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Coordene os movimentos dentro da água

Categoria: Desporto
Visitas: 6
Coordene os movimentos dentro da água

A natação é um dos desportos mais concorridos. Normalmente, os pais fazem questão de inscrever as suas crianças, ainda em idade pré-escolar.

Consubstancia, sem dúvida, uma fonte de genuíno prazer e imprime uma agradável sensação de intensa liberdade. Flutuar na água, por exemplo, é uma experiência deliciosa.

Não obstante, para se conseguir avançar para um processo de aprendizagem, há que vencer algumas barreiras, sendo que a primeira é o medo. Desde a infância que somos intimados a sentir quase pânico de nos aproximarmos da água. Alguns levam isto tão a sério que reduzem, inclusive, a frequência dos banhos de chuveiro… Na realidade, não dominando a técnica de nadar, o afogamento aparece como um risco iminente.

Controlar o ritmo respiratório é mais um elemento de suma importância. Somente este domínio perfeito da inspiração e da expiração confere segurança no que respeita a não engolir água.

A coordenação dos movimentos representa outro aspecto essencial para uma pessoa se manter à tona e para se deslocar. Pela sua relevância, tanto a respiração como a técnica devem ser aprendidas com professores de natação.

A pele, os pêlos e os cabelos podem oferecer resistência quando se está dentro de água, pelo que os nadadores de competição usam fatos e toucas produzidos com materiais que “escorregam” melhor, vencendo a oposição das pilosidades e afins.

Em termos das disputas de natação a alto nível, existem diferentes estilos: livre (mais habitual, e que propicia maiores velocidades), bruços (em que os movimentos são semelhantes aos de uma rã), costas e mariposa (que, embora com nome de borboleta, imita os golfinhos).

A natação é um dos desportos mais completos, exercitando o aparelho respiratório e a maioria dos músculos de maneira harmoniosa. Por esta razão, é recomendado no tratamento de afecções musculares e ósseas, constituindo uma terapia agradável e divertida. As senhoras costumam também acorrer a ela para moldar o corpo e atingir as linhas desejadas.

A natação pratica-se, regra geral em piscinas, mas no Verão os rios, as barragens e o mar são, igualmente, palco da actuação de autênticos “peixes” e “sereias”, directamente saídos de um conto de férias. Nestes espaços, porém, os cuidados têm de ser redobrados, porque os perigos acrescem bastante. O equipamento consiste no fato de banho e, opcionalmente, em óculos e touca.

É bom lembrar que a natação é requisito absolutamente fundamental para qualquer actividade aquática. Praticar surf sem saber nadar seria equivalente a jogar futebol sem saber andar!...

Não é preciso ser como Johnny Weissmüller, que foi o primeiro a nadar 100 metros em menos de um minuto, e que, à conta desse feito, foi convidado a participar em diversos filmes, como “Tarzan”, onde apareceu a dar espantosos mergulhos e a escapulir dos crocodilos; basta aprender a não se afundar!


Maria Bijóias

Título: Coordene os movimentos dentro da água

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

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Comentários - Coordene os movimentos dentro da água

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Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.

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Tema: DVD Filmes
Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.\"Rua
Este texto irá falar sobre o filme Ex_Machina, nele podem e vão ocorrer Spoillers, então se ainda não viram o filme, vejam e voltem depois para lê-lo.

Impressões iniciais:

Ponto para o filme. Já que pela sinopse baixei a expectativa ao imaginar que era apenas mais um filme de robôs com complexo de Pinóquio, mas evidentemente que é muito mais que isso.

Desde as primeiras cenas é possível perceber que o filme tem algo de especial, pois não vemos uma cena de abertura com nenhuma perseguição, explosão ou ação sem propósito, típica em filmes hollywoodianos.
Mais um ponto, pois no geral o filme prende mais nos diálogos cerebrais do que na história em si, e isso é impressionante para o primeiro filme, como diretor, de Alex Garland (também roteirista do filme). O filme se mostrou eficiente em criar um ambiente de suspense, em um enredo, aparentemente sem vilões ou perigos, que prende o espectador.

Entrando um pouco no enredo, não é difícil imaginar que tem alguma coisa errada com Nathan Bateman (Oscar Isaac), que é o criador do android Ava (Alicia Vikander), pois ele vive isolado, está trabalhando num projeto de Inteligência Artificial secreto e quando o personagem orelha, Caleb Smith (Domhnall Gleeson), é introduzido no seu ambiente, o espectador fica esperando que em algum momento ele (Nathan) se mostrará como vilão. No entanto isso ocorre de uma forma bastante interessante no filme, logo chegaremos nela.

Falando um pouco da estética do filme, ponto para ele de novo, pois evita a grande cidade (comum nos filmes de FC) como foco e se concentra mais na casa de Nathan, que fica nas montanhas cercadas de florestas e bastante isolado. Logo de cara já é possível perceber que a estética foi pensada para ser lembrada, e não apenas um detalhe no filme. A pesar do ambiente ser isolado era preciso demonstras que os personagens estão em um mundo modernizado, por isso o cineasta opta por ousar na arquitetura da casa de Nathan.

A casa é nesses moldes novos onde a construção se mistura com o ambiente envolta. Usando artifícios como espelhos, muitas paredes de vidro, estruturas de madeira e rochas, dando a impressão de camuflagem para a mesma, coisa que os ambientalistas julgam favorável à natureza. Por dentro se pode ver de forma realista como podem ser as smart-house, não tenho certeza se o termo existe, mas cabe nesse exemplo. As paredes internas são cobertas com fibra ótica e trocam de cor, um efeito que além de estético ajuda a criar climas de suspense, pois há momentos onde ocorrem quedas de energia, então fica tudo vermelho e trancado.

O papel de Caleb á ajudar Nathan a testar a IA de AVA, mas com o desenrolar da história Nathan revela que o verdadeiro teste está em saber se Ava é capaz de “usar”, ou “se aproveitar” de Caleb, que se demonstra ser uma pessoa boa.

Caleb é o típico nerd introvertido, programador, sem amigos, sem família e sem namorada. Nathan também representa a evolução do nerd. O nerd nos dias de hoje. Por fora o cara é careca, barbudão com uns traços orientais (traços indianos, pois a Índia também fica no Oriente), bebê bastante e ao mesmo tempo malha e mantém uma dieta saudável pra compensar. E por dentro é um gênio da programação que criou, o google, o BlueBook, que é um sistema de busca muito eficiente.

Destaque para um diálogo sobre o BlueBook, onde Nathan fala para Caleb:
“Sabe, meus concorrentes estavam tão obcecados em sugar e ganhar dinheiro por meio de compras e mídia social. Achavam que ferramenta de pesquisa mapeava O QUE as pessoas pensavam. Mas na verdade eles eram um mapa de COMO as pessoas pensavam”.

Impulso. Resposta. Fluido. Imperfeição. Padronização. Caótico.

A questão filosófica vai além disso esbarrando no conceito de “vontade de potência”, de Nietzche, mas sobre isso não irei falar aqui, pois já há textos muito bons por aí.

Tem outra coisa que o filme me lembrou, que eu não sei se é referência ou se foi ocasional, mas o local onde Ava está presa e a forma como ela fica deitada num divã, e questiona se Caleb a observa por detrás das câmeras, lembra o filme “A pele que habito” de Almodóvar, um outro filme excelente que algum dia falarei por aqui.

Talvez seja uma versão “O endoesqueleto de metal e silicone que habito”, ou “O cérebro positrônico azul que habito”, mesmo assim não podia deixar de citar a cena por que é muito interessante.

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Jhon Erik Voese

Título:Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.

Autor:Jhon Erik Voese(todos os textos)

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Comentários

  • Suassuna 11-09-2015 às 02:03:47

    Gostei do texto, irei conferir o filme.

    ¬ Responder
  • Jhon Erik VoeseJhon Erik Voese

    15-09-2015 às 15:51:02

    Que bom, obrigado! Espero que goste do filme também!

    ¬ Responder

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