Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Pesquisadores desenvolvem sistema que pode desenhar e escrever com o movimento dos olhos

Pesquisadores desenvolvem sistema que pode desenhar e escrever com o movimento dos olhos

Categoria: Outros
Comentários: 1
Pesquisadores desenvolvem sistema que pode desenhar e escrever com o movimento dos olhos

Um pesquisador francês do Centro de Pesquisas do Instituto do Cérebro e Medula Espinhal da França, criou um sistema que pode ajudar pessoas com deficiências a escrever e desenhar novamente. Ele desenvolveu um sistema que permite escrever e desenhar em um computador apenas com o movimento dos olhos.

Segundo um especialista em neurociência francês, para os pacientes que por motivos de deficiências ou acidentes perderam o movimentos de seus membros, a mobilidade dos olhos é o que resta. Esse sistema ainda é apenas um protótipo, mas poderá possibilitar que as pessoas com deficiências possam escrever, desenhar ou assinar em uma tela do computador apenas com o movimento dos olhos.

Um sistema parecido já existe, porém ele permite apenas que os usuários selecionem letras que estão dispostas na tela. Toda essa tecnologia é possível graças a um mecanismo que utiliza uma câmera para gravar os movimentos oculares.

Até o momento, os instrumentos existentes e sua tecnologia não permitiam que os olhos dos usuários fizessem movimentos suaves e tivessem a liberdade de fazer seus próprios traçados. Os olhos executavam somente movimentos sacudidos e irregulares. Mas, alguns pesquisadores tiveram a ideia de usar a descoberta feita por Stuart Anstis, em 1970: a Ilusão de ótica “Reverse-phi”, que irá ajudar os olhos a fazerem movimentos mais suaves. Esse recurso cria “um tipo de apoio móvel” para ajudar os olhos a executarem movimentos corretos sem sacudidas.

Segundo os pesquisadores, para que as pessoas possam utilizar o equipamento, é necessário algumas seções de treinamento para se habituar a tecnologia e conseguir traçar figuras e letras na tela do computador. O instrumento é criativo e pode trazer de volta a criatividade para pessoas que sofrem com deficiências físicas.

Esse equipamento poderá ajudar tanto pessoas com deficiências em um tratamento médico, quanto alguns profissionais como tenistas, pilotos e bailarinos. Pois essas profissões, a precisão no movimento dos olhos é importante. Tudo isso segundo as pesquisas dos cientistas, que ainda estão no começo.

Esse tipo de equipamento, utilizando a informática e a robótica para a mobilidade de pessoas com deficiência, está cada vez mais inovador e isso é de grande importância para a ciência. Pois outro mecanismo com o intuito de trazer o movimento a pessoas tetraplégicas, utilizando eletrodos implantados no celebro dessas pessoas, foi testado com sucesso movendo um robô apenas com a força do pensamento.


Lucas Souza

Título: Pesquisadores desenvolvem sistema que pode desenhar e escrever com o movimento dos olhos

Autor: Lucas Souza (todos os textos)

Visitas: 0

611 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Daiany Nascimento

    18-09-2012 às 12:55:46

    A tecnologia surpreende a todos a cada dia, fico tão feliz quando vejo o quanto as pessoas se empenham para desenvolver novos aparelhos para ajudar e facilitar o dia a dia dos outros, imagine como este sistema que permite que uma pessoa desenhe e escreva somente utilizando o movimento dos olhos, magnifico! Com certeza está é uma invenção que poderá ajudar à muitas pessoas que, por algum motivo, dependem de tais meios para se comunicar.

    ¬ Responder

Comentários - Pesquisadores desenvolvem sistema que pode desenhar e escrever com o movimento dos olhos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios