Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Informática > Aposte na tecnologia

Aposte na tecnologia

Categoria: Informática
Visitas: 4
Comentários: 17
Aposte na tecnologia

A impressora para a resma: «É impressão minha ou o papel é teu?»

O que ninguém contesta é o importante papel da informática nos dias que correm. Embora ainda haja quem se dirija a uma retrosaria para comprar cortinas para o computador, alegando que tem o sistema Windows, a alfabetização informática constitui uma preocupação de diversas entidades, por várias razões.

Apesar de bastante disseminada e tendencialmente mais barata, a informática ainda não está ao alcance de todos. Há quem avance razões de ordem sócio-económica, de localização geográfica e ainda de natureza cultural e subjectiva (o facto de o sexo feminino parecer menos predisposto para as novas tecnologias, a atracção ou repulsa pelas máquinas, …).

Numa perspectiva de colmatar lacunas que podem apresentar-se como limitativas e até discriminatórias, há organismos empenhados em investir na formação de jovens em risco como agentes de transformação social. Isto pode ser, efectivamente, o ponto de partida para a melhoria da qualidade de vida de populações de baixos rendimentos económicos e parcos níveis culturais. Trata-se de desenvolver competências, pondo a inclusão digital ao serviço da inclusão social. Normalmente, estes jovens são artesãos e vão aprender a fazer cartazes e folders para a divulgação das suas produções artísticas. O objectivo primordial é transmitir conhecimento na área da informática, introduzindo os alunos no mundo das ferramentas digitais e proporcionando condições para que eles possam seleccionar as informações que lhes interessam no vasto universo de dados com que se deparam na Internet. Após o curso básico, existem opções com vista à profissionalização, como o curso de webdesign e montagem e administração de rede. Uma vez que estes cursos garantem qualificação, criam oportunidades no mercado de trabalho.

A forma prática como se abordam estas questões relega para segundo plano a teoria do enquadramento sociológico da Revolução Informática, deixando cair pessimismos humanistas e optimismos tecnocráticos. A avaliação do fenómeno informático faz-se, sob este prisma, recorrendo às evidências do que ele contribui para o futuro destes indivíduos e da comunidade que integram. Distinta da Revolução Industrial, a das informações transmite-se pelas mãos das pessoas. A inteligência artificial concede ao computador rudimentar poderes de visão, audição e senso comum.

Do ponto de vista sociológico, a análise da Revolução Informática leva a uma crítica severa dos determinismos alicerçados em preconceitos de superioridade tecnológica, assim como da ideia de que a revolução se processa de igual modo em todo o lado, independentemente das técnicas e da sociedade estabelecida, omitindo características, História e personalidade. Bom senso é o que não reina por tais mentes…



Maria Bijóias

Título: Aposte na tecnologia

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 4

630 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 17 )    recentes

  • SophiaSophia

    06-05-2014 às 20:07:25

    A tecnologia contribuiu significamente para o desenvolvimento de trabalhos mais rápidos, eficientes e com boa qualidade. O mais importante é saber usá-lo da melhor forma e isso depende de cada um!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    08-10-2012 às 16:17:03

    O exemplo da Publicidade que podemos fazer através de sistemas informáticos e das novas tecnologias é importante. Quer seja em folhetos (na sua execução), quer em divulgação em web sites, quer através de newsletters, é estar ligado ao mundo e nos negócios é de facto fundamental.

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    08-10-2012 às 16:13:43

    Mais uma vez a autora nos presentei com um assunto interessante. Falar-nos de como podemos chamar a atenção de por exemplo artesãos para o papel que as novas tecnologias são importantes para o seu negócio (no exemplo em publicidade) é super interessante. Mesmo para os menos dados ás tecnologias, é certo que todos necessitamos delas.

    ¬ Responder
  • Pedro gil FerreiraPedro gil Ferreira

    07-10-2012 às 11:31:45

    Apostar na tecnologia é sem dúvida inteligente. Ela está adaptada ás mudanças e necessidades da vida de hoje.Sem recursos informáticos não conseguimos sobreviver pois tudo hoje se faz com um computador e programas adequados.Os serviços não dispensam as novas tecnologias bem como qualquer cidadão.

    ¬ Responder
  • Anne TeixeiraAnne Teixeira

    05-10-2012 às 01:45:59

    O futuro é tecnológico e isso ninguém se atreve a discutir. Cada dia uma modificação no que já existe ou uma criação nova para aumentar a tecnologia utilizada por nós.São tablets, celulares cheios de apetrechos, computadores e até chips no lugar das tradicionais carteiras de identidade. O mais interessante é como issso afasta as pessoas umas das outras. Aproximando quem está longe e separando quem está perto.Mas o importante é que continuamos consumindo e consumindo.

    ¬ Responder
  • Pedro gil FerreiraPedro gil Ferreira

    03-10-2012 às 18:45:32

    Apostar na tecnologia é hoje, muito frutificante.Como provávelmente a tendência do trabalho futuro e para reduzir trabalhadores, o trabalho tem que ser feito com as novas tecnologias.Além disso torna-as mais independentes no que diz respeito a horários rígidos e gestão de tempo e diheiro.Já há muita gente a trabalhar como freelancer e em par-time, pela internet.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    03-10-2012 às 10:26:35

    O leitor está à procura de emprego?. Nesse caso aposte na tecnologia e aprenda novos conhecimentos relacionados com ela.Esse será um meio inteligente de atraír um emprego ou part-time para suprir as suas necessidades.O trabalho pela internet e à distância, assim como formação é cada vez mais uma realidade na nossa sociedade.

    ¬ Responder
  • Cristina SousaCristina Sousa

    02-10-2012 às 21:53:45

    A tecnologia simboliza a evolução dos tempos. No entanto, é necessário termos alguns cuidados, pois a evolução tecnológica pode constituir um perigo para as pessoas. O meu telemóvel tem gravador de voz. Esta função é perigosa, pois posso estar em um local público e gravar a conversa entre pessoas. Na minha opinião a tecnologia é colocada à disposição das pessoas como um benefício, e não como um prejuízo.

    ¬ Responder
  • Pedro gil FerreiraPedro gil Ferreira

    30-09-2012 às 10:55:14

    Na atual conjuntura, interessa investir em tecnologia e nos mais diversos equipamentos de informática.Há cada vez mais opções de trabalhos na área de informática, desde web designer, operadores de informática, técnicos, Writer copy, digitalizador, web master..que exigem um computador ou portátil com programas adequados.

    ¬ Responder
  • Nilson EmpreendedorNilson Uemoto

    28-09-2012 às 06:00:23

    A tecnologia cada vez mais se faz presente em nossas vidas.Quem imaginaria há pouco mais de 20 anos atrás que hoje estaríamos todos conectados?Basta digitar no Google oque se deseja e achamos informações sobre tudo que queremos.Entramos em redes sociais e conversamos e interagimos com gente do mundo inteiro, nosso mundo é tecnológico e no futuro será cada vez mais

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento

    26-09-2012 às 14:19:31

    Atualmente, a tecnologia está presente de varias maneiras em nossas vidas, e é praticamente impossível viver sem elas. Além disso, a cada dia que passa podemos conferir varias novidades que são lançadas, nos surpreendendo e deixando o nosso dia a dia ainda mais prático. Particularmente, gosto da ideia de ver a tecnologia aplicada de forma a ajudar a preservar o meio ambiente, criando aparelhos mais eficientes e de energia limpa. Parabens pelo ótimo texto!

    ¬ Responder
  • André BelacorçaAndré Belacorça

    24-09-2012 às 18:31:59

    Hoje em dia ninguém ou quase ninguém prescinde das novas tecnologias, elas actualmente são muito importantes nas nossas vidas. Muitos até dependem delas para "sobreviver", outros para trabalhar, comunicar, estudar e etc...

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    24-09-2012 às 17:44:38

    As tecnologias estão a cada ano nos surpreendendo. São cada vez mais avançadas, novas tendências, novas descobertas e quem ganha somos nós. Por isso, tanto no ramo de faculdade como de trabalho, optar por essa área nunca foi tão promissora nos dias atuais e será nos dias futuros. Devemos apostar nela sim, pois tudo o que ela traz, contribui para nosso desenvolvimento e que facilitam nossa vida cotidiana. Adorei seu texto, enriquecedor sobre o tema.

    ¬ Responder
  • Pedro gil FerreiraPedro gil Ferreira

    24-09-2012 às 15:06:36

    As novas tecnologias são a grande aposta do presente e do futuro.Elas são já uma constante e realidade, no mundo de hoje.São utilizadas em todos os setores e serviços, ensino presencial e E-learning e inclusive nos mais diversificados espaços do dia-a-dia.Sem elas, já nem é possível viver, num mundo cada vez mais globalizamnte e competitivo.

    ¬ Responder
  • Gabriela TorresGabriela Torres

    23-09-2012 às 01:44:25

    As pessoas que apostarem em tecnologia,são os futuros ricos da próximas décadas.Estamos todos viciados em tecnologia,tão viciados que não conseguimos viver sem.Deixou de ser algo supérfluo para se tornar algo primordial.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    22-09-2012 às 21:32:17

    A minha relação pessoal com a tecnologia é ambígua. Sei que, na nossa sociedade, é quase impossível vivermos sem ela. No entanto, sei o quanto pode prejudicar a qualidade das relações interpessoais. Na altura de comprar, prefiro apostar na qualidade, sendo contra a ideia consumista de que, quando um novo avanço tecnológico é lançado, os aparelhos que possuímos devem ser substituídos. Nos tempos que correm, torna-se necessário que todos saibam trabalhar com o computador.

    ¬ Responder
  • André BelacorçaAndré Belacorça

    21-09-2012 às 22:51:14

    A tecnologia hoje em dia é a evolução do século, é o que move quase o ser Humano actualmente. O ser Humano daqui a uns anos já depende das tecnologias, se não depender já, tecnologia revolucionou os tempos decorrentes.

    ¬ Responder

Comentários - Aposte na tecnologia

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como burlar a crise e fazer a viagem dos sonhos gastando pouco

Ler próximo texto...

Tema: Viagens
Como burlar a crise e fazer a viagem dos sonhos gastando pouco\"Rua
Não é novidade para ninguém que o Brasil está passando por uma séria crise econômica e política. Atrelado a isso, a elevação do dólar nos últimos meses tem contribuído para a queda considerável no número de viagens internacionais. Para os amantes de viagens, também chamados travelholics, a crise não é um motivo para adiar aquela viagem tão esperada.
Nesse post você terá dicas de como superar esse momento e realizar seu sonho de uma forma mais econômica, sem precisar de guias turísticos, que encarecem ainda mais a viagem.

Dica 1) Planeje sua viagem com antecedência.
Provavelmente a maioria já ouviu falar disso, mas é a pura verdade. Programar a viagem é o primeiro passo para uma estadia tranquila e bem mais barata. Escolher o destino, a época do ano e com quem ir é o começo de tudo. As passagens aéreas costumam ter preços promocionais quando comprada com antecedência e você poderá escolher melhor onde passará as noites.

Dica 2) Pesquise os preços das passagens diariamente.
Se o destino já está definido, comece a buscar as passagens já. Os preços costumam variar diariamente, e sim, podem cair ou subir absurdamente de um dia para o outro. Eu super indico o Google Voos como busca de passagem. Ele apresenta os valores e os horários das mais variadas companhias aéreas e no final, te redireciona para o site da empresa sem te cobrar nenhuma taxa por isso. Além disso, ter em mente a opção de flexibilizar as datas pode te possibilitar um bom desconto no final. Você e o seu vizinho de assento podem estar indo pro mesmo destino, mas pagando valores completamente diferentes.

Dica 3) Use e abuse do Google Maps para escolher a região de hospedagem.
O Google Maps é uma opção de busca com mil e uma utilidades. Depois de escolhida a cidade, pesquise a localização dos principais pontos turísticos que são do seu interesse. Há várias ferramentas para busca de hotéis e pontos turísticos no site. Se você vai depender de transporte público ou ''viação pé'' para conhecer a cidade, uma boa dica para economizar tempo e dinheiro é ficar na região cultural da cidade. Você poderá pagar um pouco mais caro na estadia, mas economizará em outros quesitos.

Dica 4) Utilize os sites de busca de hotéis para fazer as reservas.
Depois de muito pesquisar, descobri que organizar a viagem por conta própria pode sair até pela metade do preço do que seria através de uma agência de viagem. Existem muitos sites de hotéis, mas é bom pesquisar sua credibilidade em fóruns e sites de reclamação. Minha sugestão é o Booking.com, há anos no mercado com milhões de clientes, ele é reconhecido pela sua transparência e grande assistência àqueles que precisaram resolver algum problema. Utilizando as datas de entrada e saída, e os filtros como valor máximo da diária e número de estrelas, você encontra o melhor hotel pro seu gosto e seu bolso.

Dica 5) Seguro Viagem
É imprescindível a contratação de um seguro viagem se você está indo para o exterior. Dependendo do país, uma diária no hospital pode sair mais cara que toda a viagem. Sem falar que em caso de extravio de bagagem e algum problema mais grave com um parente próximo no país de origem, além de outras questões, o seguro tem a cobertura específica. Não se deixe levar pelos pequenos preços. Procure aqueles conhecidos mundialmente e, de preferência, utilizado por algum conhecido. Quanto mais detalhado for, melhor.

Dica 6) Curta a pré-viagem pesquisando
O período antes da viagem é tão gostoso quanto ela, propriamente dita. Aproveite para pesquisar sobre os locais do seu interesse, restaurantes, lojas e principalmente transporte. Hoje, já existe taxímetro online em grandes metrópoles, onde você pode fazer um cálculo estimado da corrida de um lugar a outro. Como o nosso objetivo é a economia, são muitas as alternativas de transporte. Além do bom e velho ônibus, as vans compartilhadas do aeroporto para o hotel podem sair bem mais em conta que o táxi. Para quem for ficar poucos dias em uma grande cidade, os ônibus vermelhos de dois andares, conhecidos por Hop On Hop Off, dão uma geral na cidade, passando pelos principais pontos e possibilitando ao turista parar onde quiser, e esperar pelo próximo nos pontos indicados. Existem ticktes de 24, 48 e 72 horas ilimitado, a partir do momento do primeiro uso.

Pesquisar mais textos:

Letícia Spínola Flávio

Título:Como burlar a crise e fazer a viagem dos sonhos gastando pouco

Autor:Letícia Spínola Flávio(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Adriana SantosAdriana Santos

    10-11-2015 às 21:16:50

    Gostei das dicas! Valeu!
    Realmente, as pessoas que amam viajar encontram diversas formas, nem que seja um lugar próximo a sua cidade!

    Abraços!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios