Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Bricolage Jardim > De asas à iluminação do seu jardim

De asas à iluminação do seu jardim

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Bricolage Jardim
Comentários: 1
De asas à iluminação do seu jardim

Com uma vida cada vez mais agitada, são poucas as horas que restam para aproveitar a beleza do jardim da sua casa.

Se pensar bem, o pouco tempo que tem disponível é ao final do dia ou durante o fim de semana, o que implica que o seu jardim possa ser utilizável a qualquer hora. Quantas e quantas vezes não chegou a casa depois de um dia de trabalho, e teve vontade de abrir a varanda e relaxar um pouco?

Uma boa iluminação não só permite o aproveitamento do seu jardim durante um maior período de tempo, como o torna mais seguro e esteticamente mais atrativo.

A iluminação pode tornar o seu dia mais longo! Desta forma pode aproveitar, se for o caso, para estar na piscina até mais tarde, para brincar com os seus filhos ou simplesmente sentar-se numa cadeira e aproveitar um pouco a natureza.

Existem hoje diversas formas de iluminar espaços verdes, pode aproveitar os variados artigos referentes à iluminação do solo e pode também recorrer à iluminação aérea. Se pretende valorizar determinados aspetos, tal como uma árvore, um muro, um canteiro, uma fonte ou uma planta em especial, deve utilizar a iluminação do solo. Mas se pretender iluminar uma área em geral a iluminação correta a utilizar é a aérea.

Contudo isto deve estar a pensar na conta exorbitante que no final do mês terá de pagar. Mas não se preocupe! Há solução! Pode recorrer à iluminação de baixa tensão! Economiza até 85 por cento de energia sem ter que que cortar na luz e sem diminuir a qualidade desta!

Uma outra sugestão, é recorrer à iluminação indireta que produzirá no espaço um fundo de efeitos provocados pelo reflexo da luz, que irá destacar os pormenores que mais aprecia.

Se gosta de ambientes quentes e sedutores, deve procurar utilizar tons próximos do amarelo. Puxe pela cabeça! Ao anoitecer olhe para o local ! Veja os efeitos dos espaços iluminados e dos espaços escuros, provocados pelo luar. Imagine como pode melhorar as zonas em questão pondo em mão as várias formas de iluminação.

Procure estar atento aos pequenos pormenores, como a entrada da casa, que com a iluminação certa pode ser recriada em uma entrada graciosa por onde os seus amigos podem caminhar em segurança.

Jogue com a luz e crie diferentes efeitos! É claro que não convêm exagerar pois corre o risco do seu jardim ficar parecido com um estádio de futebol!


Rua Direita

Título: De asas à iluminação do seu jardim

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 0

665 

Imagem por: TANAKA Juuyoh (田中十洋)

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    18-10-2014 às 13:26:06

    Penso ser muito sofisticada, além de charmosa, a iluminação verde no jardim. Sempre quando me deparo com isso, logo fico bem admirada e aprecio sua beleza. É muito bom ter todos esses recursos para deixar o jardim mais bonito, agradável e moderno.

    ¬ Responder

Comentários - De asas à iluminação do seu jardim

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios