Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Desporto > Artistas sobre rodinhas

Artistas sobre rodinhas

Categoria: Desporto
Comentários: 1
Artistas sobre rodinhas

A patinagem artística é um desporto apreciado num crescente número de países, mesmo que não possuam ringues de gelo. Nestes casos, utilizam-se patins de quatro rodas, como no hóquei.

A primeira patente de patins de rodas paralelas data de 1760 e foi atribuída a John Joseph Merlin, belga. Acontece que o invento não teve grande adesão, já que eram bastantes instáveis e “despistavam-se” nas curvas. Somente em 1863 estes “sapatos com rodinhas” se difundiram, depois de o norte-americano James Plimpton os ter aprimorado. Surgiram, então, o hóquei, as corridas de velocidade e a patinagem artística.

A patinagem engloba quatro modalidades: figuras, dança, patinagem livre e patinagem de precisão. Na primeira, o patinador tem de andar sobre figuras desenhadas no chão, que podem constar de círculos, loops (pequenos círculos com um loop em forma de lágrima no cimo), serpentinas (conjuntos de três círculos, em que o patinador anda aos “s”) e parágrafos (o atleta patina sobre dois círculos completos). Existe um júri que avalia de 0 a 10 a postura, o equilíbrio, a qualidade dos empurrões e a precisão com que segue as marcações. Esta pontuação também é válida para as outras variantes.

No que se refere à dança, o patinador pode praticá-la individualmente ou em pares, e divide-se em três segmentos: danças obrigatórias (passos pré-definidos), dança original (dois ritmos entre uma panóplia seleccionada pela Federação Internacional de Patinagem (FIRS) todos os anos) e dança livre.

A patinagem artística livre é uma demonstração de piruetas e saltos, escolhidos pelo(s) patinador(es), que também escolhe(m) o ritmo que o(s) acompanha(m), em conformidade com o que ocorre com a patinagem artística no gelo. Talvez seja a vertente mais popular. Ajuíza-se o programa de saltos, mas igualmente a expressividade dos movimentos e a fluidez do acto de patinar.

A patinagem de precisão constitui uma nova variante da patinagem. É praticada por uma equipa composta por 12 a 24 artistas que patinam a alta velocidade, executando figuras. Tanto nas linhas, como nos círculos, quadrados, cruzes, e restantes súmulas, os movimentos de todos os elementos devem estar perfeitamente sincronizados.

O campeonato mundial é organizado pela FIRS, sendo que o Europeu e a Taça da Europa são monitorizados pela Confederação Europeia de Patinagem (CERS).

Para patinar, é suficiente dispor de um espaço lato, cujo piso seja regular e plano, e o menos escorregadio possível, por causa das quedas. Não obstante, e porque estas se afiguram como inevitáveis, o piso não deve ser abrasivo, senão é o “três em um”: patinar, cair e abrasar!



Maria Bijóias

Título: Artistas sobre rodinhas

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

737 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Yuri SilvaYuri

    02-07-2014 às 00:52:26

    É uma grande emoção assistir às patinações de gelo. Que lindo! Esses artistas de rodinhas são fantásticos! Adoraria ver de pertinho suas apresentações tão perfeitas!

    ¬ Responder

Comentários - Artistas sobre rodinhas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Smartphone inovador

Ler próximo texto...

Tema: Máquinas
Smartphone inovador\"Rua
O novo Xperia S é um novo smartphone que é produzido pela sony, que foi pensado para a reprodução multimédia de alta resolução, atenuando deste modo as diferenças entre um telefone e uma consola de jogos portátil.

Este inovador softwere é capaz de apresentar vídeos de alta definição, a 1080p.

Contêm uma cãmara integrada de 12 MP, sendo capaz de capturar imagens em full HD. O processamento de imagem é feito por um motor de nome Bravia, que é uma tecnologia a pensar na reprodução de imagem e de áudio.

O hardwere e softwarwe deste smartpfhone foi optimizado para ser compatível com o playstachon Suite, que se trata de uma plataforma de videojogos , onde podem ser descarregados e jogados no telemóvel vários títulos previamente lançados na playstation.

O seu ecrâ é quase todo em vidro, separado apenas do revestimento no fundo por uma faixa transparente.

Esta faixa funciona como uma antena do dispositivo, bem como a área visívil para os principais botões, no fundo.

O seu formato é ligeiramente curvo e com uma espessura de apenas um centímetro, o qiue lhe dá um ar muito elegante e leve.

A energia que alimenta o dispositivo é fornecida por uma pequena bateria, que dura para 420 horas em standby, horas para música e outras para vídeo.

De salientar que a Sony Ericsson sempre foi muito forte na qualidade da fotografia, e o destaque deste aparelho vai para o seu sensor Exmor R, que é retroiluminado com circuitos integrados, permitindo tirar fotos com pouco ruído , em situações de fraca luz.

Além de todos os pormenores inovadores, o sensor recebe a luz de trás por um substrato de sílica, garantindo mais eficácia .

Por outro lado, o xperia S, é ainda compatível com várias plataformas de comunicação, tal como a near-fild comunication.

O ecrã é sem dúvida alguma o mais elevado do mercado atual, apresentando milhões de cores.

As características invadoras ddeste smartphone, são: o modelo, aplaystachion, o ecrâ de alta definição, o processador, o software e as suas ligações

No que concerne às ligações, inclui uma superabundância delas, incluindo uma porta HDMI2 para ligar o dispositivo diretamente a um monitor para reproduzir vídeos, audio e imagem.

O lançamento deste sistema da sony, foi lançado só recentemente em Las Vegas, EUA, em Janeiro de 2012, no convention Center.

Para os fâs das novas tecnologias o smartphone Xperia S, é com efeito, uma óptima aquisição, para as férias de verão.

Pesquisar mais textos:

Pedro gil Ferreira

Título:Smartphone inovador

Autor:Pedro gil Ferreira(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios