Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Energias Renováveis > Boiler solar economiza até 70% de energia elétrica.

Boiler solar economiza até 70% de energia elétrica.

Visitas: 18
Boiler solar economiza até 70% de energia elétrica.

O Termo ‘boiler solar’ refere-se a um sistema específico de aquecimento de água que ocorre através do aproveitamento da energia solar.
Esse sistema de aquecimento solar, um dos mais conhecidos atualmente, é composto por placas de coletores solares interligadas a um reservatório térmico de água (propriamente o boiler).

Tal forma de aproveitamento da energia ainda é pouco utilizada, mesmo diante do potencial de economia proporcionada, uma vez que a instalação de um sistema de boiler solar permite uma economia de energia elétrica que pode chegar a 70% do total consumido em uma edificação.

O boiler solar tem a instalação fácil de ser compreendida: na cobertura da construção são instalados coletores solares (painéis solares) que captam a radiação solar e a converte em energia térmica, sendo esta acumulada em tubos de cobre, pelos quais passam a água fria, que é aquecida e depois direcionada ao reservatório para água quente. Há tubulações que levam essa água aquecida aos pontos finais de uso, como torneiras e chuveiros. O reservatório (o boiler) possui isolação térmica para que a água permaneça aquecida. O abastecimento de água para esse sistema é garantido pela interligação com a caixa de água fria da residência.

A instalação de um boiler solar requer alguns cuidados prévios:
•Chame um profissional (engenheiro, arquiteto, eletricista) para avaliar se na sua residência é viável a instalação de um sistema de boiler, e se for possível, peça que esse técnico explique o que será necessário para a instalação. Geralmente as empresas que trabalham com instalações de boilers oferecem esse tipo de serviço (uma visita técnica) sem custo para o cliente.

•As placas solares são uma parte essencial desse sistema e por isso mesmo devem ser instaladas em posição (altura e inclinação) que permita a maior captação possível de radiação solar, pelo maior tempo possível.

A recomendação é que esse serviço só seja executado por um profissional experiente.
•Sendo viável a instalação técnica do boiler, faça orçamento em, pelo menos, três empresas e compare os valores. Verifique com calma tudo o que é descrito e especificado, como materiais, serviços, taxas extras e principalmente fique atento a que mudanças na sua residência essa instalação implicará. Por exemplo, será necessário reforço na estrutura do telhado, por conta do acréscimo de peso que virá com a instalação do boiler e das placas solares? A nova instalação de água será embutida, ou aparente? Em quanto tempo será possível verificar a economia de energia na residência?

•Um sistema de aquecimento auxiliar, conectado à energia elétrica fornecida convencionalmente pela rede, deve ser instalado juntamente ao sistema de boiler solar já que em dias nublados a radiação captada pode ser insuficiente para aquecer a água. Esse sistema auxiliar garantirá a energia para aquecer a água em dias de pouca radiação solar.

•Temperaturas muito baixas ou geadas podem danificar o sistema de aquecimento de água, e para prevenir esse efeito uma válvula de proteção pode ser instalada. Ela abre (automaticamente) a tubulação durante a noite, em intervalos constantes, para que a água congelada escoa pelos canos e não se expanda ao ponto de causar rupturas na tubulação de cobre.

•Fique atento à capacidade do reservatório que está instalando em sua residência, pois ele deve ter volume suficiente para que o consumo de toda a família não seja prejudicado. Lembrando que a água deve ser usada de forma racional.

Se você não tem certeza se a instalação de um boiler pode ajudá-lo a economizar energia elétrica, chame um profissional para ajudá-lo nessa decisão.



Danília Oliveira Gonçalves

Título: Boiler solar economiza até 70% de energia elétrica.

Autor: Danília Oliveira Gonçalves (todos os textos)

Visitas: 18

86 

Comentários - Boiler solar economiza até 70% de energia elétrica.

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Ler próximo texto...

Tema: Segurança
Raio Mata Três Pessoas No Brasil\"Rua
No dia 07 de novembro de 2014, três pessoas acabaram morrendo em decorrência de raios após as vítimas serem socorridas, mesmo depois de bastante tempo tentando reanimá-las.

Os três homens deram entrada no hospital com parada cardiorrespiratória e com muitas queimaduras. Esse incidente aconteceu na zona leste de São Paulo, as vitimas trabalhavam com ferro velho.

O Brasil é o país onde os raios estão mais presentes no mundo. São mais de 50 milhões de raios por ano. Esses raios atingem mais pessoas na zona rural, porém nas áreas urbanas ocorrem também só que com menos frequência.

Há pessoas que falam que raios não ocorrem duas vezes no mesmo lugar, mas isso é improvável, eles ocorrem sim! Tanto que nos últimos séculos, as tempestades aumentaram 90% por causa do aquecimento do planeta devido ao asfalto, que é uma das formas de poluição.

Alguns cuidados, nesses momentos, são importantes como: não ficar em área aberta, não usar o telefone e se vir uma tempestade, então permaneça no carro.

Os raios ocorrem no Brasil porque é um país tropical e de muito calor, por isso está em primeiro lugar em queda de raios. Nesse mesmo ano de 2014, um rapaz morreu usando o computador. Ele recebeu a eletricidade no momento em que o raio caiu na antena.

O estado de São Paulo lidera em quedas de raios. Um raio dura em média 1 segundo, e a queda de raios acontece por uma descarga elétrica que produz nuvens de chuva. Os relâmpagos ocorrem entre as nuvens e os raios pelo solo.

Algumas regiões tem tendência de cair mais raios, a descarga é visível a olho nu e é um fenômeno que produz um clarão. As mortes mais frequente são nas áreas urbanas, por isso não é seguro se proteger em baixo de árvores.

Pesquisar mais textos:

Gislene Santos Sousa

Título:Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Autor:Gislene Santos Sousa(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios