Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Informática > Aprenda a colocar um Windows Vista e Linux em dual boot

Aprenda a colocar um Windows Vista e Linux em dual boot

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Informática
Aprenda a colocar um Windows Vista e Linux em dual boot

O INFOLAB, laboratório de experiência sobre tecnologia do site da Info Online, fez um teste de como realizar o processo de criação de um computador com dual boot, dois sistemas operacionais (SO) diferentes em um mesmo HD. Confira abaixo os passos realizados para colocar, nesse caso, um Windows Vista junto com um Linux Ubuntu, e os resultados obtidos. Seguindo esse procedimento você poderá fazer a mesma coisa em seu computador.

OBS: Todos os procedimentos a seguir foram realizados no laboratório da INFOLAB, utilizando 2 computadores.

Primeiro o Windows
Um dos computadores já continha o Windows Vista instalado e o outro não. Para o primeiro caso, foi necessário o auxílio do software Acronis Partition Manager da Acronis, um dos únicos no mercado compatível com essa versão do SO da Microsoft. Ele foi utilizado para particionar o HD que já continha o Vista, separando uma partição para o Linux Ubuntu. O outro computador foi simplesmente formatado e reservado um espaço no HD destinado ao Ubuntu.

Instalando o Ubuntu
A instalação do Ubuntu foi feita sem nenhum problema, selecionando as partições separadas para ele. Há duas opções quando o CD do Ubuntu da o boot: a instalação do SO ou um teste sem comprometer as configurações do micro. Basta escolher a opção para a instalação do sistema e selecionar a partição correta. Um assistente auxilia nas configurações para tudo sair bem.

Escolha: Ubuntu ou Vista
Após todo o procedimento feito, ao ligar os computadores, foi apresentado uma tela para optar por qual sistema seria iniciado, o Ubuntu ou o Windows Vista. Em alguns casos, usuários tiveram que realizar uma configuração no Ubuntu para que o Vista aparece-se na lista de SO’s para boot. No INFOLAB não houve esse problema.

Testando os computadores
Ambos os sistemas operacionais e computadores funcionaram corretamente, sem maiores problemas. Os Ubuntu’s não necessitaram de nenhuma configuração extra e acessaram a internet sem nenhuma dificuldade. O micro que foi instalado o Windows Vista (sem ser o que necessitou de particionamento), apresentou a falta de um drive de áudio, que foi baixado e solucionou o problema.

Recursos de mídia e vídeo
Ao testar o Windows Media Player no Vista, o programa reproduziu áudios em MP3 e filmes em DVD. Já no Ubuntu, foi necessário instalar um pacote de codecs para esse fim. Para fazer isso é preciso configurar o sistema para aceitar as aplicações. Depois disso, por meio do pacote Synaptic ou utilizando comandos pelo terminal, localize os codec’s e instale-os.

Partição de documentos
Infelizmente, não é possível que o Windows Vista ou o Ubuntu acessem um os arquivos do outro. Mas isso pode ser resolvido de uma maneira simples: Criando outra partição somente para dados comuns e formatando-a com sistema de arquivos FAT32, pois ambos os sistemas o reconhecem. O Vista reconheceu a partição facilmente e com o auxilio do mesmo software mencionado no inicio da matéria, foi adicionado um nome a partição. No Ubuntu não foi tão simples, pois precisou utilizar alguns comandos mais complexos par mapear a partição. Nesses casos, a utilização de um HD externo ou pen drive pode resolver.


Lucas Souza

Título: Aprenda a colocar um Windows Vista e Linux em dual boot

Autor: Lucas Souza (todos os textos)

Visitas: 0

631 

Comentários - Aprenda a colocar um Windows Vista e Linux em dual boot

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios