Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Informática > Aprenda a colocar um Windows Vista e Linux em dual boot

Aprenda a colocar um Windows Vista e Linux em dual boot

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Informática
Aprenda a colocar um Windows Vista e Linux em dual boot

O INFOLAB, laboratório de experiência sobre tecnologia do site da Info Online, fez um teste de como realizar o processo de criação de um computador com dual boot, dois sistemas operacionais (SO) diferentes em um mesmo HD. Confira abaixo os passos realizados para colocar, nesse caso, um Windows Vista junto com um Linux Ubuntu, e os resultados obtidos. Seguindo esse procedimento você poderá fazer a mesma coisa em seu computador.

OBS: Todos os procedimentos a seguir foram realizados no laboratório da INFOLAB, utilizando 2 computadores.

Primeiro o Windows
Um dos computadores já continha o Windows Vista instalado e o outro não. Para o primeiro caso, foi necessário o auxílio do software Acronis Partition Manager da Acronis, um dos únicos no mercado compatível com essa versão do SO da Microsoft. Ele foi utilizado para particionar o HD que já continha o Vista, separando uma partição para o Linux Ubuntu. O outro computador foi simplesmente formatado e reservado um espaço no HD destinado ao Ubuntu.

Instalando o Ubuntu
A instalação do Ubuntu foi feita sem nenhum problema, selecionando as partições separadas para ele. Há duas opções quando o CD do Ubuntu da o boot: a instalação do SO ou um teste sem comprometer as configurações do micro. Basta escolher a opção para a instalação do sistema e selecionar a partição correta. Um assistente auxilia nas configurações para tudo sair bem.

Escolha: Ubuntu ou Vista
Após todo o procedimento feito, ao ligar os computadores, foi apresentado uma tela para optar por qual sistema seria iniciado, o Ubuntu ou o Windows Vista. Em alguns casos, usuários tiveram que realizar uma configuração no Ubuntu para que o Vista aparece-se na lista de SO’s para boot. No INFOLAB não houve esse problema.

Testando os computadores
Ambos os sistemas operacionais e computadores funcionaram corretamente, sem maiores problemas. Os Ubuntu’s não necessitaram de nenhuma configuração extra e acessaram a internet sem nenhuma dificuldade. O micro que foi instalado o Windows Vista (sem ser o que necessitou de particionamento), apresentou a falta de um drive de áudio, que foi baixado e solucionou o problema.

Recursos de mídia e vídeo
Ao testar o Windows Media Player no Vista, o programa reproduziu áudios em MP3 e filmes em DVD. Já no Ubuntu, foi necessário instalar um pacote de codecs para esse fim. Para fazer isso é preciso configurar o sistema para aceitar as aplicações. Depois disso, por meio do pacote Synaptic ou utilizando comandos pelo terminal, localize os codec’s e instale-os.

Partição de documentos
Infelizmente, não é possível que o Windows Vista ou o Ubuntu acessem um os arquivos do outro. Mas isso pode ser resolvido de uma maneira simples: Criando outra partição somente para dados comuns e formatando-a com sistema de arquivos FAT32, pois ambos os sistemas o reconhecem. O Vista reconheceu a partição facilmente e com o auxilio do mesmo software mencionado no inicio da matéria, foi adicionado um nome a partição. No Ubuntu não foi tão simples, pois precisou utilizar alguns comandos mais complexos par mapear a partição. Nesses casos, a utilização de um HD externo ou pen drive pode resolver.


Lucas Souza

Título: Aprenda a colocar um Windows Vista e Linux em dual boot

Autor: Lucas Souza (todos os textos)

Visitas: 0

631 

Comentários - Aprenda a colocar um Windows Vista e Linux em dual boot

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Smartphone inovador

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Máquinas
Smartphone inovador\"Rua
O novo Xperia S é um novo smartphone que é produzido pela sony, que foi pensado para a reprodução multimédia de alta resolução, atenuando deste modo as diferenças entre um telefone e uma consola de jogos portátil.

Este inovador softwere é capaz de apresentar vídeos de alta definição, a 1080p.

Contêm uma cãmara integrada de 12 MP, sendo capaz de capturar imagens em full HD. O processamento de imagem é feito por um motor de nome Bravia, que é uma tecnologia a pensar na reprodução de imagem e de áudio.

O hardwere e softwarwe deste smartpfhone foi optimizado para ser compatível com o playstachon Suite, que se trata de uma plataforma de videojogos , onde podem ser descarregados e jogados no telemóvel vários títulos previamente lançados na playstation.

O seu ecrâ é quase todo em vidro, separado apenas do revestimento no fundo por uma faixa transparente.

Esta faixa funciona como uma antena do dispositivo, bem como a área visívil para os principais botões, no fundo.

O seu formato é ligeiramente curvo e com uma espessura de apenas um centímetro, o qiue lhe dá um ar muito elegante e leve.

A energia que alimenta o dispositivo é fornecida por uma pequena bateria, que dura para 420 horas em standby, horas para música e outras para vídeo.

De salientar que a Sony Ericsson sempre foi muito forte na qualidade da fotografia, e o destaque deste aparelho vai para o seu sensor Exmor R, que é retroiluminado com circuitos integrados, permitindo tirar fotos com pouco ruído , em situações de fraca luz.

Além de todos os pormenores inovadores, o sensor recebe a luz de trás por um substrato de sílica, garantindo mais eficácia .

Por outro lado, o xperia S, é ainda compatível com várias plataformas de comunicação, tal como a near-fild comunication.

O ecrã é sem dúvida alguma o mais elevado do mercado atual, apresentando milhões de cores.

As características invadoras ddeste smartphone, são: o modelo, aplaystachion, o ecrâ de alta definição, o processador, o software e as suas ligações

No que concerne às ligações, inclui uma superabundância delas, incluindo uma porta HDMI2 para ligar o dispositivo diretamente a um monitor para reproduzir vídeos, audio e imagem.

O lançamento deste sistema da sony, foi lançado só recentemente em Las Vegas, EUA, em Janeiro de 2012, no convention Center.

Para os fâs das novas tecnologias o smartphone Xperia S, é com efeito, uma óptima aquisição, para as férias de verão.

Pesquisar mais textos:

Pedro gil Ferreira

Título:Smartphone inovador

Autor:Pedro gil Ferreira(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios