Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Informática > Sites de relacionamentos: uma nova forma de interação

Sites de relacionamentos: uma nova forma de interação

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Informática
Visitas: 2
Comentários: 1
Sites de relacionamentos: uma nova forma de interação

Com a evolução das novas tecnologias, especialmente a tecnologia da informação, e com as transformações sociais obtidas após esta era da informatização, é notável as novas formas de interação entre as pessoas. Hoje os relacionamentos não são mais aqueles construídos com apresentações pessoais, diálogos e encontros. As formas de se relacionar com o outro sofreram transformações significativas com a era da informática. Atualmente as pessoas, principalmente os jovens, se conhecem pela internet, trocam confidências, se julgam melhores amigos, namoram, sem, muitas vezes, ao menos ter se visto ou conversado pessoalmente.

É notável o progresso atingido com as novas tecnologias. A oportunidade de se relacionar com pessoas do mundo todo é muito impressionante e instigante. Na rede mundial de computadores fatores como timidez, baixa autoestima, dificuldades econômicas entre outros não são empecilhos para se fazer amigos ou algo mais. Através do computador as pessoas não precisam mostrar-se exatamente como elas são. É difícil alguém frustrar-se, pois o mundo virtual muitas vezes é um mundo fantasioso, enigmático, no qual se pode ser quem quiser, ter o que desejar e fazer algo que na realidade, mostrando-se, não se faria.

Muitas pessoas utilizam a internet como um meio para acabar com a solidão em que vivem, construindo personagens virtuais e conseguindo manter relações com as mais diferentes pessoas. Este é um mundo perigoso, pois nesses casos, há a negação da realidade e a dependência de um mundo virtual. Quando se chega a este nível, que não é saudável, é preciso muita atenção e ponderação, principalmente para as pessoas ao entorno desse dependente da tecnologia. A informática e as redes de relacionamento existem para proporcionar momentos de interação positivos e não para distanciar as pessoas das suas realidades. A tecnologia da informação é um facilitador da comunicação e é este o seu objetivo.

Atualmente as redes de relacionamento servem como forma de comunicação substituta das antigas e demoradas cartas. A comunicação é mais rápida e eficaz, quase momentânea se emissor e destinatário estão ligados na rede no momento da mensagem. Substitui também os telefonemas, em alguns casos, e amplia a relação de interação entre os amigos ou conhecidos. Há também a possibilidade de fazer novos amigos, através dos amigos dos amigos e por isso o nome rede de relacionamentos, pois há sempre a possibilidade de ampliar as relações inter-pessoais.

Daí o site de relacionamento ser tão procurado e o mais requisitado na internet. Essa virtualidade promove os mais diferentes encontros e constrói laços antes inimagináveis entre as pessoas. Além disso, os sites de relacionamento também proporcionam o reencontro de antigos conhecidos, amigos e colegas de estudos ou trabalho que, por determinados motivos, separaram-se no dia a dia, mas que virtualmente, podem retomar seus relacionamentos.

É importante destacar que a privacidade nestes sites não existe mais, pois a vida e todas as declarações que a pessoa faz estão abertas a todos os usuários da rede, tornando-se pública. O cuidado com as informações publicadas é fundamental para evitar transtornos e a má índole de algumas pessoas que utilizam a informática de uma forma negativa, clonando sites e páginas pessoais.

Quando se opta pelos sites de relacionamento, o contato físico e pessoal é perdido, mas outras formas de relacionamento são construídas. É preciso saber antes de entrar nestas redes o que se procura nelas, para não se decepcionar ou se deparar com maus usuários, prejudicando, assim, os benefícios que estes sites podem trazer.


Rosana Fernandes

Título: Sites de relacionamentos: uma nova forma de interação

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 2

785 

Imagem por: (nutmeg)

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • lucaslucas

    07-06-2010 às 12:43:07

    oi gente sou da escola pe.joao piamarta,eu tava fazendo algumas pequisas sobre este assunto entao achei essa postagem e selei todas as minhas duvidas.
    muito obrigado,
    e parabens ha pesoa que tenha postado isso
    vlw
    bjaooo

    ¬ Responder

Comentários - Sites de relacionamentos: uma nova forma de interação

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Imagem por: (nutmeg)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios