Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Informática > Aprenda a colocar um Windows Vista e Linux em dual boot

Aprenda a colocar um Windows Vista e Linux em dual boot

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Informática
Aprenda a colocar um Windows Vista e Linux em dual boot

O INFOLAB, laboratório de experiência sobre tecnologia do site da Info Online, fez um teste de como realizar o processo de criação de um computador com dual boot, dois sistemas operacionais (SO) diferentes em um mesmo HD. Confira abaixo os passos realizados para colocar, nesse caso, um Windows Vista junto com um Linux Ubuntu, e os resultados obtidos. Seguindo esse procedimento você poderá fazer a mesma coisa em seu computador.

OBS: Todos os procedimentos a seguir foram realizados no laboratório da INFOLAB, utilizando 2 computadores.

Primeiro o Windows
Um dos computadores já continha o Windows Vista instalado e o outro não. Para o primeiro caso, foi necessário o auxílio do software Acronis Partition Manager da Acronis, um dos únicos no mercado compatível com essa versão do SO da Microsoft. Ele foi utilizado para particionar o HD que já continha o Vista, separando uma partição para o Linux Ubuntu. O outro computador foi simplesmente formatado e reservado um espaço no HD destinado ao Ubuntu.

Instalando o Ubuntu
A instalação do Ubuntu foi feita sem nenhum problema, selecionando as partições separadas para ele. Há duas opções quando o CD do Ubuntu da o boot: a instalação do SO ou um teste sem comprometer as configurações do micro. Basta escolher a opção para a instalação do sistema e selecionar a partição correta. Um assistente auxilia nas configurações para tudo sair bem.

Escolha: Ubuntu ou Vista
Após todo o procedimento feito, ao ligar os computadores, foi apresentado uma tela para optar por qual sistema seria iniciado, o Ubuntu ou o Windows Vista. Em alguns casos, usuários tiveram que realizar uma configuração no Ubuntu para que o Vista aparece-se na lista de SO’s para boot. No INFOLAB não houve esse problema.

Testando os computadores
Ambos os sistemas operacionais e computadores funcionaram corretamente, sem maiores problemas. Os Ubuntu’s não necessitaram de nenhuma configuração extra e acessaram a internet sem nenhuma dificuldade. O micro que foi instalado o Windows Vista (sem ser o que necessitou de particionamento), apresentou a falta de um drive de áudio, que foi baixado e solucionou o problema.

Recursos de mídia e vídeo
Ao testar o Windows Media Player no Vista, o programa reproduziu áudios em MP3 e filmes em DVD. Já no Ubuntu, foi necessário instalar um pacote de codecs para esse fim. Para fazer isso é preciso configurar o sistema para aceitar as aplicações. Depois disso, por meio do pacote Synaptic ou utilizando comandos pelo terminal, localize os codec’s e instale-os.

Partição de documentos
Infelizmente, não é possível que o Windows Vista ou o Ubuntu acessem um os arquivos do outro. Mas isso pode ser resolvido de uma maneira simples: Criando outra partição somente para dados comuns e formatando-a com sistema de arquivos FAT32, pois ambos os sistemas o reconhecem. O Vista reconheceu a partição facilmente e com o auxilio do mesmo software mencionado no inicio da matéria, foi adicionado um nome a partição. No Ubuntu não foi tão simples, pois precisou utilizar alguns comandos mais complexos par mapear a partição. Nesses casos, a utilização de um HD externo ou pen drive pode resolver.


Lucas Souza

Título: Aprenda a colocar um Windows Vista e Linux em dual boot

Autor: Lucas Souza (todos os textos)

Visitas: 0

631 

Comentários - Aprenda a colocar um Windows Vista e Linux em dual boot

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios