O Forno a que temperatura?
fazer bricolage e outras atividades que podem constituir uma grande fonte de prazer.
O forno é um instrumento muito utilizado na culinária, por isso há que saber manuseá-lo. Conhecer as temperaturas a que os alimentos devem ser preparados torna-se assim essencial.
Dependendo do que se cozinha, a temperatura diverge. Por exemplo, se estiver a preparar um assado de porco deve colocar o forno a 220º c, enquanto que se estiver a preparar um bolo de maçã é sugerido que o coloque apenas a 170-180º c.
Normalmente, existe um livro de instruções que o informa sobre estas alternâncias, não hesite em consultá-lo. Outro fator a ter em conta quando utilizar este instrumento é o tempo de confeção do alimento. Tal como a temperatura, este também varia de prato para prato. Assim, um pato assado demora cerca de 180 minutos a ser cozinhado, já um roast beef pede somente por 50 minutos. Nos modelos equipados com relógio analógico, o tempo pode ser programado, o que o liberta da incómoda tarefa de estar de olho nas horas, podendo concentrar a sua atenção em outras funções.
O tipo de cozedura é ainda outro fator que deve ter em atenção, existindo quatro posições primordiais, cada uma delas representada por um determinado símbolo. Para este efeito, aconselhamo-lo também a consultar o livro de instruções, que além de fornecer algumas tabelas de pratos com as respetivas posições explica em que é que estas consistem.
<b>O Forno e os seus acessórios</b>
Os fornos dispõem de alguns acessórios: tabuleiro esmaltado, tabuleiro de alumínio e grelha, entre outros. O primeiro serve para cozinhar pastéis e assados, bem como para recuperar gordura quando se gratina diretamente sobre a grelha. O segundo é usado para tartes e bolos. O terceiro é utilizado para assados e gratinados.
• Quando assar peixe ou carne escolha recipientes resistentes a temperaturas elevadas
• Dê a volta às peças a metade do tempo de cozedura
• Quando os condimentos estão preparados deixe-os repousar durante dez minutos, com o forno apagado e fechado
• Faça pequenos buracos nas tartes e verta sumo ou licor lá para dentro, de modo a não as deixar secar
• Gratine sempre com a porta fechada
• Deite 2 ou 3 colheres de sopa de líquido sobre as carnes gordas e 8 ou 10 sobre as peças de boi
• Pique os bolos ou as tardes com um palito. Se este sair seco, sem resto de massa, então o cozinhado está pronto