mental, pois necessitam de interpretar mapas e tomar decisões relativamente à escolha de percursos ou da própria táctica a empregar na corrida.

A passagem pelos postos de controlo é validada através da perfuração de um cartão com um agrafador ou alicate com padrão próprio e distinto. Actualmente, recorre-se mais a um chip de identificação do concorrente.

Embora não haja uma “farda” oficial, é recomendável usar indumentárias práticas e apropriadas ao local e uma bússola. Sim, porque isto de “ficar sem norte” não é aconselhável em situação nenhuma, e muito menos no meio do desconhecido…!

Existem várias disciplinas de orientação. A mais usual é a pedestre, mas a federação internacional admite também a orientação em BTT (bicicletas todo-o-terreno), em esqui e o trail orienteering (em cadeira de rodas). Em certas nações têm, igualmente, lugar provas de orientação a cavalo e em canoa, para além de outras vertentes. Seja como for, não são permitidos veículos motorizados. Qualquer prova pode ser individual e de estafetas ou revezamentos.

Apesar de, vulgarmente, se escolherem áreas florestais, a orientação pode ser praticada em montanhas, parques de cidades, zonas edificadas e em meios aquáticos e subaquáticos. O investimento em equipamento é quase nulo, sendo apenas preciso procurar um clube da especialidade a fim de aprender técnicas de interpretação dos mapas.

É relativamente fácil e barato organizar uma prova de orientação, de dia ou de noite. O que realmente interessa é pôr a trabalhar o corpo e o intelecto em uníssono para os desenvolver e não ficar “às escuras” em termos de direcção. Entusiasme-se!



Maria Bijóias

Título: Exercite músculos e cérebro!

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

805 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    02-07-2014 às 01:16:58

    Exercitar o músculo e o cérebro devem fazer parte de nossa vida em qualquer período de tempo. A falta deles nos mantêm estagnados, atrofiados. Como amo mexer com meu corpo e meus neurônios....hehe

    ¬ Responder

Comentários - Exercite músculos e cérebro!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios