Carros - para quando as novas alternativas
Este novo paradigma já está a provocar mudança de mentalidades e irá fazer com que procuremos novas fontes de energia renováveis e mais limpas. Nesta conjuntura a aposta em veículos ecológicos tem toda a lógica e certamente irá fazer a diferença.
São já várias as empresas que estão a desenvolver veículos amigos do ambiente. Os veículos eléctricos parecem ser os preferidos e estão na linha da frente no que toca a novos veículos ecológicos. A energia que faz mover este tipo de veículos encontra-se armazenada em baterias, as quais permitem uma autonomia razoável (que permitirá por exemplo que as pessoas façam o percurso de ida e volta para o local de trabalho). Ligando a uma ficha eléctrica é possível recarregar a bateria e obter energia para mais uma série de kilometros. Isso poderá ser feito em casa ou em “estações de carregamento rápido” criadas para o efeito.
Apesar destes veículos não gerarem emissão de gases de “efeito de estufa”, continuam a não ser totalmente amigos do ambiente, e isso deve-se às baterias embutidas nos veículos, que contêm compostos químicos. Com o crescente aumento da procura por estes veículos também crescerá o lixo resultante das baterias inutilizadas, e este facto terá que ser acautelado. Terá que ser criada legislação que obrigue à reciclagem destas baterias, e à eliminação dos produtos químicos nelas contidos, de modo a não corrermos o risco de ao eliminar um problema estarmos a criar outro com igual grau de gravidade ou ainda superior.
Em paralelo, existem também empresas que estão a desenvolver protótipos de veículos movidos a ar comprimido. Trata-se de mais uma tecnologia alternativa e amiga do ambiente.
Obviamente cabe às entidades oficiais criarem as condições necessárias para a introdução destas novas tecnologias e às pessoas apoiarem estes esforços e estarem receptivas aos novos conceitos e novos veículos que irão surgir.