Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Energias Renováveis > Biodiesel, principais vantagens e desvantagens

Biodiesel, principais vantagens e desvantagens

Visitas: 28
Comentários: 6
Biodiesel, principais vantagens e desvantagens

O biodiesel tem vindo a assumir-se cada vez mais como uma alternativa real e viável ao uso de combustíveis fósseis, como o petróleo, cuja prospeção é cada vez mais onerosa. O biodiesel, tal como o nome indica, provém exclusivamente da transformação e adaptação de óleos vegetais caseiros (soja, girassol, etc.) para a sua utilização em motores a diesel (automóveis, camiões, carrinhas, tratores e geradores). Atualmente existem já veículos exclusivamente movidos a biodiesel, como é o caso de autocarros que circulam em cidades europeias e sul-americanas. Analisemos, pois, quais as vantagens e as desvantagens relacionadas com o uso deste biocombustível.




As principais vantagens relacionam-se com o facto de ser uma energia renovável e biodegradável, sem apresentar índices de toxicidade; o biodiesel é facilmente transportável e implica menores riscos de explosão (cerca de metade) comparativamente ao petróleo; os carros movidos a biodiesel apresentam, igualmente, menor risco de incêndio e explosão; a utilização massiva do biodiesel constituiria um incomparável benefício para a natureza, uma vez que diminuiria significativamente o efeito de estufa; é gerador de emprego, uma vez que, a massificar-se, terão de abrir-se fábricas novas e criar-se novos campos de cultivo de oleaginosas, pelo que milhares de postos de trabalho serão criados; os produtores rurais poderão aproveitar a sua própria produção e, assim, poupar nos gastos energéticos.

Os subprodutos do biodiesel poderão vir a ser usados como nutrientes para os solos cultivados; a energia produzida por litro é quase igual à do petróleo; aplicável nas estritas exigências do Protocolo de Quioto; melhora a ignição do motor e, finalmente, não implica a transformação dos motores já criados, o que lhe dá um sucesso quase imediato e garantido.

Todavia, nem tudo são rosas e as desvantagens existem. Saiba quais são: o biodiesel proporciona uma menor explosão nos motores, logo gera menos energia; pode vir a ser mais caro do que o diesel normal, dependendo da oleaginosa utilizada; a exploração desmedida de solos, o desbravamento de matas e a especialização da produção numa só oleaginosa podem originar uma diminuição da biodiversidade e problemas relacionados com a presença de novos insetos, como o da malária; o preço dos alimentos tenderá a subir, pois a soja e o milho, por exemplo, passarão a servir não só de alimento, como também de combustível; finalmente, o biodiesel não é uma energia totalmente limpa e gera, igualmente, emissões de CO2, apenas em quantidades muito menores.

Pesem-se, pois, ambas as vantagens e desvantagens e opte-se pela melhor solução para preservar o nosso planeta e as espécies que o habitam (animais e vegetais).


Isabel Rodrigues

Título: Biodiesel, principais vantagens e desvantagens

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 28

764 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 6 )    recentes

  • Manuel Aguirre

    15-03-2013 às 16:11:25

    Desvantagens mencionadas são somente para o biodiesel produzido no Brasil a partir de oleaginosas. pode ser produzido a partir de algas, cobinando melhora ambiental e produção de combustivel. O Depto de energia de EEUU fez abundante pesquisa mas suspendeu quando passou a crise de petróleo. Tem variedades de algas que produzem biodiesel melhor que do petróleo sem precisar esterificação e a custo muito menor. Muita pesquisa mundial em segredo, mas somente necessita ideias claras e capital para isolar variedades de maior rendimento. Métodos de cultivo em grande escala necessitam definir métodos de tratamento dos resíduos. Pode usar esgoto sanitário, depurando a água. Teoricamente é possível fechar o ciclo:
    CO2 energia solar algas = biocombustível resíduos O2.
    Resíduos fermentação anaeróbia = biogas CO2
    biocombustível O2 = nergia elétrica energia térmica.
    Mais info na BAE - UNICAMP Tese Mestrado Manuel Aguirre.

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento

    17-09-2012 às 19:17:18

    Interessei-me muito por esse trecho: “As principais vantagens relacionam-se com o facto de ser uma energia renovável e biodegradável, sem apresentar índices de toxicidade...”. Isso indica que formas de evitar o degaste do meio ambiente já existem, notícia ótima!

    ¬ Responder
  • eduardoeduardo

    22-05-2012 às 00:41:27

    bio dieesell bobo

    ¬ Responder
  • paloma inàciopaloma inàcio

    03-06-2010 às 00:23:57

    o biodiesel é uma òtima idèia para preservar à natureza e reusar o òleo de cozinha.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãosocrates

    19-05-2010 às 19:14:04

    sim tem, obrigado por gostar de Portugal

    ¬ Responder
  • danuxdanux

    12-05-2010 às 18:53:58

    oi sabe me dizer se o biodisel tem como sub produto a glicerina ?

    obrigada

    ¬ Responder

Comentários - Biodiesel, principais vantagens e desvantagens

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios