Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Informática > Saiba mais sobre como criar partições em seu HD

Saiba mais sobre como criar partições em seu HD

Categoria: Informática
Saiba mais sobre como criar partições em seu HD

Sempre que você precisa formatar sua máquina, a maior parte do tempo perdido é para fazer backup dos documentos importantes. Há uma solução simples e eficaz para isso: Criar uma partição em seu próprio HD. Isso mesmo, criar uma partição, pois assim quando você for formatar sua máquina, poderá transferir os documentos e arquivos importantes para essa partição, e formatar o restante do HD, sem perder tempo e protegendo seus arquivos. Mas, você poderá salvar somente os arquivos. Programas instalados serão impossíveis salvar, somente o arquivo executável para instalá-lo novamente na máquina.

Confira um tutorial feito com base nas informações do site TecMundo e aprenda a fazer partições descobrindo suas funcionalidades.

O que é partições e porque particionar?

Imagine uma pizza. Antes de ser cortada, ela está inteira, sem nenhuma divisão. Após cotarem ela, independente da quantidade de divisões feitas, ela está particionada. Agora associe isso a um HD, e imagine que ele é a pizza antes de ser dividida. Criar uma partição é dividir algo inteiro e pedaços menores, simples assim. Por exemplo: Seu HD possui 160GB de espaço para armazenamento. Você necessita de um espaço de 15GB para guardar seus arquivos e documentos importantes (fotos, vídeos, arquivos em pdf, instaladores de programas, entre outros). Basta você particionar seu HD, criando uma nova unidade de disco com o tamanho de 20GB, suficiente para você guardar o que precisa.

Unidade de disco são as partições em seu HD. Quando ele não está particionado, ao abrir o “Meu Computador”, irá aparecer somente o disco local (“C:”). Ao particionar, aparecerá essa outra parte do HD. Seguindo o exemplo citado acima, seria dessa forma: Uma partição principal para o sistema operacional, chamada “C:” com 140GB e a outra para backup, chamada “D:” com 20GB.

Além de utilizar outra partição para guardar dados, você pode criar uma para instalar outro sistema operacional nela, sem apagar o outro ou comprometer seus documentos.

Sistema de arquivos
É importante saber qual sistema de arquivos você irá utilizar. Primeiro, esclarecendo o que é sistema de arquivos: é a disposição que o sistema operacional irá colocar os documentos no HD. Os SO’s do Windows costumam usar o sistema FAT32 ou o NTFS, sendo o NTFS o mais recente, seguro e o recomendado. Já o Linux utiliza o EXT2, EXT3, EXT4, ReiserFS, XFS, JFS. O mais utilizado é o EXT4.

Como particionar
Você pode particionar seu HD quando estiver formatando a máquina. Mas, muitos usuários não o fazem ou não sabem da existência desse recurso. Descubra agora como fazer.

1 – Vá ao menu “Iniciar”, clique com o botão direito do mouse em “Meu Computador” e escolha a opção “Gerenciar”;

2 – Na tela que abrir, localize a esquerda o item “Armazenamento” e depois escolha “Armazenamento em disco”;

3 – Na tela seguinte, será exibida uma lista contendo suas partições. Clique com o botão direito do mouse sobre a partição que deseja alterar;

4 – Opte entre as opções “Estender volume” para dividir, “Diminuir Volume” para redimensionar ou “Excluir Volume” para apagar a partição selecionada.

Programas que auxiliam na criação de partições
No mercado existem diversos tipos de softwares que podem auxiliar na criação e gerenciamento de suas partições, tornando a vida dos usuários que não possuem muito conhecimento na área de informática, mais fácil. Conheça alguns desses softwares:

Partition Magic
Programa mais utilizado pelos profissionais de informática, capaz de criar, redimensionar, apagar, mesclar e converter partições. Sua utilização é muito prática.

Cute Partition Manager
Com praticamente as mesmas funções que o programa citado acima, esse software é prático e fácil de instalar, além de ser leve. Ele também é capaz de gerenciar as partições existentes.

R-Studio 4.5
Este programa tem um diferencial muito importante, pois ele é capaz de recuperar partições excluídas, juntamente com os arquivos contidos nela. O software é compatível com Windows 95/98/ME/NT/2000 e XP.


Lucas Souza

Título: Saiba mais sobre como criar partições em seu HD

Autor: Lucas Souza (todos os textos)

Visitas: 0

664 

Comentários - Saiba mais sobre como criar partições em seu HD

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios