Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Informática > Solução para armazenar ficheiros

Solução para armazenar ficheiros

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Informática
Visitas: 2
Solução para armazenar ficheiros

Quando há muitos anos se falava em cloud computing, muita gente não sabia própriamente o que era. E, os sistemas de armazenamento disponíveis para utilização pessoal, como por exemplo os discos externos, chegavam para as necessidades.

O problema agora é que a quantidade de ficheiros gerados pelos equipamentos de música e fotografia, foi aumentando e a profusão de MP3 e JPEG, obrigou a repensar melhor a forma de os guardar.

Nasceu assim o cloud, precisamente para responder ao problema particular de armazenamento e empresas. Este por um lado soluciona os problemas da segurança e responde à dispersão de dados por diversos dispositivos.

De facto é muito bom pois evita a perda de documentos importantes por avaria de um disco rígido ou roubo.

O conceito de cloud computing baseia-se na partilha de servidores. Ao aderir a este serviço, o utilizador está também a ter acesso a determinado espaço nos servidores da empresa.

Apenas necessita de um acesso à internet para aceder aos seus ficheiros.Ou, seja, apenas cm um portátil, um desktop ou um smartphone, pode recorrer-se aos ficheiros, onde quer que se esteja.

Para além disso pode partilhar-se os mesmos ficheiros, com terceiros, ultrapassando o limite do correio eletrónico. No caso de uma imagem não poder ser enviada por e-mail, pode enviar-se um link para o espaço onde este se encontre on-line.

Basta para isso abrir uma conta num serviço de cloud, precisando aceder, via internet, às páginas dos fornecedores e, através de alguns dados, passa logo a utilizar um determinado espaço.

Os fornecedores, disponibilizam um espaço on-line de forma gratuita, de 5 Gb. Se ultrapassar o limite tem de pagar um valor superior ao que pagaria por um suporte tradicional de armazenamento, um disco externo.

Cm este serviço é possível, depois de instalado, aceder a contatos, calendários e uma conta de e-mail própria.

Para bem armazenar os ficheiros em casa, há ainda o DropBox e o skiDrive da Microsof, muito semelhante ao anterior.

Todos eles se revelam inprescindíveis em caso de avaria e têm a vantagem de ser recuperados.

No entanto, de todos os serviços a que se pode recorrer, se um utilizador utiliza ou tem centenas ou milhares de ficheiros, dispersos por vários armazenamentos, o cloud computing é a resposta a todos os problemas. Deste modo não se pode passar ao lado dele, pois mesmo que não se tenha ainda tantos ficheiros, no futuro qualquer um os pode ter.


Pedro gil Ferreira

Título: Solução para armazenar ficheiros

Autor: Pedro gil Ferreira (todos os textos)

Visitas: 2

612 

Comentários - Solução para armazenar ficheiros

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios