O melhor tratamento para cada tipo de cabelo
Este tipo de cabelo tem a aparência opaca e áspera. Geralmente é bem desidratado e quebra com facilidade. O tipo de tratamento recomendado para este cabelo são aqueles à base de aminoácidos e lipídios, pois estes acabam por devolver os nutrientes que foram perdidos por conta do ressecamento. Escovas progressivas não são indicadas para quem tem cabelo seco, pois tornam o mesmo ainda mais quebradiço. Outra dica é fazer uso de produtos sem enxágue. Eles ajudam a evitar o aspecto ressecado e protegem os fios.
Cabelos oleosos
Este tipo mantém a oleosidade concentrada na raiz e comprimento, dando um aspecto de cabelo sujo. O tratamento para este tipo de cabelo deve se concentrar na remoção de impurezas presentes no couro cabeludo, proporcionando hidratação aos fios. Um tratamento atualmente muito requisitado para cabelos oleosos, é a argiloterapia. Este processo age como um peeling capilar, eliminando células mortas. Para ajudar na boa aparência dos fios, lave-os frequentemente com água fria, usando pouco condicionador e evitando cremes sem enxágue.
Cabelos tingidos
Estes fios são aqueles que mais demandam cuidados. É indicado para quem tem cabelos tingidos que, quinzenalmente, façam uso de máscaras capilares para cabelos coloridos. Estas ajudam na manutenção da cor e evitam o desbotamento. Também é muito importante que se faça uma hidratação a cada semana, para que se possa repor os nutrientes perdidos no processo de tingimento. O ideal é que se escolha uma boa marca de linha reparadora, pois elas agem como antioxidantes e blindam os pigmentos da tinta, prolongando a cor nos fios, além de nutri-los e hidratá-los.
Cabelos normais
Cabelos normais possuem uma estrutura mais equilibrada: não tem aparência ressecada e a oleosidade está na medida certa. A manutenção deles é muito mais simples. Recomenda-se que estes cabelos sejam lavados de dois em dois dias, com shampoo neutro. Cremes leave-in ajudam a mantê-los hidratados e com brilho. Muito cuidado ao usar máscaras capilares, pois em excesso, elas deixam os fios pesados e com aparência modificada. Evite usar produtos para outros tipos de cabelo, pois estes podem acabar alterando a estrutura dos seus fios.
Cabelos com química
Geralmente são cabelos que contém químicas de alisamento e progressiva. Para contornar os danos causados pelo excesso de química, indica-se a reconstrução capilar. Este tratamento repõe nutrientes, restaura a fibra capilar e hidrata, deixando os fios com aparência mais natural e saudável.
Cabelos crespos
Cabelos crespos possuem uma estrutura que dificulta a distribuição uniforme da oleosidade pelos fios. Com isso, o cabelo acaba se tornando quebradiço e ressecado. Para quem possui este tipo de cabelo, recomenda-se o uso de derivados de silicone, óleos vegetais e proteínas. Estes fecham as escamas do cabelo e repõem alguns nutrientes.
Cabelos lisos
É um cabelo que apesar de ter uma maior resistência, apresenta menos flexibilidade. Isto faz com que esses fios quebrem com muita facilidade. Evite o excesso de produtos, que acabam deixando o cabelo mais oleoso e pesado. Quinzenalmente, aplique um shampoo de limpeza profunda e hidrate apenas as pontas. Esse processo ajuda a remover a oleosidade, deixando o cabelo mais solto e saudável.
Sempre invista em produtos bons e específicos, que se adeque às suas necessidades capilares. É importante que você faça a manutenção e hidratação dos fios em casa. Independente do seu tipo de cabelo, o mais ideal seria que você procurasse o auxílio de profissionais da área, pois estes estão bem mais qualificados para identificar melhor seu tipo de cabelo, indicando assim o tratamento mais adequado para deixar suas madeixas saudáveis e maravilhosas!