Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Energias Renováveis > Eu também quero uma casa amiga do ambiente!!!

Eu também quero uma casa amiga do ambiente!!!

Visitas: 6
Comentários: 2
Eu também quero uma casa amiga do ambiente!!!

Desde Janeiro de 2009 que a certificação energética de casas entrou em vigor, mas será que já sabe o que é preciso ter para obter esta tal certificação? Se não, então este texto é para si…

Cada vez mais se fala em cuidar do ambiente, dai a necessidade de ter casas que ajudem a minimizar os danos ambientais.

Se estiver a pensar comprar casa, opte por uma que já tenha o nível de eficiência A, que além do mais lhe dá direito a dedução no IRS até 10% sobre o total do empréstimo à habitação, além de que reduz a sua factura energética e lhe dá uma consciência mais tranquila, ao saber que é amiga do meio ambiente. Mas atenção que se for comprar uma casa já antiga, dificilmente terá o nível A, só mesmo se abrir os cordões à bolsa e investir numa residência novinha em folha.

Sejam ou não eficientes, o certo é que desde o início do ano que todos os edifícios são obrigados a ter o seu bilhete de identidade energético, quer seja para venda, quer seja para arrendamento. Quando é feita a avaliação da eficiência energética, são tidos em conta factores como: climatização da casa, aquecimento da água, qualidade do ar e a ventilação dos espaços… Sendo que esta avaliação é feita por peritos certificados pela ADENE (Agência para a Energia). Só que pedir esta certificação fica caro, podendo variar os preços entre os dois ou três euros por metro quadrado, mais IVA. Por exemplo, uma casa de 120 m2, mais os 45 euros da emissão do certificado, mais IVA, pode atingir os 430 euros, valor a ser pago pelo construtor da casa ou pelo vendedor. Assim, ter uma casa “verde” sai caro. Só que tudo isto tem vários aspectos positivos. Além do Certificado Energético ter a validade de dez anos, vai ver que quanto mais eficiente for a casa, menos pagará de conta de electricidade e de gás.

Se quer ter uma casa verdadeiramente ambientalista, tenha em conta as seguintes dicas:

- opte por vidros duplos nas janelas e caixilhos de qualidade;
- as janelas devem estar em fachadas opostas para uma boa ventilação;
- na pintura exterior prefira cores claras, que é mais adequada para climas quentes;
- tente usar uma bomba de calor, aproveitando a energia geotérmica;
- deve ter boas tubagens de climatização;
- as paredes e o tecto devem ter um bom isolamento;
- o chão deve ter isolamento térmico;
- aposte em painéis foto voltaicos e solares (é certo que o investimento num painel solar é alto, mas tenha em conta que satisfaz entre 60 a 80%; das necessidades do lar além de que com a dedução de 30% no IRS, entre 4 a seis anos recupera o valor investido);
- os aerogeradores também são uma opção a ter em conta;
- tente que a casa tenha orientação a sul.

Tudo isto pode parecer difícil de conseguir, mas a verdade é que cada vez mais, os construtores têm em conta estes parâmetros, por isso, antes de pensar que é tudo caro, pense bem, porque de pequenas decisões como estas, pode depender o futuro. E a moda é cada vez mais pensar “verde”, não me diga que quer ficar de fora?



Catarina Guedes Duarte

Título: Eu também quero uma casa amiga do ambiente!!!

Autor: Catarina Guedes Duarte (todos os textos)

Visitas: 6

663 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Daiany Nascimento

    17-09-2012 às 20:13:09

    Muito interessante ter a oportunidade de deixar a minha casa menos ofensiva ao meio ambiente.

    ¬ Responder
  • recoreco

    21-10-2010 às 08:56:08

    Gostei muito do topico, ajudou-me imenso a conhecer as opçoews

    ¬ Responder

Comentários - Eu também quero uma casa amiga do ambiente!!!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Contador de moedas

Ler próximo texto...

Tema: Material Escritório
Contador de moedas\"Rua
O mundo dos negócios exige um grande dispêndio de energia e muitas horas de trabalho. No entanto hoje já é possível fazer recurso da alta tecnologia para poupar tempo e dinheiro. O recurso às funções do computador para o comércio facilita e atrai muitos clientes para empresas e comerciantes. No que diz respeito a contas é possível fazer uma contagem rápida e eficaz do dinheiro, sem passar horas a contar e com o risco de engano. É por isso que cada vez mais pessoas ligadas a negócios e serviços optam por adquirir um contador de moedas. Deste modo sabem que poupam tempo e não falham na sua contagem.

Dos inúmeros equipamentos que a alta tecnologia põe ao dispor, este é sem dúvida um equipamento que beneficia em muito o trabalho de muita gente. Por ser pequeno é muito cómodo e exige pouco espaço, ou melhor pode ser colocado em qualquer lugar.

Torna-se evidente que as novas tecnologias vieram para simplificar a vida e trazem muitas vantagens, rentabilizam e poupam tempo. No caso do contador de moedas, sem enganos, falhas e complicações. É o ideal para ter num escritório de uma empresa, em escolas, cafés, pastelarias, salões de jogos, bancos, cinema, serviços financeiros e de tesouraria e outros ligados a serviços públicos e privados.

Em resumo, se está ligado a qualquer trabalho de comércio ou serviços pode poupar muto tempo e problemas apenas colocando um equipamento destes no seu espaço de trabalho. As suas vantagens são inúmeras, em especial: permite realizar uma contagem rápida das moedas dividindo-as e fazendo a sua soma, conta o total das moedas, o valor total em cada tipo de moedas e a quantidade de todas as moedas.

Contem e separa no mínimo duzentas e vinte moedas por minuto, sem erro, conta e separa tudo no mesmo equipamento, permite alimentar o aparelho com quantidades entre as trezentas e quinhentas moedas de cada vez e continuar a adicionar mais moedas enquanto está a contar. Além disso o aparelho pode ser programado para separar um número de moedas predeterminado.

O seu design é bastante inovador e resistente. Os materiais de elevada qualidade, de fácil ligação e paragem automática.

Possui uma elevada funcionalidade, baixo consumo (70W), pouco peso, aproximadamente quatro kg, velocidade ultra rápida, pequena dimensão e estão todos certificados pela EU. Deste modo também possuem garantia, são fáceis de usar e de arrumar.

As suas funções práticas permitem que o contador de moedas possa estar em qualquer lugar.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Contador de moedas

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios