Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Informática > Cooler: O que é?

Cooler: O que é?

Categoria: Informática
Visitas: 42
Cooler: O que é?

Dentro do gabinete de um computador, enquanto você está realizando suas tarefas e navegando na internet, milhões de coisas estão acontecendo lá. Um dos responsáveis por toda essa facilidade é o processador, que realiza milhões de cálculos por segundo. Todo esse trabalho gera muita troca de informação com outros periféricos, ou seja, corrente elétrica transitando para todo o lado. Isso faz com que os hardwares e, principalmente o processador, aqueça muito.

Para amenizar essa situação e impedir que o processador seja danificado, o cooler (refrigerador, em inglês) foi desenvolvido. Esse aparelho, em suas versões mais comuns, é uma espécie de ventilador que fica dentro das máquinas resfriando as peças. Geralmente há dois periféricos desses nos computadores: Um em cima do processador, junto com o dissipador de calor; e outro com a fonte de alimentação, que tem a função de jogar o ar quente para fora.

Para que você entenda melhor sobre o assunto, conheça os diversos tipos de coolers existentes no mercado.

Air-cooler

Esse é o mais simples e conhecido dos coolers que trabalha a base de ar. Além dele, uma peça de estrema importância é o dissipador de calor, uma chapa de cobre ou alumínio que fica em baixo dele. Essa pequena peça é responsável por fazer contato com o processador e, como suas propriedades químicas beneficiam a transmissão de calor, ela ajuda a esfria-lo.

Além disso, a pasta térmica também tem papel muito importante no resfriamento do chip. Sua composição permite a transmissão de calor e ajuda o dissipador a fazer contato com o processador.

Water-cooler

Em casos de processadores que realizam uma função mais específica e exigente, a refrigeração a ar não da conta. Por isso, existe também o Water-Cooler, que diminui a temperatura do chip com jatos de um líquido refrigerante.

Seu mecanismo de funcionamento exige alguns componentes a mais que o cooler tradicional. Uma bomba integrada, dissipador, radiador, mangueiras e fluído constituem um sistema de refrigeração bastante eficiente.

Cooler heat pipe

O Cooler heat pipe (tubo de calor, em português) também é bastante comum. Ele é considerado um refrigerador passivo, pois seu método utiliza apenas um dissipador e um tubo com uma substância refrigerante dentro. O processo ocorre da seguinte maneira: Assim que o líquido refrigerante contido na parte de baixo do tubo esquenta, ele sobe deslocando outra parte sua (que está fria) para baixo. E esse ciclo se repete infinitamente. Esse sistema costumeiramente é utilizado em placas de vídeo, mas há casos que processadores também o utilizam, sem problemas.

Refrigeração a nitrogênio líquido

Em casos extremos de refrigeração, é utilizado o nitrogênio líquido. Porém, não há um método específico para ele, pois os pesquisadores que utilizam esse artifício, o fazem jogando a substância por meio de um tubo colocado em cima do processador. Sem dúvida é uma solução altamente eficaz, garantindo o processamento perfeito em temperaturas negativas.

Monitorando a temperatura

Para completar a tarefa de manter o processador em pleno funcionamento, a utilização de alguns softwares que podem exibir a temperatura de seu processador é uma boa ideia. Um programa bem completo que pode ajudar muito bem nisso é o SpeedFan. Dessa maneira você saberá exatamente o que acontece dentro de sua máquina.


Lucas Souza

Título: Cooler: O que é?

Autor: Lucas Souza (todos os textos)

Visitas: 42

805 

Comentários - Cooler: O que é?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios