Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Electrodomésticos > Bateria de íons de lítio com anodo de grafeno

Bateria de íons de lítio com anodo de grafeno

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Electrodomésticos
Visitas: 8
Comentários: 2
Bateria de íons de lítio com anodo de grafeno

O que você acha de uma bateria de lítio, do mesmo tipo que o seu celular e notebook possuem, porém que possa ser recarregada em um décimo do tempo normal?

Ou quem sabe, uma bateria que fosse capaz de enviar a energia 10 vezes mais rápida para que o sistema funcione, por exemplo: tratando-se de carros elétricos ou híbridos, acelera-los mais rapidamente para sair do semáforo?

Segundo a equipe do Dr. Nikhil Koratkar, pesquisador do IPR (Instituto Politécnico Rensselaer) nos EUA, em um experimento realizado por eles mostrou um caminho para essa incrível façanha. Com um amontoado de óxido de grafeno, os cientistas fizeram uma descoberta que pode agradar diversas empresas e consumidores finais.

“Acabando” com o grafeno
O mecanismo utilizado para realizar o experimento foi o seguinte: disparou-se um laser em uma pilha de folhas de grafeno, com o intuito de detona-las mesmo, o que gerou trincas, poros e diversas outras imperfeições nela.

O resultado disso foi uma pasta com a composição de carbono, que seve perfeitamente para a utilização como o anodo nas baterias compostas por íons de lítio.

Essa pilha de folhas de grafeno tem a espessura de uma folha de papel comum. Os lasers emitidos por máquinas próprias para os experimentos ou até mesmo flash’s de máquinas fotográficas geram calor, fazendo com que os átomos de oxigênio do óxido de grafeno sejam expulsos de maneira brusca.

Além das diversas imperfeições causadas no “papel de grafeno”, as mini-explosões que ocorrem durante o processo fazem a folha literalmente inchar, o que resulta em um aumento de até cinco vezes na espessura.

Anodo de carbono
A fabricação de baterias de lítio já possuem anodos de carbono, porém a preparação que atualmente é feita no material possui um rendimento inferior ao resultado alcançado com o experimento do papel de grafeno: tempo de recarga 10 vezes menor e liberação de carga 10 vezes maior.

Para que uma bateria de íons de lítio seja tecnicamente e comercialmente viável para sua utilização, é necessário que ela aguente pelo menos 1000 ciclos de carga. O protótipo de bateria com anodo de grafeno, criado pelos cientistas, passou nesse quesito com tranquilidade, o que demonstra uma grande eficiência.

Segundo Koratkar, a nova descoberta poderá ajudar o mundo com uma bateria que recarregará e liberará energia muito mais rápida, diferente da atual mais utilizada que é a de íons de lítio.



Lucas Souza

Título: Bateria de íons de lítio com anodo de grafeno

Autor: Lucas Souza (todos os textos)

Visitas: 8

663 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    28-04-2014 às 04:56:16

    Ótimas dicas, a Rua Direita agradece pela riqueza do texto com boas informações a respeito da bateria de íons de lítio com anodo de grafeno.

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento

    17-09-2012 às 12:40:42

    Gostei do texto. Sou fã dos artigos publicados pelos autores do ruadireta.com devido à variedade de temas que posso encontrar, além de que a maioria deles são muito ricos em conteúdo, como este! Parabéns autor pela sua dedicação, saiba que as dicas que encontrei aqui poderão me ajudar muito a encarar tanto os pequenos quanto os grandes fatos do dia a dia. Espero por novidades, pois sempre estou à procura de novos conhecimentos. Boa escrita!

    ¬ Responder

Comentários - Bateria de íons de lítio com anodo de grafeno

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios