Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Serviços Construção > Conquiste os horizontes da competência!

Conquiste os horizontes da competência!

Comentários: 2
Conquiste os horizontes da competência!

Os serviços de construção são dos mais bem pagos no âmbito dos empregos que não exigem qualificações académicas. Ainda assim, há muitos trabalhadores que não querem dar o corpo ao manifesto e quase hibernam nas obras durante o horário laboral… Parece que detêm um qualquer dispositivo que se activa automaticamente à chegada ao local da sua actividade. Se antigamente, quando as tarefas ligadas ao sector da construção eram pesadíssimas, as pessoas não tinham medo do trabalho (e a prova viva encontra-se nos edifícios que persistem ainda de pé volvidos séculos!), porque é que agora, que os préstimos mais árduos são cumpridos com o auxílio de máquinas, que existem ferramentas e apetrechos para resolver tudo e mais alguma coisa, a malta se deita tanto “à sombra da bananeira”? A preguiça é mesmo um vício: quanto menos se faz, menos se quer fazer…

Felizmente, há também muito boa gente a “dar o litro” e a merecer o que aufere ao fim do mês. Trata-se de indivíduos diligentes, dedicados, esforçados e, normalmente, dotados para as funções que exercem. Sim, porque se o talento não for coadjuvado pelo empenho, de nada servirá. No caso destes prestáveis servidores, o produto da sua labuta diária falará por si.

Na realidade, em todas as empresas se podem encontrar colaboradores com perfis bastante distintos e até antagónicos. Há aqueles que não revelam paixão, e em abono da verdade, nem qualquer outro estímulo ou determinação para realizar as suas incumbências, pelo que, regra geral, não as chegam a terminar. Pretendem apenas que passem o mais rapidamente possível as horas de obrigatória permanência, que tentam preencher com cigarros, cafés, conversas (geralmente de “chacha”) e outras escapatórias viáveis. Não criam coisa nenhuma, não revelam nenhum espírito de iniciativa e buscam estratégias somente no sentido da fuga às responsabilidades.

Paralelamente, existem bons executores, que cumprem à risca aquilo para que foram orientados, mas que, por falta de aptidão, subaproveitamento da entidade patronal ou mera equiparação aos colegas, não vão além dos mínimos exigidos.

Afortunadamente para as organizações, aparecem sempre outros que exalam ambição e vontade de subir, tanto nas competências, como na vida. São esses que funcionam com exemplo e “pontas de lança” para os demais. Nesta perspectiva, procuram constantemente a própria evolução, apresentando mais e melhor labor, com resultados que a todos beneficiam. Não manifestam qualquer vocação para a “ronha”, nem são simples “paus-mandados”. Naturalmente, constituirão um alvo preferencial da inveja e da crítica de ociosos mal formados, mas o que importa? «Quem não deve não teme.» E a inveja não constrói! Pelo menos, nada de bom nem de útil…



Maria Bijóias

Título: Conquiste os horizontes da competência!

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

604 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    23-09-2014 às 13:17:07

    Qualificação é uma das formas de trabalhar com qualidade. Mesmo que o profissional tenha prática no ramo, é preciso conhecer as novas tendências que sempre estão a melhorar! Ser competente deve ser nosso maior alvo no âmbito profissional.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    01-06-2014 às 05:17:16

    Creio ser bem importante a experiência, a prática, mas creio também que o estudo, o conhecimento, a qualificação também é muito necessária para que ambos caminhem perfeitamente. Um profissional bem qualificado e experiente pode exigir pelo serviço uma maior qualidade e um bom preço.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - Conquiste os horizontes da competência!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Um sinal de compromisso

Ler próximo texto...

Tema: Jóias Relógios
Um sinal de compromisso\"Rua
Exibir uma aliança de compromisso é, frequentemente, motivo de orgulho e, quando se olha para ela, vai-se rodando-a no dedo e fica-se com aquela expressão ridícula na cara.

Uma questão se coloca: qual a razão de estas alianças de compromisso serem tão fininhas: será porque os seus principais clientes, os jovens, são sujeitos de poucas posses (tendendo as mesadas a emagrecer ainda mais com a crise generalizada) ou porque esse compromisso, não obstante a paixão arrebatadora, é frágil e inseguro?

Sim, porque aqui há que fazer cálculos matemáticos: x compromissos vezes y alianças…com um orçamento limitado sobre um fundo sentimental infinito…

Depois, importa perpassar os tipos destas alianças. Há as provisórias, que duram em média quinze dias; há as voadoras, que atravessam os ares à velocidade da luz quando a coisa dá para o torto; há as que insistem em cair do dedo, sobretudo em momentos em que ter um compromisso se revela extremamente inoportuno; e depois há as residentes, que uma vez entradas não tornam a sair.

Os pombos-correios usam anilhas onde figuram códigos que os identificam. Talvez não fosse completamente descabido fazer umas inscrições deste género em algumas alianças de compromisso por aí…

Só para ajudar os mais esquecidos a recordarem a que “pombal” pertencem.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Um sinal de compromisso

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    22-09-2014 às 05:46:10

    Um sinal de amor e lealdade perpétua! Adoro ver os vários modelos de aliança! Vale a pena escolher uma bem bonita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios